CIÊNCIAS NO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: DA DISCIPLINARIDADE À ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

SCIENCE EDUCATION IN THE 9th GRADE OF THE ELEMENTARY SCHOOL: FROM DISCIPLINARITY TO SCIENTIFIC AND TECHNOLOGICAL LITERACY

Autores/as

  • Tathiane Milaré Universidade de São Paulo (USP)
  • José de Pinho Alves Filho Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172010120207

Palabras clave:

Ensino de Ciências; Alfabetização Científica e Tecnológica; Nono Ano.

Resumen

Este artigo discute as características do Ensino de Ciências desenvolvido na última série do ensino fundamental na disciplina Ciências. Apresenta uma análise do que é oferecido pelos livros didáticos e o que efetivamente os professores abordam quando tratam de Química com seus alunos. Os resultados indicam que a Química é tratada discipli narmente, contrapondo-se à interdisciplinaridade e à contextualização ne cessárias nesta fase do ensino. Como proposta para possível reversão da situação constatada, são apresentados alguns pontos a serem considera dos no programa escolar de Ciências para a promoção da Alfabetização Científica e Tecnológica, utilizando como exemplo a abordagem do tema Leite.

This article discusses a few characteristics of the Science Education developed in the last series of the elementary school. It also analyzes the adopted Science textbooks and what Chemistry contents are taught for students in the 9th grade. The analysis of these issues shows that in Science, the Chemistry is worked disciplinarily, contrasting to the interdisciplinarity and contextualization needed for the citizenship devel opment during basic school. As proposed, we present a few points to be considered for the school program of science with a view to promote Scientific and Technological Literacy, having the theme Milk as an example.

Referencias

AMARAL, I. A. Currículo de Ciências: das tendências clássicas aos movimentos atuais de renova ção in: BARRETO, E. S. S. (org). Os currículos do Ensino Fundamental para as Escolas Brasileiras. 2a ed. Campinas, SP: Autores associados; São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 2000. p. 201-232.

BARDIN, L. Análise do conteúdo. Lisboa: Edições 70 LDA, 1977.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: 1996.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais / Secretaria de Educação Fundamental. - Brasília: MEC/SEF, 1998. 138p.

DOMINGUES, J. L.; KOFF, E. D. e MORAES, I. J. Anotações de leitura dos Parâmetros Nacionais do Currículo de ciências in: BARRETO, E. S. S. (org).. Os currículos do Ensino Fundamental para as Escolas Brasileiras 2a ed. Campinas, SP: Autores Associados; São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 2000. p. 193-200.

FOUREZ, G. A construção das Ciências: introdução à filosofia e à ética das ciências. trad. Luiz P. Rouanet. São Paulo: Editora da Unesp, 1995. 319p.

FOUREZ, G. Alfabetización Científica y Tecnológica. Argentina: Ediciones Colihue, 1997.

FOUREZ, G. Saber Sobre Nuestros Saberes: un léxico epistemológico para la enseñanza. Traducción: Elsa Gómez de Sarría. Buenos Aires: Ediciones Colihue, 1998. 200p.

FOUREZ, G. Crise no Ensino de Ciências. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, 2002.

FURIÓ, Carlos e FURIÓ, Cristina. Dificultades conceptuales y epistemológicas en el aprendizaje de los procesos químicos. Educación Química, v. 11, n. 3, p. 300-305, 2000.

LIMA, M. E. C. C. e SILVA, N. S. A Química no Ensino Fundamental: uma proposta em ação in: ZANON, L. B. e MALDANER, A. M. (org). Fundamentos epropostas de ensino de química para a educação básica no Brasil. Ijuí: Ed. Unijuí, 2007, p. 89-108.

MALDANER, O. A. et al. Currículo contextualizado na área de Ciências da natureza e suas tecno logias: a Situação de Estudo in: ZANON, L. B.e MALDANER, O. A.Fundamentos e Propostas de Ensino de Química para a Educação Básica no Brasil. Ijuí: Ed. Unijuí, 2007. p. 109-138.

MILARÉ, T. Conteúdos de Química e livros do Ensino Médio: análise reflexiva dos conteúdos e abordagens. 2005. 34f. Trabalho de Monografia - Instituto de Química, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Araraquara, 2005.

MILARÉ, T Ciências na 8a série: da Química disciplinar à Química do Cidadão. 2008. 213p. Dissertação. (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis-SC, 2008.

MILARÉ, T. e PINHO-ALVES, J. Do ensino disciplinar à formação interdisciplinar da cidadania no Ensino de Ciências. Educación Quimica, v. 23, n. 1, 2010a.

MILARÉ, T e PINHO-ALVES, J.A Química disciplinar em Ciências do 9° ano. Química Nova na Escola, v. 32, n. 1, 2010b.

MORTIMER, E. F. Concepções Atomistas dos estudantes., Química Nova na Escola n. 1, 1995.

ROSA, M. I. F. P. S. e SCHNETZLER, R. P. Sobre a importância do conceito transformação quími ca no processo de aquisição do conhecimento químico in:, Química Nova na Escola n. 8, nov., 1998.

SANTA CATARINA. Secretaria de Estado da Educação e do Desporto. Proposta Curricular de Santa Catarina: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio: Disciplinas curriculares. Florianópolis: COGEN, 1998. 244p.

SÃO PAULO. Secretaria da Educação. Proposta Curricular do Estado de São Paulo: Ciências. São Paulo: SEE, 2008. 64p.

ZOTTI, S. A. Organização do Ensino Primário no Brasil: uma leitura da história do currículo Oficial. 2006. Disponível em: <http://www.histedbr.fae.unicamp.br> Acesso em: Abril 2006.

Publicado

2010-10-15

Número

Sección

REPORTES DE INVESTIGACIÓN