FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SEUS SABERES DISCIPLINARES EM ASTRONOMIA ESSENCIAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

TEACHER'S EDUCATION AND THEIR DISCIPLINARY KNOWLEDGE OF ESSENTIAL ASTRONOMY FOR THE FIRST YEARS OF PRIMARY SCHOOL

Autores

  • Rodolfo Langhi Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Roberto Nardi Universidade Estadual Paulista (UNESP)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172010120213

Palavras-chave:

Educação em Astronomia; Formação de Professores; Conteúdos Disciplinares Essenciais.

Resumo

Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa mais ampla acerca da Educação em Astronomia na formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental. A partir da análise dos principais tópicos em Astronomia trabalhados nacionalmente e dos resultados de pesquisas da área, identificamos um conjunto de conteúdos fundamentais em Astronomia para o trabalho docente. Por meio da investigação por amostragem de professores, porém, demonstramos que, mesmo nestes conteúdos essenciais, há a persistência de concepções alternativas por parte dos docentes. Os resultados apontam, assim, para a necessidade de uma melhoria na qualificação docente em relação aos seus saberes disci plinares, embasada em resultados de pesquisas sobre Educação em Astronomia, a favor de um ensino que contemple, no mínimo, os conteú dos fundamentais sobre este tema.

This paper presents some outcomes of a broader research on Astronomy Education in primary school teacher's education. From the analysis of the main astronomy subjects thought nationwide and the research outcomes, we identified a set of astronomy contents considered fundamental to the teachers practice. Through a research carried out among a sample of primary school teachers, however, we show that, even in these essential contents, persists alternative conceptions among those teachers. Data collected pointed out, thus, to the necessity of improving teacher's education in this area, taking into consideration astronomy edu cation research outcomes, in favor of a teaching which contemplates, at least, the fundamental contents on this subject.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES, M. T S. e ZANETIC, J. O ensino não formal da Astronomia: um estudo preliminar de suas ações e implicações. In: Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 11, Curitiba: UFPR, 2008. Atas... Curitiba, 2008.

BARRABÍN, J. M. ¿Por qué hay veranos e inviernos? Representaciones de estudiantes (12-18) y de futuros maestros sobre algunos aspectos del modelo Sol-Tierra. Enseñanza de las Ciencias, v. 13, n. 2, p. 227-236, 1995.

BARROS, S. G. La Astronomia en textos escolares de educación primaria. Enseñanza de las Ciencias, v. 15, n. 2, p. 225-232, 1997.

BAXTER, J. Children's understanding of familiar astronomical events. International Journal of Science Education, v. 11, special issue, p. 502-513, 1989.

BISCH, S. M. Astronomia no ensino fundamental: natureza e conteúdo do conhecimento de estudantes e profes sores. 1998. 301 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências), IF/USP, São Paulo, 1998.

BOCZKO, R. Conceitos de Astronomia. São Paulo: Blucher, 1984.

BORGES, C. O professor da educação básica e seus saberes profissionais. Araraquara: JM, 2004.

BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnologia. Parâmetros Curriculares Nacionais: ciências natu rais. Brasília: MEC/SEMTEC, 1997.

BRASIL, Ministério de Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Educação de Jovens e Adultos: Proposta curricular para o primeiro segmento do ensino fundamental. Brasília: MEC, 1997a.

BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnologia. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quar to ciclos do ensino fundamental - ciências naturais. Brasília: MEC/SEMTEC, 1998.

BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnologia. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciênáas da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEMTEC, 1999.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Orientações curriculares para o ensino médio: ciências da nature za, matemática e suas tecnologias. Vol. 2. Brasília: Ministério da Educação, 2006.

BRETONES, P. S. (1999) Disciplinas introdutórias e Astronomia nos cursos superiores do Brasil. Dissertação de Mestrado. Campinas, Instituto de Geociências, UNICAMP, 1999.

BRETONES, P. S. e COMPIANI, M. Disciplinas introdutórias de Astronomia nos cursos supe riores do Brasil. Boletim da Sociedade Astronômica Brasileira, v. 20, n. 3, p. 61-82, 2001.

BRISSENDEN, G.; BRUNING, D. H. e SLATER, T. F. SABER: A Searchable Annotated Bibliography of Education Research in Astronomy. Bulletin of the American Astronomical Society, 33(4), p. 660, EUA, 2001.

CACHAPUZ, A. et al(org.). A necessária renovação do ensino das ciências. São Paulo: Cortez, 2005.

CAMINO, N. Ideas previas y cambio conceptual en Astronomia. Un estudio con maestros de pri maria sobre el dia y la noche, las estaciones y las fases de la luna. Enseñanza de las Ciencias, v. 13, n. 1, p. 81-96, 1995.

CANALLE, J. B. G. O problema do ensino da órbita da Terra. Física na Escola, São Paulo, v. 4, n. 2,p. 12-16, out. 2003.

CANIATO, R. O céu. São Paulo: Ática, 1990.

COSTA, A. A.; GOMÉZ, V. R. La Astronomia en la ensenanza obligatoria., Enseñanza de las Ciencias v. 7, n. 2, p. 201-205, 1989.

DRIVER, R. Student's conceptions and the learning of science., International Journal of Science Education v. 11, n. 5, p. 481-490, 1989.

GARCIA, C. M. Formação de professores: para uma mudança educativa. Portugal: Porto Editora, 1999.

GAUTHIER, C. et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí/BRA: Editora UNIJUÍ, 1998.

GIL, A. C. Técnicas de pesquisa em economia. 2° ed. São Paulo: Atlas, 1991.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 3a ed. São Paulo: Atlas, 1996.

IACHEL, G. Um estudo exploratório sobre o ensino de Astronomia na formação continuada de professores. 2009. 229 f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência). Faculdade de Ciências, UNESP, Bauru, 2009.

LANGHI, R. Um estudo exploratório para a inserção da Astronomia na formação de professores dos anos ini ciais do Ensino Fundamental. (2004) Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência). Faculdade de Ciências, UNESP, Bauru, 2004.

LANGHI, R. Ideias de senso comum em Astronomia. In: Observatórios Virtuais. São Paulo: IAG/USP, v. CDROM, p. 1-9, 2005.

LANGHI, R. Astronomia nos anos iniciais do ensino fundamental: repensando a formação de professores. (2009) Tese (Doutorado em Educação para a Ciência). Faculdade de Ciências, UNESP, Bauru, 2009. Disponível em: <http://sites.google.com/site/proflanghi>. Acesso em: 28 dez. 2009.

LANGHI, R. e NARDI, R. Ensino de Astronomia: erros conceituais mais comuns presentes em livros didáticos de ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 24, n.1, p. 87-111, abr. 2007. Disponível em: <http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6055/12760>. Acesso em: 20 dez.2007.

LANGHI, R. e NARDI, R.A Educação em Astronomia nos anos iniciais do Ensino Fundamental: identificando algumas trajetórias formativas de professores. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 14, Porto Alegre: PUCRS, 2008. Anais... Porto Alegre, 2008.

LANGHI, R. e NARDI, R.À procura de um programa de educação continuada em Astronomia adequado para professores dos anos iniciais do ensino fundamental. In: ENCONTRO DE PES QUISA EM ENSINO DE FÍSICA, 11, Curitiba: SBF/UFTPR, 2008. Caderno de resumos... Curitiba, 2008a.

LANGHI, R. e NARDI, R.Ensino da astronomia no Brasil: educação formal, informal, não-for mal e divulgação científica. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 31, n. 4, p. 4402-1 a 4402-11, 2009.Disponível em: <http://www.sbfisica.org.br/rbef/pdf/314402.pdf>. Acesso em: 20 dez. 2009.

LATTARI, C.J.B.; TREVISAN, R. H. Implantação de Astronomia em currículo básico do curso de ciências. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, 11, Niterói: SBF, UFF, 1995. Atas... Rio de Janeiro, 1995. p. 166-169.

MACIEL, W. J. et al(org). Astronomia e astrofísica. São Paulo: IAG/USP, 1991.

MALUF, V. J. (2000) A Terra no espaço: a desconstrução do objeto real na construção do objeto científico. Dissertação de Mestrado. Cuiabá, UFMT, 2000.

MARRONE JÚNIOR, J. Um perfil da pesquisa em ensino da Astronomia no Brasil a partir da análise de periódicos de ensino de ciências. (2007) 253f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática), Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2007.

MIZUKAMI, M. G. N. et al. (org) Formação de professores: tendências atuais. São Carlos: EdUFSCar, 1996.

MIZUKAMI, M. G. N. et al. (org) Escola e aprendizagem da docência: processos de investigação e formação. São Carlos: EdUFSCar, 2002.

MOURÃO, R. R. F. Atlas celeste. 8a ed. Petrópolis: Vozes, 1997.

NARDI, R. e CARVALHO, A.M.P. Um estudo sobre a evolução das noções de estudantes sobre o espaço, forma e força gravitacional do planeta Terra. Investigações em Ensino de Ciências, 1 (2):20-39, 1996.

NUSSBAUM, J. Children's conceptions of the earth as a cosmic body: a cross age study. Science Education, 63(1), p. 83-93, 1979.

NUSSBAUM, J. e NOVAK, J. D. An assessment of children's concepts of the Earth utilizing structured inter views., Science Education 60 (4), p. 685-691, 1976.

OSBORNE, R. e WITTROCK, M. The generative learning model and its implications for science education. Studies in Science Education v. 12, p. 59-87, 1985.

OSTERMANN F. e MOREIRA, M. A. A física na formação de professores do ensino fundamental. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 1999.

PACHECO, J. A. B. Formação de professores: teoria e práxis. Portugal: Appacdm, 1995.

PEÑA, B. M. e QUILEZ, M. J. G. The importance of images in astronomy education., International Journal of Science Education v. 23, n. 11, p. 1125-1135, 2001.

PIETROCOLA, M. Construção e realidade: o papel do conhecimento físico no entendimento do mundo. In: PIETROCOLA, M. (org.) Ensino de física: conteúdo, metodologia e epistemologia em uma con cepção integradora. 2a ed. Florianópolis: Editora da UFSC, 2005.

PIMENTA, S. G. (org). Saberes pedagógicos e atividade docente. 2a ed. São Paulo/BRA: Cortez, 2000.

PORLÁN, R. e RIVERO, A. El conocimiento de los profesores. Una propuesta formativa em el área de ciencias. Espanha: Diada Editora, 1998.

SAB - SOCIEDADE ASTRONÔMICA BRASILEIRA. Olimpíada brasileira de Astronomia. Disponível em: <http://www.oba.org.br>. Acesso em:

março 2009.

SAMPAIO, M. M. F.Um gosto amargo de escola. Relações entre currículo, ensino e fracasso escolar. São Paulo: Educ/FAPESP, 1998.

SÃO PAULO. Secretaria de Estado da Educação. Concurso público para provimento de cargos de professor educação básica II. Boletim informativo. Disponível em: <http://www.sepeb2.com.br>. Acesso em: 10 outubro 2003.

SBPC - SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA. Cosmologia ao alcance de todos. JC e-mail2763, São Paulo, 09 maio 2005. Disponível em: <http://www.jornaldaciencia.org.br>. Acesso em: 09 maio 2005.

SCALVI, R. M. F. et al. Abordando o ensino de óptica através da construção de telescópios., Revista Brasileira de Ensino de Física v. 28, n. 3, São Paulo: SBF, 2006.

SEBASTIÁ, B. M. Investigación didáctica en astronomia: una selección bibliográfica., Enseñanza de las Ciencias v. 13 (3), p. 387-389, 1995.

SHULMAN, L. Knowledge and teaching: foundations of the new reform. Harvard Education Review, 57 (1), p. 1-22, 1987.

STAHLY, L. L. et al. Third grade students' ideas about the lunar phases. Journal of Research in Science Teaching, v. 36, n. 2, p. 159-177, 1999.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 4a ed. Petrópolis: Vozes, 2004.

TIGNANELLI, H. L. Sobre o ensino da Astronomia no ensino fundamental. In: WEISSMANN, H. (org.). Didática das ciências naturais: contribuições e reflexões. Porto Alegre: Artmed, 1998.

TRUMPER, R. A cross-age study of junior high school students' conceptions of basic astronomy concepts., International Journal of Science Education. v. 23, n. 11, p. 1111-1123, 2001.

VOSNIADOU, S. e BREWER, L. Mental models of the daylight cycle: a study of conceptual change in childhood. Cognitive Psychology, 24: 535-585, 1992.

ZEILIK, M. Misconceptions and their change in university-level astronomy courses. The Physics Teacher, v. 36, p. 104, fev. 1998.

Downloads

Publicado

2010-10-13

Edição

Seção

DOSSIÊ / FILE