FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SEUS SABERES DISCIPLINARES EM ASTRONOMIA ESSENCIAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

TEACHER'S EDUCATION AND THEIR DISCIPLINARY KNOWLEDGE OF ESSENTIAL ASTRONOMY FOR THE FIRST YEARS OF PRIMARY SCHOOL

Authors

  • Rodolfo Langhi Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Roberto Nardi Universidade Estadual Paulista (UNESP)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172010120213

Keywords:

Educação em Astronomia; Formação de Professores; Conteúdos Disciplinares Essenciais.

Abstract

Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa mais ampla acerca da Educação em Astronomia na formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental. A partir da análise dos principais tópicos em Astronomia trabalhados nacionalmente e dos resultados de pesquisas da área, identificamos um conjunto de conteúdos fundamentais em Astronomia para o trabalho docente. Por meio da investigação por amostragem de professores, porém, demonstramos que, mesmo nestes conteúdos essenciais, há a persistência de concepções alternativas por parte dos docentes. Os resultados apontam, assim, para a necessidade de uma melhoria na qualificação docente em relação aos seus saberes disci plinares, embasada em resultados de pesquisas sobre Educação em Astronomia, a favor de um ensino que contemple, no mínimo, os conteú dos fundamentais sobre este tema.

This paper presents some outcomes of a broader research on Astronomy Education in primary school teacher's education. From the analysis of the main astronomy subjects thought nationwide and the research outcomes, we identified a set of astronomy contents considered fundamental to the teachers practice. Through a research carried out among a sample of primary school teachers, however, we show that, even in these essential contents, persists alternative conceptions among those teachers. Data collected pointed out, thus, to the necessity of improving teacher's education in this area, taking into consideration astronomy edu cation research outcomes, in favor of a teaching which contemplates, at least, the fundamental contents on this subject.

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Published

2010-10-13

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