"SAÚDE COMO COMPREENSÃO DE VIDA": AVALIAÇÃO PARA INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO EM SAUDE PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

"HEALTH AS COMPREHENSION OF LIFE": EVALUATION FOR INNOVATION IN HEALTH EDUCATION FOR PRIMARY SCHOOLS

Autores

  • Maria Cecília Pinto Diniz Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
  • Tatiana Carolina de Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Virgínia Torres Schall Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172010120108

Palavras-chave:

Avaliação; Resgate Histórico; Livro Didático; Saúde.

Resumo

Demandas atuais indicam ser necessário pensar formas diferenciadas de ensinar saúde. A prática defendida e orientada pelo MEC nos PCNs é de que a saúde seja um eixo transversal ao currículo, considerando a escola como parceira da família e da sociedade na promoção da saúde das crianças e dos adolescentes. Nessa perspectiva, a escola tem uma co-responsabilidade de orientação. A proposta representa um avanço efetivo, mas esbarra em diferentes questões, desde a valorização da formação científica de professores e alunos na Educação Básica até a falta de qualidade na maioria dos livros didáticos. Assim, o objetivo do estudo consistiu em promover o resgate histórico das caracte rísticas formais, organização e metodologia do livro "Saúde, como Compreensão de Vida" (MS/DNES - MEC/PREMEM, 1977), publi cação inovadora nos anos de 1980. Além disso, foi realizado um estudo exploratório de avaliação por especialistas visando subsidiar a criação de um livro sobre saúde destinado ao ensino fundamental.

Current demands indicate the necessity of thinking different forms to teach about health. The practice advocated and guided by the Brazilian Ministry of Education in the National Curriculum Parameters is that teaching health is a cross-curriculum axis, considering the school as a partner of the family and society when promoting health of children and adolescents. This proposition represents an effective advance, but was hampered by many issues, from the enhancement of scientific training of teachers and students in Basic Education until the lack of good-quality educational materials. The purpose of this study was to promote the his torical recovery of attributes like didactical patterns, organization and methodology of the book "Health as comprehension of Life" (MS/DNES - MEC/PREMEM, 1977), innovative publication in the 1980s. Moreover, there was an exploratory study of evaluation by experts, looking for its improvement for an updated edition.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa, Edições 70, 1977.

BORGES, R. M. R.; ROCHA FILHO, J. B.; BASSO, N. R. S. Avaliação e interatividade na educação básica em ciências e matemática. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008.

CASTILHO, N. (1997) Interação do professor de biologia com o livro didático. In: I Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências, 1997, Aguas de Lindóia: Instituto de Física da UFRGS. Porto Alegre, 1997, p. 640.

DINIZ, Maria Cecília P. A trajetória profissional de Hortênsia de Hollanda: resgate histórico para compreensão da Educação em Saúde no Brasil. 2007. 205p. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde, área de concentração Saúde Coletiva) - Instituto René Rachou/ Fundação Oswaldo Cruz, Belo Horizonte, 2007.

DINIZ, Maria Cecília P.; FIGUEIREDO, Betânia Gonçalves; SCHALL, Virgínia Torres. Hortênsia de Hollanda: a arte da educação em saúde para prevenção e controle das endemias no Brasil. História, Ciências, Saúde - Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 16, n. 2, p. 533-556, abr.-jun. 2009.

FERNANDEZ NETO, V.; SILVA, D. (1995) As relações ciência tecnologia e sociedade em um curso de física térmica. In: XI Simpósio Nacional de Ensino de Física, 1995, Niterói, SBF, 1995, p. 390-393.

LAJOLO, M. Livro didático: um (quase) manual de usuário. Em Aberto, Brasília, v. 16, n. 69, jan./mar, 1996.

LOCATELLI, I. Análise do desempenho dos alunos face à expectativa dos professores, aos conteúdos desenvolvidos, ao nível de dificuldade das questões e à categoria do conteúdo testado. In: ASSIS, R. A. Pesquisa de Avaliação do Ensino Básico na Rede Pública Municipal. SME: Rio de Janeiro, 1995. (Tomo 3)

LUZ, Zélia Maria Profeta da. et al. Evaluation of informative materials on leishmaniasis distributed in Brazil: criteria and basis for the production and improvement of health education materials. Cad Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 19, n. 2, abr., 2003.

MASSABNI, V. G. O conteúdo sobre Sistema Imunológico nos Livros Didáticos de Ensino Médio. 2000. 114p. Dissertação (Mestrado em Educação para Ciência) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Baurú, 2000.

MINISTÉRIO DA SAÚDE/ DIVISÃO NACIONAL DE EDUCAÇÃO SANITÁRIA. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA/ PROGRAMA DE MELHORIA E EXPANSÃO DO ENSINO. Saúde como Compreensão de Vida: um programa de saúde destinado a professores e alunos de 5a a 8a série do 1° grau. HOLLANDA, Hortênsia H. de (org.). Rio de Janeiro: 1977, 314p.

MOHR, A. Análise do conteúdo de saúde nos livros didáticos. Ciência & Educação, v. 6, n. 2, p. 89 1-06, 2000.

MOHR, A.; SCHALL, V. Rumos da Educação em Saúde no Brasil e sua Relação com a Educação Ambiental. Cad. Saúde Públ., Rio de Janeiro, v. 8, n. 2, p. 199-203, abr/jun.. 1992.

MORTIMER, E. F.; MACHADO, A. H.; ROMANELLIM, L. I. A proposta curricular de química do Estado de Minas Gerais: fundamentos e pressupostos. Química Nova, v 23, n. 2, p. 273-283, 2000.

MOYSÉS, L. M. M.; AQUINO, L. M. G. T. As características do livro didático e os alunos. Cadernos Cedes, v. 18, p. 5-14, 1987.

NASCIMENTO, G. G. O. O Livro de Biologia no ensino de biologia. 2002. Dissertação. (Mestrado em Educação)- Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, 2002.

NETO, M. J.; FRACALANZA, H. O livro didático de ciências: problemas e soluções. Ciências e Educação, v. 9, n. 2, p. 147-157, 2003.

PRETTO, N. L. A Ciência nos livros didáticos. Salvador: Universidade Federal da Bahia - CED, 1983.

RICHAUDEAU, F. Concepition et production dês manuels scolaires: guide pratique. Paris: UNESCO, 1979.

SANTOS, W L. P. dos; SCHNETZLER, E. F. Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem C-T-S (ciência-tecnologia-sociedade) no contexto da educação brasileira. Ensaio - Pesquisa em Educação em Ciências, v. 2, n. 2, p. 133-162, dez., 2000.

SCHALL, V. T. A informação/educação em saúde e o controle de moluscos de importância médica. In: Encontro Brasileiro de Malacologia, 20, 2007, Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Malacologia. Anais... Rio de Janeiro, 2007, p. 123-125.

SCHALL, V. T. Histórias, jogos e brincadeiras: alternativas lúdicas de divulgação científica para crianças e adolescentes sobre saúde e ambiente. In: MASSARANI, L. (org.) O pequeno cientista amador: a divulgação científica e o público infantil. Rio de Janeiro: Vieira & Lent: UFRJ, Casa da Ciência: FIOCRUZ, 2005.

SCHALL, V. T. An interactive perspective of health education for the tropical disease control: The schistosomiasis case. Mem. Inst. Oswaldo Cruz Procedings of the IV International Symposium on Schistosomiasis. v. 93, p. 51-58, 1998b. Suplemento I.

SCHALL, V. T. Vídeo - Alfabetizando o Corpo: O Pioneirismo de Hortênsia de Hollanda na educação em saúde. 1998a.

SCHALL, V. T. et al. Educação em saúde em escolas públicas de primeiro grau da periferia de Belo Horizonte, MG (Brasil). Avaliação de um programa relativo à esquistossomose. Rev Inst. Medicina Tropical. São Paulo, v. 35, p. 563-572, 1993.

SCHALL, V. T. et al. Educação em saúde para alunos de primeiro grau. Avaliação de material para o ensino e profilaxia da esquistossomose. Rev. Saúde Pública. São Paulo, v. 21 n. 5, p. 387-404, 1987.

SIMMEL, G. Simmel. São Paulo: Atica, 1983a. (Coleção Grandes Cientistas Sociais)

SIMMEL, G. Sociologia. São Paulo: Atica, 1983b.

SIMMEL, G. Sobre la individualidad y las formas sociales: Escritos Escogidos. Quilmes: Universidad Nacional de Quilmes, 2002.

ZABALA, A. A prática educativa: Como ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

Downloads

Publicado

2010-08-12

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS