"SAÚDE COMO COMPREENSÃO DE VIDA": AVALIAÇÃO PARA INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO EM SAUDE PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
"HEALTH AS COMPREHENSION OF LIFE": EVALUATION FOR INNOVATION IN HEALTH EDUCATION FOR PRIMARY SCHOOLS
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-21172010120108Palabras clave:
Avaliação; Resgate Histórico; Livro Didático; Saúde.Resumen
Demandas atuais indicam ser necessário pensar formas diferenciadas de ensinar saúde. A prática defendida e orientada pelo MEC nos PCNs é de que a saúde seja um eixo transversal ao currículo, considerando a escola como parceira da família e da sociedade na promoção da saúde das crianças e dos adolescentes. Nessa perspectiva, a escola tem uma co-responsabilidade de orientação. A proposta representa um avanço efetivo, mas esbarra em diferentes questões, desde a valorização da formação científica de professores e alunos na Educação Básica até a falta de qualidade na maioria dos livros didáticos. Assim, o objetivo do estudo consistiu em promover o resgate histórico das caracte rísticas formais, organização e metodologia do livro "Saúde, como Compreensão de Vida" (MS/DNES - MEC/PREMEM, 1977), publi cação inovadora nos anos de 1980. Além disso, foi realizado um estudo exploratório de avaliação por especialistas visando subsidiar a criação de um livro sobre saúde destinado ao ensino fundamental.
Current demands indicate the necessity of thinking different forms to teach about health. The practice advocated and guided by the Brazilian Ministry of Education in the National Curriculum Parameters is that teaching health is a cross-curriculum axis, considering the school as a partner of the family and society when promoting health of children and adolescents. This proposition represents an effective advance, but was hampered by many issues, from the enhancement of scientific training of teachers and students in Basic Education until the lack of good-quality educational materials. The purpose of this study was to promote the his torical recovery of attributes like didactical patterns, organization and methodology of the book "Health as comprehension of Life" (MS/DNES - MEC/PREMEM, 1977), innovative publication in the 1980s. Moreover, there was an exploratory study of evaluation by experts, looking for its improvement for an updated edition.
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