HUMAN RIGHTS AND SCIENCE TEACHER TRAINING IN NATIONAL JOURNALS
Direitos Humanos e formação de docentes em ciências em periódicos nacionais
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-21172022240132Palavras-chave:
Ensino de Ciências, Direitos Humanos, Formação de docentesResumo
Este artigo de revisão bibliográfica objetivou discutir como as pesquisas nacionais têm relacionado a temática Direitos Humanos e Formação de Docentes de Ciências Naturais. Para tanto, foram selecionadas produções acadêmicas em periódicos do Qualis da CAPES, referentes aos estratos A1, A2 e B1 (quadriênio 2013 – 2016). Foram analisados: o contexto das investigações, como as pesquisas foram desenvolvidas, os principais resultados e recomendações. A análise mostrou que apenas dois trabalhos apresentam diretamente essa relação, enquanto os demais fazem interface com as temáticas Educação Ambiental, Gêneros/ Sexualidade/Sexo e Diversidade. A temática que mais aparece nas pesquisas está relacionada à discussão sobre Educação Ambiental e a maioria dos trabalhos tinha como contexto a formação inicial de docentes. Constatou-se que há produções que se preocupam com essa articulação, entretanto, ainda há lacunas, como, por exemplo, pesquisas sobre formações específicas sobre Direitos Humanos para os docentes que atuam nessa área do conhecimento.
Downloads
Referências
Assis, S. G.; Constantino, P. & Avanci, J. Q. (Org.). (2010). Impactos da violência na escola: um diálogo com professores.
Rio de Janeiro: Ministério da Educação/Editora FIOCRUZ.
Baptista, G. C. S. (2015). Um enfoque etnobiológico na formação do professor de ciências sensível à diversidade
cultural: estudo de caso. Ciência & Educação, 21(3), p. 585-603. https://doi.org/10.1590/1516-731320150030005.
Benite, A. M. C.; Bastos, M. A.; Fernandes, F. S. & Faustino, G. A. A. (2018). Cultura africana e afro-brasileira e o ensino
de química: estudos sobre desigualdades de raça e gênero e a produção científica. Educação em Revista, 34, p. 1-36.
Ensaio • Pesquisa em Educação e Ciências | Belo Horizonte | 2023 | Volume 25 | e35107 16
Berezuk, P. A. & Moreira, A. L. O. R. (2014). A educação ambiental na universidade: analisando um curso de ciências
biológicas. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 36(2), p. 189-197. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.
v36i2.24405.
Bonfim, H. C. C. & Guimarães, O. M. (2020). Articulações teóricas entre ensino de ciências naturais e direitos humanos:
Proposta para uma perspectiva de formação humana. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 20(u), p.
–974. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2020u949974.
BRASIL (2014) Lei nº 9795/99. Política Nacional de Educação Ambiental. Diário Oficial da República Federativa do
Brasil, Brasília. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm> Acesso em 14 nov. 2022.
BRASIL (2003) Lei nº 10.639/03. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases
da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e
Cultura Afro-Brasileira”, e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília. Disponível
em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm> Acesso em 14 nov. 2022.
BRASIL (2008). Lei no 11.645/08. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no. 10.639,
de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede
de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena” Diário Oficial da República
Federativa do Brasil, Brasília. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/
l11645.htm> Acesso em 14 nov. 2022.
Camargo, M. J. R. & Benite, A. M. C. (2019). Educação para as relações étnico-raciais na formação de professores de
química: sobre a lei 10.639/2003 no ensino superior. Química Nova, 42, p. 691-701.
Castro, A. L. da S.; Gontijo, O. J. da S.; Castro, A. A.; Paixão, C. F. C.; Souza, D. C. de; Souza, J. M.; Silva, A. R. &
Malafaia, G. (2018). Concepções de licenciandos sobre a homossexualidade: preconceito na formação de professores?
Revista Educação e Cultura Contemporânea, 15(40), p. 300-316.
Damacena, C. A. M.; Soares, E. de L. & Silva, F. F. da. (2017). Corpo, gênero, sexualidade, raça e etnia nos cursos de
licenciatura da Universidade Federal do Pampa. Atos de Pesquisa em Educação, 12(3), p. 783-806.
Ivenicki, A. (2018). Multiculturalismo e formação de professores: dimensões, possibilidades e desafios na contemporaneidade.
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. 26(100), p. 1151-1167. https://doi.org/10.1590/S0104-
Juliani, S. de F. & Freire, L. M. (2016). Representações discursivas de educação ambiental: uma análise no âmbito da
extensão universitária. Alexandria. Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, 9(2), p. 35-60.
MEC (2004). Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o ensino de História
e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Conselho Nacional de Educação.
MEC (2007). Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Secretaria Especial dos Direitos Humanos.
MEC (2012). Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos. Ministério da Educação. Conselho Nacional
de Educação 2012.
MEC (2015). Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação inicial em nível superior e para formação continuada.
Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação.
MEC (2019). Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial em nível superior de Professores para Educação
Básica (BNC-Formação). Conselho Nacional de Educação.
MEC (2020). Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica (BNCFormação continuada). Conselho Nacional de Educação.
Melo, M. M. R. de; Silva, F. L. G. R. da & Scheibe, L. (2017). A temática da sustentabilidade socioambiental nos cursos
de licenciatura do IFC: uma leitura dos projetos pedagógicos. Atos de Pesquisa em Educação, 12(1), p. 58-76. http://
dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2017v12n1p58-77. Ensaio • Pesquisa em Educação e Ciências | Belo Horizonte | 2023 | Volume 25 | e35107 17
Moreira, P. F. S. DPascoal, R.; Rodrigues-Filho, G. & Jacobucci, D. F. C. (2011). A Bioquímica do Candomblé–
Possibilidades didáticas da aplicação da lei federal 10639/03. Química Nova na Escola, 33(2), p. 85-92.
Moreira, P. F. S. D.; Amauro, N. Q. & Rodrigues-Filho, G. Desvendando a Anemia Falciforme uma proposta lúdica
para aplicação da Lei Federal 10.639/03. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM
CIÊNCIAS, 9., 2013, Águas de Lindóia. Anais... Águas de Lindóia: ENPEC, 2013.
Oliveira, R. D. V. L. de & Queiroz, G. R. P. C. (org.). (2015). Olhares sobre a (in) diferença: forma-se professores de
ciências a partir de uma perspectiva de educação em direitos humanos. São Paulo: Editora Livraria da Física.
Oliveira, R. D. V. de & Queiroz, G. R. P. C. (2016). O cotidiano, o contextualizado e a Educação em Direitos Humanos:
a escolha de um caminho para uma Educação cidadã cosmopolita. Revista Ibero-americana de Educação, 71(1), p. 75-96.
Oliveira, R. D. V. L. de & Queiroz, G. R. P. C. (2017). Planejar com direitos humanos na formação de professores de
ciências. Revista Areté. Revista Amazônica de Ensino de Ciências, 10(22), p. 231-245.
Oliveira, R. D. V. L. de & Queiroz, G. R. P. C. (2017a). Conteúdos Cordiais: química humanizada para uma escola sem
mordaça. São Paulo: Editora: Livraria da Física.
Oliveira, R. D. V. L. & Queiroz, G. R. P. C. (2018). A formação de professores de ciências a partir de uma perspectiva
de Educação em Direitos Humanos: uma pesquisa-ação. Ciências & Educação, 24(2), p. 355-373. https://doi.
org/10.1590/1516-731320180020007.
Oliveira, R. D. V. L. de & Queiroz, G. R. P. C. (2019). Conteúdos Cordiais: biologia humanizada para uma escola sem
mordaça. São Paulo: Editora: Livraria da Física.
Oliveira, R. D. V. L. de & Queiroz, G. R. P. C. (2021). Conteúdos Cordiais: física humanizada para uma escola sem
mordaça. São Paulo: Editora: Livraria da Física.
Persich, G. D. O. (2016). Contribuições do PIBID para a formação de professores: um olhar sobre uma oficina com a
temática “sexualidade”. Revista de Ensino de Ciência e Matemática, 18(2), p. 566-578.
Pinheiro, B. C. S. (2019). Educação em Ciências na Escola Democrática e as Relações Étnico-Raciais. Revista Brasileira
de Pesquisa em Educação em Ciências, 19, p. 329–344. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2019u329344.
Pinheiro, B. C. S.; Rosa, K. D. & Conceição, S. (2019) ‘Linda e Preta’ Discutindo questões químicas, físicas, biológicas
e sociais da maquiagem em pele negra. Revista Conexões - Ciência e Tecnologia, 3, p. 7-13.
Reis, E. & Pinheiro, B. C. S. (2017). Educação Química e Direitos Humanos: o átomo e o genocídio do povo negro,
ambos invisíveis? Revista ABPN, 9, p. 191-205.
Rosa, K.; Alves-Brito, A. & Pinheiro, B. C. S. (2020). Pós-verdade para quem? Fatos produzidos por uma ciência racista.
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 37(3), p. 1440-1468. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2020v37n3p1440.
Santos, W. (2007). Educação científica na perspectiva de letramento como prática social: funções, princípios e desafios.
Revista Brasileira de Educação, 12(36), p. 474-492.
Silva, V. A. da & Rebolo, F. (2017). A educação intercultural e os desafios para a escola e para o professor. Interações
(Campo Grande), 18(1), p. 179-190. https://doi.org/10.20435/1984-042X-2017-v.18-n.1(14).
Silva, M. de J; Silva, G. S. E & Trevisan, I. (2014). Representações sociais de meio ambiente: um estudo com licenciandos
de diferentes cursos de UEPA, Campus Altamira. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, 11(21),
p. 92-105. http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v11i21.2421.
Strieder, R. B.; Watanabe, G.; Silva, K. M. A. e & Watanabe, G. (2016). Educação CTS e Educação Ambiental: ações
na formação de professores. Alexandria. Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, 9(1), p. 57-81. http://dx.doi.
org/10.5007/1982-5153.2016v9n1p57.
Teixeira, P. P.; Oliveira, R. D. V. L. & Queiroz, G. R. P. C. (Org.). (2019). Conteúdos cordiais: Biologia humanizada para
uma escola sem mordaça. São Paulo: Editora Livraria da Física.
Ensaio • Pesquisa em Educação e Ciências | Belo Horizonte | 2023 | Volume 25 | e35107 18
Viveiro, A. A. & Zancul, M. C. de S. (2016). Ensino de ciências e educação ambiental no âmbito de um grupo de
pesquisa. Revista Ciência em Tela, 9(2), s/p.
Watanabe-Caramello, G.; Kawamura, M. R. (2014). Uma educação na perspectiva ambiental crítica, complexa e
reflexiva. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 14(2), p. 255-264.