HUMAN RIGHTS AND SCIENCE TEACHER TRAINING IN NATIONAL JOURNALS

Direitos Humanos e formação de docentes em ciências em periódicos nacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172022240132

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Direitos Humanos, Formação de docentes

Resumo

Este artigo de revisão bibliográfica objetivou discutir como as pesquisas nacionais têm relacionado a temática Direitos Humanos e Formação de Docentes de Ciências Naturais. Para tanto, foram selecionadas produções acadêmicas em periódicos do Qualis da CAPES, referentes aos estratos A1, A2 e B1 (quadriênio 2013 – 2016). Foram analisados: o contexto das investigações, como as pesquisas foram desenvolvidas, os principais resultados e recomendações. A análise mostrou que apenas dois trabalhos apresentam diretamente essa relação, enquanto os demais fazem interface com as temáticas Educação Ambiental, Gêneros/ Sexualidade/Sexo e Diversidade. A temática que mais aparece nas pesquisas está relacionada à discussão sobre Educação Ambiental e a maioria dos trabalhos tinha como contexto a formação inicial de docentes. Constatou-se que há produções que se preocupam com essa articulação, entretanto, ainda há lacunas, como, por exemplo, pesquisas sobre formações específicas sobre Direitos Humanos para os docentes que atuam nessa área do conhecimento.

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Publicado

2023-01-16

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS