VALIDAÇÃO DE TESTE EM TRÊS CAMADAS PARA MAPEAR PERFIS EPISTEMOLÓGICOS DE DENSIDADE

THREE-TIER TEST VALIDATION FOR MAPPING EPISTEMOLOGICAL DENSITY PROFILES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172022240124

Palavras-chave:

Perfil epistemológico de densidade, Validação de instrumento de medida, Modelo Rasch

Resumo

Apresentamos a validação de um teste em três camadas para acessar elementos do perfil epistemológico do conceito de densidade e o design do perfil de 249 estudantes do Ensino Médio e 75 da universidade. A partir da modelagem Rasch, avaliamos as propriedades psicométricas dos testes e investigamos o perfil. Os resultados indicaram: i) bom ajuste do modelo; ii) boa consistência interna; iii) incerteza sobre a dimensionalidade; iv) bom ajuste dos itens; e v) mau ajuste das pessoas. Identificamos que os itens que marcam a iniciação do perfil se referem a um conhecimento pouco articulado. Constatamos que itens do empirismo, que demandam raciocínio lógico mais complexo, têm seu nível de dificuldade semelhante aos da zona do racionalismo tradicional. Esse resultado reforça a necessidade de uma discussão acerca dos instrumentos que são utilizados para acessar o conhecimento dos estudantes, principalmente em termos da sua validade para alcançar esse objetivo.

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Biografia do Autor

Amanda Amantes, Universidade Federal da Bahia


Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais.
Professora Associada do Instituto de Física da UFBA, docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (PPGEFHC) da UFBA/UEFS, Salvador, BA, Brasil.
LAMPMEC – Laboratório de Metodologia e Pesquisa Mista em Ensino de Ciências.
Encima – Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática.

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Publicado

2022-11-21

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS