ACCESSIBILITY AND SCIENCE MUSEUMS: YOUNG DEAF PEOPLE VISITING THREE MUSEUMS IN RIO DE JANEIRO

ACESSIBILIDADE E MUSEUS DE CIÊNCIAS: VISITAÇÃO DE JOVENS SURDOS A TRÊS MUSEUS DO RIO DE JANEIRO

Autores

  • Marcelle Pita de Sousa do Carmo Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis, Universidade Federal do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0002-0274-4930
  • Luisa Massarani Fundação Oswaldo Cruz

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172022240126

Palavras-chave:

Educação de surdos, Museu, Divulgação científica

Resumo

O público surdo usuário de línguas de sinais, vivencia variados desafios ao visitar museus de ciências, o que impacta sua experiência. Neste estudo, foram convidados nove jovens surdos, usuários de língua de sinais e com familiaridade ao tema Acessibilidade, para visitar três espaços de ciências no Rio de Janeiro. O objetivo do estudo foi identificar opiniões e experiências de visitação de sujeitos surdos, em especial, sua percepção sobre a acessibilidade dos locais. As visitas foram registradas em vídeo pelo método da câmera subjetiva e analisadas quanto aos Indicadores de acessibilidade, tendo sido realizadas entrevistas semiestruturadas para verificar as opiniões desses jovens sobre acessibilidade. Percebemos uma visão crítica dos participantes sobre as questões de acessibilidade, principalmente quanto às dimensões comunicacional e atitudinal. O estudo demonstra a necessidade da inclusão das pessoas surdas como visitantes e como participantes ativos no processo de concepção dos museus, visando tornar os museus de ciências mais inclusivos para públicos diversos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Almeida, C.; Brito, F.; Ferreira, J. R.; Massarani, L. & Amorim, L. (2015) Guia de Centros e Museus de Ciências do Brasil 2015 Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência UFRJ; FCC; Casa da Ciência: Fiocruz; Museu da Vida.

Bampi, L. N. S.; Guilhem, D. & Alves, E. D. (2010) Modelo social: uma nova abordagem para o tema deficiência. Rev. Latino-Am. Enfermagem, 18(4), 09 telas. https://doi.org/10.1590/S0104-11692010000400022

» https://doi.org/10.1590/S0104-11692010000400022

Barral, J.; Da-Silva, W. S. & Rumjanek, V. M. (2017) O surdo e a ciência: aumentando a acessibilidade do jovem surdo ao conhecimento científico através do desenvolvimento de sinais técnicos/científicos em Língua Brasileira de Sinais. In: Congresso Nacional De Ensino De Ciências e Formação De Professores, Catalão (GO), Brasil.

Barral, J.; Pinto-Silva, F. E. & Rumjanek, V. M. (2012) Comunicando Ciência com as Mãos. Ciência Hoje, 296, 26-31.

BRASIL. (1996) “Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996”. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 20 dez. 1996. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm

» https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm

BRASIL. (2002) “Lei nº. 10.436, de 24 de abril de 2002”. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 24 abr. 2002. http://www.plana/lto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/ l10436.htm

» http://www.plana/lto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/ l10436.htm

BRASIL. (2008) Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva - PNEE Ministério da Educação. Brasília, DF. http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf

» http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf

BRASIL. (2015) “Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015”. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 06 jul. 2015. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm

» http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm

Brown, J. A. (2018) The case for an inclusive museum: a perspective from excluded groups and communities. In: Soares, B. B.; Brown, K.; Nazor, O. Defining museums of the 21 st century: plural experiences (pp. 119-126). International Counsil of Museums (ICOM).

Bryman, Alan. Social research methods Oxford University Press, 2016.

Carlétti, C. & Massarani, L. (2015) Mediadores de centros e museus de ciência: um estudo sobre quem são estes atores-chave na mediação entre a ciência e o público no Brasil. JCOM, 14(2), 117. https://jcom.sissa.it/sites/default/files/documents/JCOM_1402_2015_A01_pt.pdf

» https://jcom.sissa.it/sites/default/files/documents/JCOM_1402_2015_A01_pt.pdf

Cazelli, S.; Coimbra, C. A. Q.; Gomes, I. L. & Valente, M. E. (2015) Inclusão social e a audiência estimulada em um museu de ciência. Rev. Museol. Interdiscip, 1(7). https://doi.org/10.26512/museologia.v4i7.16780

» https://doi.org/10.26512/museologia.v4i7.16780

Chalhub, T.; Benchimol, A. & Rocha, L. M. G. M. (2015) Acessibilidade e inclusão: a informação em museus para os surdos. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 16., João Pessoa, Brasil.

Chalhub, T. & Gomes, M. (2018) Museus como atividade educativa: o que pensam os alunos surdos sobre acessibilidade? In: Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 19., Londrina, Brasil (pp. 5806-5826).

Deslandes, S. F. & Assis, S. G. (2002) Abordagens quantitativa e qualitativa em saúde: o diálogo das diferenças. In Minayo, M. C. S. & Deslandes, S. F. Caminhos do Pensamento: epistemologia e método [online]. Editora FIOCRUZ. ISBN 978-85-7541-411-8.

Dias, L.; Mariani, R.; Delou, Cristina M. C.; Winagraski, E.; Carvalho, Helder S. & Castro, Helena C. (2014) Deafness and the Educational Rights: A Brief Review through a Brazilian Perspective. Creative Education, 5, 491-500. http://dx.doi.org/10.4236/ce.2014.57058

» https://doi.org/10.4236/ce.2014.57058

Falk, John; Dierking, Lynn. (1992) The museum experience Washington DC, Whalesback Books.

Fernandes, A. F. F. (2019) A inclusão de surdos em museus de ciência: um estudo no Museu do Amanhã e no Museu da Vida. [Dissertação de Mestrado, Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz]. Arca: Repositório Institucional Fiocruz. https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/45914

» https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/45914

Fernandes, M. P. (2020) A experiência de pessoas com deficiência visual: A acessibilidade e a inclusão no Museu de Geodiversidade (UFRJ) e na Casa da Descoberta (UFF). [Dissertação de mestrado, Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz]. Arca: Repositório Institucional Fiocruz. https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/46024

» https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/46024

Fernandes, J. M.; Freitas-Reis, I. & Araújo Neto, W. N. (2020) Uma revisão sistemática sobre semiótica, multimodalidade e ensino de ciências da natureza na educação do aluno surdo. Revista Educação e Linguagens, 9 (17). https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.17.400-432

» https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.17.400-432

Guimarães, N. N.; Lima, B. S.; Teixeira A. C.; Sanchez, B. Z. & Mendonça, C. R. (2020) Dificuldades encontradas por alunos surdos, professores e intérpretes de LIBRAS no ensino e aprendizagem de anatomia humana em cursos superiores. Research, Society and Development, 9 (6), e149963478. https://doi.org/10.33448/rsd-v9i6.3478

» https://doi.org/10.33448/rsd-v9i6.3478

Gunther, H. (2006) Pesquisa qualitativa versus pesquisa quantitativa: Esta é a questão? Psicologia: Teoria e Pesquisa, 22(2), 201-210. http://www.scielo.br/pdf/ptp/v22n2/a10v22n2.pdf

» http://www.scielo.br/pdf/ptp/v22n2/a10v22n2.pdf

Heck, G. & Ferraro, J L. S. (2021) O uso da Língua Brasileira de Sinais para a promoção da inclusão em museus: revisando a literatura. Revista Sinalizar, 6. https://doi.org/10.5216/rs.v6.63943

» https://doi.org/10.5216/rs.v6.63943

IBGE. Pesquisa Nacional de Saúde (PNS): 2019 - Ciclos de Vida - Brasil. Coordenação de Trabalho e Rendimento. IBGE, 2021.

IBRAM - INSTITUTO BRASILEIRO DE MUSEUS. (2017) Política Nacional de Educação Museal (PNEM) Brasília, DF. https://pnem.museus.gov.br/wp-content/uploads/2017/06/Pol%C3%ADtica-Nacional-de-Educa%C3%A7%C3%A3o-Museal.pdf

» https://pnem.museus.gov.br/wp-content/uploads/2017/06/Pol%C3%ADtica-Nacional-de-Educa%C3%A7%C3%A3o-Museal.pdf

Marandino, M.; Martins, L. C.; Gruzman, C.; Caffagni, C. W.; Iszlaji, C.; Campos, N. F.; Mônaco, L.; Salgado, M.; Figueroa, A. M. S. & Bigatto, M. A. (2009) A abordagem qualitativa nas pesquisas em educação em museus. In: Encontro Nacional De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 7., Florianópolis, Brasil.

Marandino, M. (2015) Análise sociológica da didática museal: os sujeitos pedagógicos e a dinâmica de constituição do discurso expositivo. Educ. Pesqui, 41(3). https://doi.org/10.1590/S1517-9

» https://doi.org/10.1590/S1517-9

Marandino, M. (2017) Faz sentido ainda propor a separação entre os termos educação formal, não formal e informal? Ciênc. educ (Bauru), 23 (4). https://doi.org/10.1590/1516-731320170030001.

» https://doi.org/10.1590/1516-731320170030001

Massarani, L. & Dias, E. M. S. (2018) Divulgação científica, Ciência e Cultura (1967). In: Massarani, L .; Dias, E. M. S . José Reis: reflexões sobre a divulgação científica. Fiocruz/COC,. http://josereis.coc.fiocruz.br/wP -content/uploads/2018/08/ebook_reflexoes_divulgacao_cientifica_press.pdf

» http://josereis.coc.fiocruz.br/wP -content/uploads/2018/08/ebook_reflexoes_divulgacao_cientifica_press.pdf

Massarani, L., Reznik, G., Norberto Rocha, J., Falla, S., Rowe S., Martins, A.D.& Amorim, L.H. (2019aa) A experiência de adolescentes ao visitar um museu de ciência: Um estudo no museu da vida. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, 21. https://doi.org/10.1590/1983-21172019210115

» https://doi.org/10.1590/1983-21172019210115

Massarani, L., Fazio, M. E., Rocha, J. N., Dávila, A., Espinosa, S. & Bognanni, F. A. (2019b) La interactividad en los museos de ciencias, pivote entre expectativas y hechos empíricos: el caso del Centro Interactivo de Ciencia y Tecnología Abremate (Argentina). Ciência & Educação, 25(2), 467-484. https://doi.org/10.1590/1516-731320190020012

» https://doi.org/10.1590/1516-731320190020012

Massarani, L., Poenaru, L. M., Rocha, J. N., Rowe, S. & Falla, S. (2019c) Adolescents learning with exhibits and explainers: the case of Maloka. International Journal of Science Education, 9(3), 253-267. https://doi.org/10.1080/21548455.2019.1646439

» https://doi.org/10.1080/21548455.2019.1646439

Massarani, L., Chagas, C., Rocha, L., Rowe, S. & Fontanetto, R. (2019d) Children’s Protagonism in a Science Exhibition: an Exploratory Study of an Exhibition in Rio de Janeiro (Brazil). Research in Science Education, 1-18. https://doi.org/10.1007/s11165-019-09886-w

» https://doi.org/10.1007/s11165-019-09886-w

Mendes, I. M. (2019) Percepções de jovens cariocas sobre ciência e tecnologia. [Dissertação de mestrado, Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz]. Arca: Repositório Institucional Fiocruz. https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/40095/2/dissertacao_ione_mendes.pdf

» https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/40095/2/dissertacao_ione_mendes.pdf

Minayo, M. C. L. (2001) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Vozes.

Monteiro, R.; Silva, D. N. H. & Ratner, C. (2017) Surdez e Diagnóstico: narrativas de surdos adultos. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 32, n. esp., 1-7. https://www.scielo.br/pdf/ptp/v32nspe/1806-3446-ptP -32-spe-e32ne210.pdf

» https://www.scielo.br/pdf/ptp/v32nspe/1806-3446-ptP -32-spe-e32ne210.pdf

Norberto Rocha, J.; Massarani, L.; Gonçalves, J.; Ferreira, F. B.; De Abreu, W. V.; Molenzani, A. O. & Inacio, L. G. B. (2017) Guia de Museus e Centros de Ciências Acessíveis da América Latina e do Caribe Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, RedPOP. https://grupomccac.org/wp-content/uploads/2017/12/GUIA-PT-Final_sem-audiodescri%C3%A7%C3%A3o.pdf

» https://grupomccac.org/wp-content/uploads/2017/12/GUIA-PT-Final_sem-audiodescri%C3%A7%C3%A3o.pdf

Norberto Rocha, J.; Massarani, L.; Abreu, W. V; Inacio, L. G. B. & Molenzani, A. O. (2020) Investigating accessibility in Latin American science museums and centers. An. Acad. Bras. Ciênc, 92(1). 10.1590/0001-3765202020191156

» https://doi.org/10.1590/0001-3765202020191156

Norberto Rocha, J.; Álvaro, M.; Massarani, L. & Abreu, W. (2021a) Acessibilidade em museus de ciência: a perspectiva de mediadores brasileiros. Interfaces Científicas: Humanas e Sociais, 9(1), Número Temático 10.17564/2316-3801.2021v9n1p103-120

» https://doi.org/10.17564/2316-3801.2021v9n1p103-120

Norberto Rocha, J. (org.) (2021b) Acessibilidade em museus e centros de ciências: experiências, estudos e desafios. Fundação Cecierj/Grupo Museus e Centros de Ciências Acessíveis (MCCAC). https://grupomccac.org/am/

» https://grupomccac.org/am/

Razuck, F. B.; Zimmermann, E. & Razuck, R. C. S. R. (2011) Uma visita a museu e a possibilidade de inclusão de surdos. In: Encontro Nacional De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 8., Campinas, Brasil.

Rocha, M.; Massarani, L. & Pedersoli, C. (2017) La divulgación de la ciencia en América Latina: términos, definiciones y campo académico. In Massarani, L.; Rocha, M.; Perdesoli, C.; Almeida, C.; Amorim, L.; Cambre, M.; Nepote, A. C.; Aguirre, C.; Norberto Rocha, J.; Gonçalves, J. C.; Cardiolli, L. A.; Ferreira, F. B. Aproximaciones a la investigación en divulgación de la ciencia en América Latina a partir de sus artículos académicos Fiocruz-COC. http://sedici.unlp.edu.ar/handle/10915/120620

» http://sedici.unlp.edu.ar/handle/10915/120620

Rumjanek, J. B. D. (2011) Novos sinais para a Ciência: Desenvolvimento de um glossário científico em Libras. [Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Rio de Janeiro].

Rumjanek, J. B. D. (2016) Admirável Mundo Novo: A Ciência e o Surdo. [Tese de Doutorado, Universidade Federal do Rio de Janeiro].

Sacks, O. (1998) Vendo vozes: uma viagem ao mundo dos surdos. Companhia das Letras.

Salasar, D. N. (2019) Um museu para todos: manual para programa de acessibilidade. Ed. da UFPel. http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/4390

» http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/4390

Sarraf, V. (2008) Reabilitação no Museu: Políticas de Inclusão Cultural por meio da Acessibilidade. [Dissertação de Mestrado, Escola de Comunicação e Artes, USP].

Sarraf. V. (2012) Acessibilidade para pessoas com deficiência em espaços culturais e exposições: inovação no design de espaços, comunicação sensorial e eliminação de barreiras atitudinais. In: Cardoso, E.; Cuty, J. Acessibilidade em ambientes culturais Marca Visual.

Schenkel, C. (2020) Em quarentena: apontamentos sobre educação em museus em tempos de pandemia. Revista de Artes Visuais, 25(43). https://doi.org/10.22456/2179-8001.108108

» https://doi.org/10.22456/2179-8001.108108

Tojal, A. P. F. (2015) Política de acessibilidade comunicacional em museus: para quê e para quem? Rev. Museol. Interdiscip, 5 (7). https://doi.org/10.26512/museologia.v4i7.16779

» https://doi.org/10.26512/museologia.v4i7.16779

Vlachou, M. & Alves, F. (2007) Acessibilidade nos Museus. (98-108) In: Barriga, S.; Silva, S. G. Serviços Educativos na Cultura, (2), Setepés.

Downloads

Publicado

2022-11-21

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS