ARTIGO-PARECER: APONTAMENTOS ACERCA DO USO DA EPISTEMOLOGIA DE LUDWIK FLECK NAS PESQUISAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS. PERSPECTIVAS SOBRE O ARTIGO ORIGINAL “ESCOLA DE FÍSICA CERN: UMA ANÁLISE DO DISCURSO À LUZ DA EPISTEMOLOGIA DE LUDWIK FLECK”

ARTICLE-OPINION: NOTES ON THE USE OF LUDWIK FLECK’S EPISTEMOLOGY IN SCIENCE TEACHING RESEARCH. Perspectives on the original article “Cern school of physics: a discourse analysis in the light of Ludwik Fleck’s epistemology”

Autores

  • Andre Ferrer Pinto Martins UFRN

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172022240128

Palavras-chave:

Ludwik Fleck, Epistemologia, Ensino de ciências

Resumo

Estabelecendo um diálogo com o artigo intitulado “Escola de Física do CERN: uma análise do discurso à luz da Epistemologia de Ludwik Fleck”, esse trabalho destaca dois elementos relacionados ao uso do referencial teórico de Ludwik Fleck nas pesquisas em ensino de ciências. Em primeiro lugar, evidencia-se o potencial e a abertura da epistemologia de Fleck para a área, tanto do ponto de vista teórico-metodológico quanto empírico. Nesse sentido, trata-se de um “programa de pesquisa” em crescimento. Em segundo lugar, aponta-se para o uso e o entendimento diferenciado de certos conceitos fleckianos na literatura especializada, bem como à existência de possíveis desvios de significado. Em particular, os conceitos de circulação intracoletiva e intercoletiva são objeto de atenção.

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Publicado

2022-11-07

Edição

Seção

PERSPECTIVAS / PERSPECTIVES