Fleck e a construção do conhecimento sobre Diabetes Mellitus e insulina: contribuições para o ensino
Resumo
Para subsidiar o potencial uso da História da Ciência em disciplinas das áreas das Ciências Biológicas e de pós-graduações afins, foca-se um episódio da História da Ciência e da Saúde, qual seja a relação da Diabetes Mellitus com a insulina. Diabetes Mellitus é considerada, desde 1975, um problema de saúde pública pela Organização Mundial de Saúde. Foi feita uma análise histórico-epistemológica referente à construção do conhecimento sobre o hormônio insulina tendo como referência a perspectiva epistemológica de Ludwick Fleck, médico e filósofo polonês.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-02-12
Como Citar
Heidrich, D. N., & Delizoicov, D. (2011). Fleck e a construção do conhecimento sobre Diabetes Mellitus e insulina: contribuições para o ensino. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 9(2). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4001
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.