MOTHERHOOD: CONFLICTS BETWEEN THE BIOLOGICAL AND THE SOCIAL DIMENSIONS – WHAT DOES THE BRAZILIAN ACADEMIC PRODUCTION TELL?

MATERNIDADE: CONFLITOS ENTRE AS DIMENSÕES BIOLÓGICA E SOCIAL – O QUE DIZ A PRODUÇÃO ACADÊMICA BRASILEIRA?

Autores

  • Maria Inês de Freitas Petrucci S Rosa Universidade Estadual de Campinas
  • Laissa Mayra da Silva Paz Universidade Estadual de Campinas https://orcid.org/0000-0002-0082-518X

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172022240163

Palavras-chave:

maternidade, determinismo biológico, revisão

Resumo

Esta revisão bibliográfica apresenta um conjunto de pesquisas sobre a maternidade como prática social construída, o discurso determinista da biologia e como emerge na formação de biólogos e professores. O foco está nas produções acadêmicas brasileiras sobre esse tema e seus aspectos relacionados. Quanto à abordagem metodológica, os artigos foram levantados do Portal CAPES em buscas direcionadas por descritores previamente definidos. Foi encontrado um conjunto de 23 artigos e sua análise resultou em 3 categorias temáticas: 1. O que é mãe?; 2. Amamentação; 3. O que é uma mulher? - o discurso biológico em cena. Os resultados demonstram a escassa discussão sobre temas específicos. Em linhas gerais, os discursos que falam diretamente sobre as características biológicas nas mulheres corroboram com o lugar social que lhes é destinado, ao longo do tempo, deram lugar a outros discursos sexistas, porém, mascarados sob a neutralidade científica. Na produção do conhecimento científico, fica evidente o propósito de justificar os estereótipos nos modos dos corpos feminino e masculino e, consequentemente, as desigualdades.

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Biografia do Autor

Maria Inês de Freitas Petrucci S Rosa, Universidade Estadual de Campinas

Livre Docente na área de Educação Escolar, Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP com pós doutorado na University of Brighton - U.K., é graduada em Química (bacharelado e licenciatura) pela Universidade Estadual de Campinas (1984), especialista em Química Orgânica e mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1995). Foi Editora Associada da Revista Pro-posições (A1), membro do Conselho Consultivo da Editora da Unicamp, membro do Conselho Consultivo do Museu Exploratório de Ciências da Unicamp e representante da reitoria na Câmera Deliberativa da Comvest/UNICAMP. É integrante do Departamento de Ensino e Práticas Culturais da Faculdade de Educação, desde 2001. Foi vice-diretora da Divisão de Ensino da Sociedade Brasileira de Química (gestão 2004-2006), e tesoureira na gestão 2006-2008. Foi membro do CT do PNLD 2012, do PNLD 2015, e do PNLD 2018 nomeada pelo Ministério da Educação e coordenadora de área (Química) do PNBE/MEC/2010. Foi Coordenadora de Licenciaturas da FE - UNICAMP, nos períodos de 2004-2005 e 2007-2011. Foi também coordenadora de graduação da Licenciatura Integrada em Química e Física (UNICAMP). Foi coordenadora do Programa de Formação Interdisciplinar Superior da Unicamp. Foi Diretora Associada do Museu Exploratório de Ciências da Unicamp (2013-2014). Foi vice coordenadora da linha Currículo, Avaliação e Docência do Programa de Pós Graduação em Educação da Unicamp. Coordena o Grupo de Estudos Práticas Curriculares e Narrativas Docentes e é integrante do grupo de pesquisa Ciência e Ensino, na Faculdade de Educação da Unicamp. Atua nos seguintes programas de pós graduação: Educação e Multunidades em Ensino de Ciências e Matemática, ambos da Unicamp. É coordenadora do Programa de Pós Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática (biênio 2019-2021). É pesquisadora Produtividade PQ/ CNPQ, nível 2. Tem artigos publicados em periódicos indexados da área de educação e educação em ciências, bem como livros e capítulos de livros. Seus trabalhos de pesquisa se relacionam com temáticas de formação docente, currículo, narrativas, disciplinas escolares e cotidiano escolar. Realizou estágio de pesquisa na University of Brighton, em 2015, com apoio da CAPES, Processo no. 2594/2015-03, Chamada II - 2015, Estágio Sênior. Tem três filhos nascidos em 1988, 1991 e 2002 (movimento #parentinscience) 

Laissa Mayra da Silva Paz, Universidade Estadual de Campinas

                     

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Publicado

2023-11-28

Edição

Seção

ARTIGO TEÓRICO / THEORETICAL ARTICLE