GIVING MEANING 1 TO TEACHERS’ DISCOURSES RELATED TO BIOLOGY KNOWLEDGE FROM FEMINIST EPISTEMOLOGIES

SIGNIFICANDO1 DISCURSOS DOCENTES A RESPEITO DE CONHECIMENTOS DA BIOLOGIA A PARTIR DAS EPISTEMOLOGIAS FEMINISTAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172022240152

Palavras-chave:

Ensino de Ciências e Biologia, Epistemologias feministas, Discursos docentes

Resumo

O objetivo da pesquisa é analisar os enunciados de gênero e relações de poder presentes nos discursos docentes a respeito de alguns conhecimentos da biologia, significando-os a partir das epistemologias feministas. Os/as participantes foram seis docentes universitários/as de uma instituição pública. O corpus de análise foi construído por meio de entrevistas semiestruturadas. Os enunciados foram significados relacionando as ferramentas de Foucault e as teorizações feministas. Foram reiterados discursos que naturalizam as relações sociais a partir de conhecimentos da biologia; discursos que mantêm as dicotomias e silenciam as diversidades; discursos que humanizam células e moléculas. Discursos da crítica da ciência e de resistência a distintos modos de opressão também foram reiterados. O que é dito ou não no ensino de ciências é influenciado pelas relações entre poder e saber, assim, certos discursos são evidenciados em detrimento de outros. Pôr em circulação outras verdades afronta essas relações de poder.

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Biografia do Autor

Ana Paula Oliveira dos Santos, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Bettina Heerdt, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora adjunta do departamento de Biologia Geral na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

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Publicado

2023-09-20

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS