ARTICLE-OPINION: PRESENTATION OF CONCEPTS IN A CHILDREN’S SCIENCE COMMUNICATION BOOK: the case of Isaac no Mundo das Partículas

ARTIGO-PARECER - A APRESENTAÇÃO DE CONCEITOS EM UM LIVRO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA INFANTIL: o caso Isaac no Mundo das Partículas

Autores

  • Marta Maximo-Pereira Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ) campus Nova Iguaçu https://orcid.org/0000-0001-9037-8004

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172022240139

Palavras-chave:

criatividade, imaginação, divulgação científica

Resumo

O presente texto consiste em um artigo-parecer sobre o artigo original A apresentação de conceitos em um livro de divulgação científica infantil: o caso Isaac no Mundo das Partículas. A principal motivação para a escrita deste artigo-parecer é contribuir para o aprofundamento da temática da divulgação científica para crianças por intermédio do livro Isaac no Mundo das Partículas, escrito por Elika Takimoto. A seguinte pergunta norteou a investigação: como o livro Isaac no Mundo das Partículas pode colaborar para o desenvolvimento da criatividade e da imaginação das crianças na perspectiva histórico-cultural? As reflexões teóricas realizadas, baseadas fortemente na obra vigotskiana Imaginação e criatividade na infância, permitiram concluir, entre outras considerações, que a leitura ou a escuta da história do livro de divulgação científica amplia a experiência da criança, na direção de criar bases para o desenvolvimento da sua imaginação, que será necessária à aprendizagem de ciências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marta Maximo-Pereira, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ) campus Nova Iguaçu

Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do CEFET/RJ Nova Iguaçu; Doutora em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências (modalidade Ensino de Física) pela USP; Pesquisadora do Laboratório de Pesquisa em Ensino de Ciências (LaPEC) do CEFET/RJ Nova Iguaçu.

Referências

Almeida, C., Massarani, L., & Moreira, I. C. (2016). Representações da ciência e da tecnologia na literatura de cordel. Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso [online], 11(3), 5-25. https://doi.org/10.1590/2176-457324278.

Araújo, J. F. V., Lima G. S., & Almeida, S. A. (2023). A apresentação de conceitos em um livro de divulgação científica infantil: o caso Isaac no Mundo das Partículas. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências. 25, XX-YY. https://doi.org/

Barbosa, R. G., & Batista, I. L. (2018). Vygotsky: um referencial para analisar a aprendizagem e a criatividade no ensino da Física. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 1(2), 49–67. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec201818149.

Carvalho, J. R. (2017). Contribuições de Vigotski para compreender a criatividade na recepção e produção do texto literário. Eutomia, 19(1), 200-220. https://doi.org/10.51359/1982-6850.2017.25369

Ferreira, J. C. D., & Raboni, P. C. A. (2013). A ficção científica de Júlio Verne e o Ensino de física: uma análise de “Vinte Mil léguas submarinas”. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 30(1), 84-103. https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2013v30n1p84.

Garcia, J. O. (2019). A imaginação como recurso heurístico na construção do conhecimento científico e algumas implicações para o ensino de ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 36(3), 660-674. https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2019v36n3p660.

Giraldelli, C. G. C. M., & Almeida, M. J. P. M. (2008). Leitura coletiva de um texto de literatura infantil no ensino fundamental: algumas mediações pensando o ensino das ciências. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, 10(1), 1-19. https://doi.org/10.1590/1983-21172008100104.

Gouvêa, G. (2000). A Divulgação Científica para Crianças: O caso da Ciência Hoje das Crianças. [Tese de Doutorado em Educação Gestão e Difusão em Biociências]. Universidade Federal Fluminense.

Gurgel, I., & Pietrocola, M. (2011). O papel da imaginação no pensamento científico: análise da criação científica de estudantes em uma atividade didática sobre o espalhamento de Rutherford. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 28(1), 91-122. https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2011v28n1p91/18167.

Isaacson, W. (2007). Einstein: sua vida, seu universo. Companhia das Letras.

Lima, G. S., Ramos, J. E. F., & Piassi, L. P. C. (2020). Ciência, poesia, filosofia: Diálogos críticos da teoria à sala de aula. Educação em revista (online), 36, 1-20. https://doi.org/10.1590/0102-4698215986.

Martins, L. M. (2016). Desenvolvimento do pensamento e educação escolar: etapas de formação de conceitos à luz de Leontiev e Vigotski. Fórum Linguístico, 13, 1572-1586. https://periodicos.ufsc.br/index.php/forum/issue/view/2444.

Massarani, L. (1999). Reflexões sobre a divulgação científica para crianças. In Anais do 22º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Rio de Janeiro, RJ.

Massarani, L. (Org.). (2005). O pequeno cientista amador - a divulgação científica e o público infantil (1a. ed.). Vieira & Lent.

Massarani, L. (Org.). (2007). Ciência & Criança: A divulgação científica para o público infanto-juvenil (1a ed.). Museu da Vida.

Moura, B. A. (2014). O que é natureza da Ciência e qual sua relação com a história e filosofia da ciência? Revista Brasileira de História da Ciência, 7(1), 32-46. https://www.sbhc.org.br/arquivo/download?ID_ARQUIVO=1932#:~:text=Segundo%20estes%20trabalhos%2C%20o%20entendimento,e%20organiza%C3%A7%C3%A3o%20do%20conhecimento%20cient%C3%ADfico.

Neves-Pereira, M. S. (2007). Uma leitura histórico-cultural dos processos criativos: as contribuições de Vygotsky e da psicologia soviética. In A. M. R. Virgolim (Org.), Talento criativo. Expressão em múltiplos contextos (pp. 65-85). Editora da Universidade de Brasília.

Neves-Pereira, M. S., & Branco, A. U. (2015). Criatividade na educação infantil: contribuições da psicologia cultural para a investigação de concepções e práticas de educadores. Estudos de Psicologia, 20(3). 161-172. https://doi.org/10.5935/1678-4669.20150018.

Oliveira, G., & Pontes, M. (2016). Ensino de ciências e criatividade: um caminho para a educação científica. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, 9(20), 61-66. http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/246.

Pino, A. (2006). A produção imaginária e a formação do sentido estético. Reflexões úteis para uma educação humana. Pro-Posições, 17(2), 47-69. https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643628/11147.

Samuel, L. R. S., & Harres, J. B. S. (2020). Considerações preliminares sobre criatividade e Educação em Ciências e Matemática. Revista Dynamis, 26(1), 78-101. http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2020v26n1p78-101.

Silva, S. S. (2006). Narrativa literária e ciência. Ciência & Ensino, 1(1), 3-8. http://200.133.218.118:3535/ojs/index.php/cienciaeensino/article/view/49/94.

Testoni, L. A. (2013). Caminhos criativos e elaboração de conhecimentos pedagógicos de conteúdo na formação inicial do professor de física. [Tese de Doutorado em Educação]. Universidade de São Paulo.

Tomazi, A. L., Pereira, A. J., Schuler, C. M., Piske, K., & Tomio, D. (2009). O que é e quem faz ciência? Imagens sobre a atividade científica divulgadas em filmes de animação infantil. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, 11(2), 292-306. https://doi.org/10.1590/1983-21172009110209.

Vigotski, L. S. (2014). Imaginação e criatividade na infância. Martins Fontes.

Vigotski, L. S. (2018). A construção do pensamento e da linguagem. Martins Fontes.

Zanetic, J. (2016). Física e Arte: uma ponte entre duas culturas. Pro-Posições, 17(1), 39-57. https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643654/11171.

Downloads

Publicado

2023-04-14

Edição

Seção

PERSPECTIVAS / PERSPECTIVES