OCEAN CONSERVATION AND SCIENCE MUSEUMS: A CASE STUDY ON FAMILY EXPERIENCES DURING A VISIT TO THE MUSEUM OF LIFE

CONSERVAÇÃO DOS OCEANOS E MUSEUS DE CIÊNCIA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE AS EXPERIÊNCIAS FAMILIARES DURANTE VISITA AO MUSEU DA VIDA

Autores

  • Luisa Massarani Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia. Casa Oswaldo Cruz. Fiocruz
  • Bruna Ibañes Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia
  • Graziele Aparecida de Moraes Scalfi INCT-CPCT
  • Gabriela Reznik Pós-Graduação em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde, Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fundação Oswaldo Cruz
  • Rafael Velloso Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172022240170

Palavras-chave:

Conversas, educação não formal, conservação da biodiversidade marinha

Resumo

Neste estudo, utilizamos registros audiovisuais para analisar as conversas de 10 grupos familiares durante visita à exposição temporária “Oceanos” (Museu da Vida, Rio de Janeiro, Brasil) para compreender como os visitantes se engajaram com temas da conservação da biodiversidade marinha. Os resultados trazem evidências de que a exposição despertou o interesse das famílias ao utilizar objetos de natureza diversa para retratar temas de interesse vinculados ao contexto familiar. As famílias conversaram entre si e interagiram com a exposição compartilhando informações sobre os oceanos e a biodiversidade marinha. Os adultos adotaram comportamentos facilitadores: fazer perguntas, ler painéis e fazer associações com experiências anteriores que engajaram as crianças. As crianças participaram ativamente compartilhando seu conhecimento e suas opiniões sobre os animais. A exposição sensibilizou os visitantes para a poluição dos ecossistemas marinhos oferecendo oportunidades para as conversas e reflexões sobre os comportamentos que impactam a biodiversidade marinha e os meios de protegê-la.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luisa Massarani, Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia. Casa Oswaldo Cruz. Fiocruz

Luisa Massarani é coordenadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Comunicação Pública de Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT), sediado na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Atua principalmente nos seguintes temas: aspectos históricos e contemporâneos da divulgação científica; ciência na mídia; percepção pública da ciência. 

Bruna Ibañes, Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia

Bruna Ibanes é em doutora em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades (CENA/ESALQ) em Ecologia Aplicada. Tem experiência na área da botânica e seus interesses de investigação incluem o estudo e pesquisa na área da divulgação científica, com intuito de popularizar o conhecimento científico. 

Gabriela Reznik, Pós-Graduação em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde, Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fundação Oswaldo Cruz

Pesquisadora de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde, Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fundação Oswaldo Cruz. Doutora em Educação, Gestão e Difusão em Biociências (IBqM/UFRJ). É pesquisadora colaboradora do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT) e do projeto Youth Equity+STEM na Universidade de Michigan (EUA). Atualmente, investiga a construção de pertencimento e identidade científica entre jovens mulheres em projetos de divulgação científica.

Rafael Velloso , Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutorando em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).  Possui experiência em Divulgação Científica e Educação/Ensino em Ciências, tendo atuado como bolsista de Iniciação Científica no Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) e como pesquisador no Instituto Nacional de Comunicação da Ciência e Tecnologia (INCT).

Referências

Allard, M., & Boucher, S. Éduquer au musée: un modèle théorique de pédagogie muséale. Éditions Hurtubise HMH. 1998.

Allen, S. Looking for learning in visitor talk: A methodological Exploration. In: Learning conversations in museums 259-303. Rotledge. 2002.

Baechler, B. R., Granek, E. F., Carlin-Morgan, K. A., Smith, T. E., & Nielsen-Pincus, M. Aquarium visitor engagement with an ocean plastic exhibition: effects on self-reported intended single-use plastic reductions and plastic-related environmental stewardship actions. Journal of Interpretation Research, 25(2), 88-117. 2021. https://doi.org/10.1177/10925872211021183

» https://doi.org/10.1177/10925872211021183

Ballantyne, R., Hughes, K., Lee, J., Packer, J., & Sneddon, J. Visitors’ values and environmental learning outcomes at wildlife attractions: Implications for interpretive practice. Tourism Management, 64(1), 190-201. 2018. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2017.07.015

» https://doi.org/10.1016/j.tourman.2017.07.015

Ballantyne, R., Packer, J., & Sutherland, L. A. Visitors’ memories of wildlife tourism: Implications for the design of powerful interpretive experiences. Tourism Management, 32(4), 770-779. 2011. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2010.06.012

» https://doi.org/10.1016/j.tourman.2010.06.012

Bardi, A., & Schwartz, S. H. Values and behaviour: strength and structure of relations. Personality and Social Psychology Bulletin, 29(10), 1207e1220. 2003. https://doi.org/10.1177/0146167203254602

» https://doi.org/10.1177/0146167203254602

Batista, A. M. F., Oliveira, A. D. de., Silva, P. A, & Oliveira, R. de. Quando o museu vai à favela e a favela vai ao museu: ações territorializadas do museu da vida. Fiocruz - COC. 2021.

Briseño‐Garzón, A., & Anderson. D. A review of Latin American perspectives on museums and museum learning. Museum Management and Curatorship, 27(2), 161-177. 2012. https://doi.org/10.1080/09647775.2012.674321

» https://doi.org/10.1080/09647775.2012.674321

Callanan, M. A., Castañeda, C. L., Luce, M. R. & Martin, J. L. Family science talk in museums: Predicting children’s engagement from variations in talk and activity. Child Development, 88(5),1492-1504. 2017. https://doi.org/10.1111/cdev.12886

» https://doi.org/10.1111/cdev.12886

Callanan, M. A., Castañeda, C. L., Solis, G., Luce, M. R., Diep, M., McHugh, S. R., Martin, J. L., Scotchmoor, J. & DeAngelis, S. “He fell in and that’s how he became fossil!”: engagement with storytelling exhibit predicts families’ explanatory science talk during a museum visit. Frontiers in Psychology, 12(1), 1-10. 2021. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2021.68964

» https://doi.org/10.3389/fpsyg.2021.68964

Cañal, P.; García, J. E.; Porlán, R. Ecología y escuela. Teoría y práctica de la educación ambiental. Barcelona: Laia, 1981. 241 p.

Carneiro, J.B., Massrani, L., Rocha, J.N., Segui, F.S. & Cambre, M. Familias y museos de ciencia: un análisis de la visita a una exhibición para el público infantile de Espacio Ciencia, Uruguay. Actio, 6(3), 1-24.2021. https:// 10.3895/actio.v6n3.14013

» https://doi.org/10.3895/actio.v6n3.14013

Clayton, S., Fraser, J., & Saunders, C. D. Zoo experiences: Conversations, connections, and concern for animals. Zoo Biology, 28(5), 377-397. 2009. https://doi.org/10.1002/zoo.20186

» https://doi.org/10.1002/zoo.20186

Clayton, S., Prévot, A.C., Germain, L., & Saint-Jalme, M. Public support for biodiversity after a zoo visit: environmental concern, conservation and knowledge, and self-efficacy. Curator the Museum Journal, 60(1), 87-100. 2017. https://doi.org/10.1111/cura.12188

» https://doi.org/10.1111/cura.12188

Convenção da Diversidade Biológica. Biodiversidade Marinha ‐ Um oceano, muitos mundos de vida 2012. Disponível em:https://www.cdb.int/idb/doc/2012/booklet/idb-2012-booklet-pt.pdf >. Acesso em: 12 jan. 2023.

» https://www.cdb.int/idb/doc/2012/booklet/idb-2012-booklet-pt.pdf

Dooley, C. M., & Welch, M. M. Nature of interactions among young children and adult caregivers in a children’s museum. Early Childhood Education Journal, 42(1), 125-132. 2013. https://doi.org/10.1007/s10643-013-0601-x

» https://doi.org/10.1007/s10643-013-0601-x

Dove, T., & Byrne, J. Do zoo visitors need zoology knowledge to understand conservation messages? An exploration of the public understanding of animal biology and of the conservation of biodiversity in a zoo setting. International Journal of Science Education, 4(4), 323-342. 2014. https://doi.org/10.1080/21548455.2013.822120

» https://doi.org/10.1080/21548455.2013.822120

Duarte, C. M., Agusti, S., Barbier, E., Britten, G. L., Castilla, J. C., Gattuso, J. -P., Fulweiler, R. W., Hughes, T. P., Knowlton, N., Lovelock, C. E., Lotze, H. K., Predragovic, M., Poloczanska, E. S., Roberts, C. & Worm, B. Rebuilding marine life. Nature, 580(7801), 39-51. 2020. https://doi.org/10.1038/s41586-020-2146-7

» https://doi.org/10.1038/s41586-020-2146-7

Ellenbogen, K. M. Museums in family life: An ethnographic case study. In: Learning Conversations in Museums, 81-101. 2002. Larwrence Erlbaum Associates.

Falk, J. H. The value of museums: enhancing societal well-being. Rowman & Littlefield. 2021.

Falk, J. H., & Dierking, L. D. The museum experience revisited Left Coast Press. 2014.

Falk, J. H., & Storksdieck, M.Learning science from museum. Revista História, Ciências, Saúde-Manguinhos, 12(suplemento), 117-143. 2005. https://doi.org/10.1590/S0104-59702005000400007

» https://doi.org/10.1590/S0104-59702005000400007

Fundação Oswaldo Cruz. História 2022b. Disponível em:https://portal.fiocruz.br/historia >. Acesso em: jul. 2022.

» https://portal.fiocruz.br/historia

Fundação Oswaldo Cruz. Museu da Vida - exposição itinerantes 2022a. Disponível em: https://www.museudavida.fiocruz.br/index.php/exposicoes-itinerantes >. Acesso em:jun. 2022.

» https://www.museudavida.fiocruz.br/index.php/exposicoes-itinerantes

Fundação Oswaldo Cruz. Museu da Vida estreia exposição Oceanos 2018. Disponível em: http://www.revistahcsm.coc.fiocruz.br/museu-da-vida-estreia-exposicao-oceanos/ >. Acesso em:jul. 2022.

» http://www.revistahcsm.coc.fiocruz.br/museu-da-vida-estreia-exposicao-oceanos/

Glãveanu, V. P., & Lahlou, S. Through the creator’s eyes: Using the subjective camera to study craft creativity. Creativity Research Journal, 24(2‐3) 152-162. 2012.

González Gaudiano, E. Lineamientos conceptuales y metodológicos de la educación ambiental no formal. México: Sedue, 1985. 24 p.

Guimarães, V.F., Massarani, L., Velloso, R. & Amorim, D. Diálogos sobre a exposição “Oceanos”: um estudo com famílias no Museu da Vida. Interfaces Científicas, 7(3), 103-114. 2019. https://10.17564/2316-3801.2019v7n3p103-114

» https://doi.org/10.17564/2316-3801.2019v7n3p103-114

Hofman, K., Hughes, K. & Walters, G. Effective conservation behaviours for protecting marine environments: the views of the experts. Journal of Sustainable Tourism 28(1), 1-19. 2020. https://doi.org/10.1080/09669582.2020.1741597

» https://doi.org/10.1080/09669582.2020.1741597

Hughes, K. Measuring the impact of viewing wildlife: do positive intentions equate to long-term changes in conservation behaviour?Journal of Sustainable Tourism, 21(1), 42-59. 2013. https://doi.org/10.1080/09669582.2012.681788

» https://doi.org/10.1080/09669582.2012.681788

Jant, E. A., Haden, C. A., Uttal, D. H., & Babcock, E.Conversation and object manipulation influence children’s learning in a museum. Child Development, 85(5), 2029-2045. 2014. https://doi.org/10.1111/cdev.12252

» https://doi.org/10.1111/cdev.12252

Kelly, K. R., Ocular, G., & Austin, A. Adult‐child science language during informal science learning at an aquarium. The Social Science Journal, 57(4) 1-12. 2020. https://doi.org/10.1080/03623319.2020.1727226

» https://doi.org/10.1080/03623319.2020.1727226

Kennedy, B.R.C., Cantwell, K., Malik, M., Kelley, C. Potter, J., Elliot, K., Lobecker, E., Gray, L.M., Sowers, D., White, M.P., France, S.C., Auscavitch, S., Mah, C., Moriwake, V., Bingo, S.R.D, Putts, M. & Rotjan, R.D. The unknow and the unexplored: insights into pacific deep-sea following NOOAA CAPSTONE expeditions. Frontiers in Marine Science, 6(1), 1-21. 2019. https://doi.org/10.3389/fmars.2019.00480

» https://doi.org/10.3389/fmars.2019.00480

Massarani, L., Reznik, G., Norberto, J., Falla, S., Rowe, S., Martins, A. D., & Amorim, L.. A experiência de adolescentes ao visitar um museu de ciência: Um estudo no museu da vida. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências (Online), 21, e10524. (2019a) https://doi.org/10.1590/1983-21172019210115

» https://doi.org/10.1590/1983-21172019210115

Massarani, L., Fazio, M. E., Rocha, J. N., Dávila, A., Espinosa, S., & Bognanni, F. A. La interactividad en los museos de ciencias, pivote entre expectativas y hechos empíricos: El caso del Centro Interactivo de Ciencia y Tecnología Abremate (Argentina). Ciência & Educação(Bauru ), 25(2), 467-484. (2019b). https://doi.org/10.1590/1516-731320190020012

» https://doi.org/10.1590/1516-731320190020012

Massarani, L., Mucci Poenaru, L., Norberto Rocha, J., Rowe, S., & Falla, S. Adolescents learning with exhibits and explainers: The case of Maloka. International Journal of Science Education, Part B, 9(3), 253-267. (2019c). https://doi. org/10.1080/21548455.2019.1646439

» https://doi.org/10.1080/21548455.2019.1646439

Massarani, L., Aguiar, B.I., Araujo, J. M., Scalfi, G., Kauano, R. & Bizerra, A. Is there room for Science at aquariums? An analysis of Family conversations and interactions during visits to AquaRio, Rio de Janeiro, Brazil. Science Education, 106(6), 1605-1630. 2022. https://doi.org/10.1002/sce.21764

» https://doi.org/10.1002/sce.21764

Nações Unidas. The sustainable development goals report United Nations Publications. 2021.

Oghenekohwo, J. E. & Frank-Oputu, E. A. Literacy education and sustainable development in development societies. International Journal of Education & Literacy Studies, 5(2), 1-6. 2017. http://dx.doi.org/10.7575/aiac.ijels.v.5n.2p.126

» https://doi.org/10.7575/aiac.ijels.v.5n.2p.126

Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura. National decade committees operational guidelines UNESCO. 2021.

Pew Oceans Commission. America’s living oceans: Charting a course for sea change. A report to the nation. Arlington, VA: Pew Oceans Commission, 2003.

Potts, D.; Pita, C.; O’Higgins, T.; Mee, L. Who cares? European attitudes towards marine and coastal environments, Marine Policy, vol. 72, p.59-66, 2016.

Salgado, M. M. de. & Marandino, M. O mar no museu: Um olhar sobre a educação nos aquários. História, Ciências, Saúde‐Maguinhos, 21(3), 867-882. 2014. https://doi.org/10.1590/S0104-59702014000300005

» https://doi.org/10.1590/S0104-59702014000300005

Rowe, S., Massarani, L., Gonçalves, W. & Luz, R. Emotion in informal learning as mediated action: cultural, interpersonal and personal lenses. International Journal of Studies in Education and Science (IJSES), 4(1), 73-99. https://doi.org/10.46328/ijses.50Sato,M. Educação Ambiental. São Carlos:UFSCar/PPG-ERN,1995.

» https://doi.org/10.46328/ijses.50Sato,M

Scalfi, G., Massarani, L., Bizerra, A. & Araujo, J.M. Analysing family conversations and interactions during visits to Parque das Aves (Foz do Iguaçu, Brazil) from children’s perspective. Leisure Studies, 41(5), 637-653. 2022. https://doi.org/10.1080/02614367.2022.2043418

» https://doi.org/10.1080/02614367.2022.2043418

Schuman, C., Stofer, K., Anthony, L., Neff, H., Soni, N., Darrow, A. & Chang, P. Inland adult and child interest in the ocean. International Journal of Science Education, Part B, 11(4), 344-361. 2021. https://doi.org/10.1080/21548455.2021.2000661

» https://doi.org/10.1080/21548455.2021.2000661

SMG. Science Museum Group. Annual reports and acconts 2017-2018 London: APS Group. 2018. Disponível em: https://www.sciencemuseumgroup.org.uk/wp-content/uploads/2018/07/SMG-Annual-Report-Accounts-2017-2018.pdf >. Acesso em:14 ago. 2022.

» https://www.sciencemuseumgroup.org.uk/wp-content/uploads/2018/07/SMG-Annual-Report-Accounts-2017-2018.pdf

Sobel, D. M., Letorneau, S. M., Legare, C. H., & Callanan, M. Relations between parent-child interaction and children’s engagement and learning at a museum exhibit about electric circuits. Developmental Science, 24(3), e13057. 2020. https://doi.org/10.1111/desc.13057

» https://doi.org/10.1111/desc.13057

Sorrentino, M. Desenvolvimento sustentável e participação: algumas reflexões em voz alta. In: LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo; LAYRARGUES, Philippe Pomier; CASTRO, Ronaldo Souza (Orgs.). Educação ambiental: repensando o espaço da cidadania. São Paulo: Cortez, 2002.

Steel, B., Lovrich, N.; Lach, D. & Fomenko, V. Correlates and Consequences of Public Knowledge Concerning Ocean Fisheries Management, Coastal Management, v. 33, n.1, p.37-51, 2005.

Talukder, B., Ganguli, N., Matthew, R., vanLoon, G.W., Hipel, K.W. & Orbinski, J. Climate change-accelerated ocean biodiversity loss & associated planetary health impacts. The Journal of Climated Change and Health, 6(1), 100114. 2022. https://doi.org/10.1016/j.joclim.2022.100114

» https://doi.org/10.1016/j.joclim.2022.100114

Torres, C. V., Schwartz, S., & Nascimento, T. G.The refined theory of values: associations with behavior and evidences of discriminative and predictive validity. Psicologia USP, 27(2), 341-356. 2016. https://doi.org/10.1590/0103-656420150045

» https://doi.org/10.1590/0103-656420150045

Willard, A.K., Busch, J.T.A., Cullum, K.A., Letorneau, S.M., Sobel, D.M. & Callanan, M. Explain this, explore that: a study of parent-child interactions in a children’s museum. Child Development, 90(5), e598-e617. 2019. https://doi.org/10.1111/cdev.13232

» https://doi.org/10.1111/cdev.13232

Yin, R K. Estudo de caso: Planejamento e métodos (3. ed.). Bookman. 2005.

Zimmerman, H. T., Reeve, S., & Bell, P. Family sense-making practices in science center conversations. Bioscience Education, 94(3), 478-505. 2010. https://doi.org/10.1002/sce.20374.

» https://doi.org/10.1002/sce.20374

Downloads

Publicado

2024-04-01

Edição

Seção

ARTIGO TEÓRICO / THEORETICAL ARTICLE