OCEAN CONSERVATION AND SCIENCE MUSEUMS: A CASE STUDY ON FAMILY EXPERIENCES DURING A VISIT TO THE MUSEUM OF LIFE

CONSERVAÇÃO DOS OCEANOS E MUSEUS DE CIÊNCIA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE AS EXPERIÊNCIAS FAMILIARES DURANTE VISITA AO MUSEU DA VIDA

Autores

  • Luisa Massarani Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia. Casa Oswaldo Cruz. Fiocruz
  • Bruna Ibañes Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia
  • Graziele Aparecida de Moraes Scalfi INCT-CPCT
  • Gabriela Reznik Pós-Graduação em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde, Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fundação Oswaldo Cruz
  • Rafael Velloso Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172022240170

Palavras-chave:

Conversas, educação não formal, conservação da biodiversidade marinha

Resumo

Neste estudo, utilizamos registros audiovisuais para analisar as conversas de 10 grupos familiares durante visita à exposição temporária “Oceanos” (Museu da Vida, Rio de Janeiro, Brasil) para compreender como os visitantes se engajaram com temas da conservação da biodiversidade marinha. Os resultados trazem evidências de que a exposição despertou o interesse das famílias ao utilizar objetos de natureza diversa para retratar temas de interesse vinculados ao contexto familiar. As famílias conversaram entre si e interagiram com a exposição compartilhando informações sobre os oceanos e a biodiversidade marinha. Os adultos adotaram comportamentos facilitadores: fazer perguntas, ler painéis e fazer associações com experiências anteriores que engajaram as crianças. As crianças participaram ativamente compartilhando seu conhecimento e suas opiniões sobre os animais. A exposição sensibilizou os visitantes para a poluição dos ecossistemas marinhos oferecendo oportunidades para as conversas e reflexões sobre os comportamentos que impactam a biodiversidade marinha e os meios de protegê-la.

Biografia do Autor

  • Luisa Massarani, Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia. Casa Oswaldo Cruz. Fiocruz

    Luisa Massarani é coordenadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Comunicação Pública de Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT), sediado na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Atua principalmente nos seguintes temas: aspectos históricos e contemporâneos da divulgação científica; ciência na mídia; percepção pública da ciência. 

  • Bruna Ibañes, Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia

    Bruna Ibanes é em doutora em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades (CENA/ESALQ) em Ecologia Aplicada. Tem experiência na área da botânica e seus interesses de investigação incluem o estudo e pesquisa na área da divulgação científica, com intuito de popularizar o conhecimento científico. 

  • Gabriela Reznik, Pós-Graduação em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde, Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fundação Oswaldo Cruz

    Pesquisadora de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde, Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fundação Oswaldo Cruz. Doutora em Educação, Gestão e Difusão em Biociências (IBqM/UFRJ). É pesquisadora colaboradora do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT) e do projeto Youth Equity+STEM na Universidade de Michigan (EUA). Atualmente, investiga a construção de pertencimento e identidade científica entre jovens mulheres em projetos de divulgação científica.

  • Rafael Velloso , Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

    Doutorando em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).  Possui experiência em Divulgação Científica e Educação/Ensino em Ciências, tendo atuado como bolsista de Iniciação Científica no Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) e como pesquisador no Instituto Nacional de Comunicação da Ciência e Tecnologia (INCT).

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Publicado

2024-04-01

Edição

Seção

ARTIGO TEÓRICO / THEORETICAL ARTICLE