Conservación del océano y Museos de ciencia: un estudio de caso sobre experiencias familiares durante una visita al Museo de la Vida

CONSERVAÇÃO DOS OCEANOS E MUSEUS DE CIÊNCIA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE AS EXPERIÊNCIAS FAMILIARES DURANTE VISITA AO MUSEU DA VIDA

Autores/as

  • Luisa Massarani Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia. Casa Oswaldo Cruz. Fiocruz
  • Bruna Ibañes Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia
  • Graziele Aparecida de Moraes Scalfi INCT-CPCT
  • Gabriela Reznik Pós-Graduação em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde, Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fundação Oswaldo Cruz
  • Rafael Velloso Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172022240170

Palabras clave:

Conversas, educação não formal, conservação da biodiversidade marinha

Resumen

En este estudio, utilizamos grabaciones audiovisuales para analizar las conversaciones de 10 grupos familiares durante una visita a la exposición temporal “Océanos” (Museu da Vida, Río de Janeiro, Brasil) para comprender cómo los visitantes se involucraron con temas de conservación de la biodiversidad marina. Los resultados evidencian que la exposición despertó el interés de las familias al utilizar objetos de diferente naturaleza para retratar temas de interés vinculados al contexto familiar. Las familias hablaron entre sí e interactuaron con la exposición compartiendo información sobre los océanos y la biodiversidad marina. Los adultos adoptaron conductas facilitadoras: hacer preguntas, leer paneles y hacer asociaciones con experiencias previas que involucraron a los niños. Los niños participaron activamente compartiendo sus conocimientos y opiniones sobre los animales. La exposición sensibilizó a los visitantes sobre la contaminación de los ecosistemas marinos al ofrecer oportunidades para conversar y reflexionar sobre los comportamientos que impactan la biodiversidad marina y las formas de protegerla.

Biografía del autor/a

  • Luisa Massarani, Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia. Casa Oswaldo Cruz. Fiocruz

    Luisa Massarani é coordenadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Comunicação Pública de Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT), sediado na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Atua principalmente nos seguintes temas: aspectos históricos e contemporâneos da divulgação científica; ciência na mídia; percepção pública da ciência. 

  • Bruna Ibañes, Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia

    Bruna Ibanes é em doutora em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades (CENA/ESALQ) em Ecologia Aplicada. Tem experiência na área da botânica e seus interesses de investigação incluem o estudo e pesquisa na área da divulgação científica, com intuito de popularizar o conhecimento científico. 

  • Gabriela Reznik, Pós-Graduação em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde, Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fundação Oswaldo Cruz

    Pesquisadora de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde, Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fundação Oswaldo Cruz. Doutora em Educação, Gestão e Difusão em Biociências (IBqM/UFRJ). É pesquisadora colaboradora do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT) e do projeto Youth Equity+STEM na Universidade de Michigan (EUA). Atualmente, investiga a construção de pertencimento e identidade científica entre jovens mulheres em projetos de divulgação científica.

  • Rafael Velloso , Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

    Doutorando em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).  Possui experiência em Divulgação Científica e Educação/Ensino em Ciências, tendo atuado como bolsista de Iniciação Científica no Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) e como pesquisador no Instituto Nacional de Comunicação da Ciência e Tecnologia (INCT).

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Publicado

2024-04-01