THE RELATIONSHIP BETWEEN CAUSALITY MODELS AND STUDENTS’ PERFORMANCE IN INVESTIGATIVE ACTIVITIES

A RELAÇÃO ENTRE MODELOS DE CAUSALIDADE E DESEMPENHO DE ESTUDANTES EM ATIVIDADES INVESTIGATIVAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172022240155

Palavras-chave:

Causalidade, Atividade investigativa, Ensino de Ciências

Resumo

O objetivo deste trabalho é explorar a relação entre modelos de causalidade e o desempenho experimental de estudantes durante atividades investigativas. Noventa e dois alunos da primeira série do Ensino Médio de uma escola pública federal participaram desta pesquisa quantitativa, com delineamento pré-experimental, na qual foram indagados sobre a causalidade das variáveis antes e após a realização de atividades investigativas por meio de uma simulação computacional. Os resultados sugerem que os participantes que apresentaram um modelo mais adequado de causalidade entre as variáveis envolvidas tenderam a apresentar estratégias mais adequadas de experimentação, resultando em um melhor desempenho experimental e escores superiores no questionário final.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandro Gomes, Universidade Federal de São João del-Rei

Licenciatura em Física;

Mestre em Educação;

Doutor em Educação;

Professor adjunto na Universidade Federal de São João del-Rei

Referências

Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. (2019). Ética e pesquisaem Educação: subsídios. Rio de Janeiro: ANPEd.

Bender, A. (2020). What is causal cognition? Frontiers in psychology, 11:3.

Carvalho, A. M. P. (2018). Fundamentos teóricos e metodológicos do ensino por investigação. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 765-794.

Croker, S. & Buchanan, H. (2011). Scientific reasoning in a real‐world context: The effect of prior belief and outcome on children’s hypothesis‐testing strategies. British Journal of Developmental Psychology, 29(3), 409-424.

Dunbar, K. N. & Klahr, D. (2012). Scientific thinking & reasoning. In K. J. Holyoak & R. Morrison (Eds.), Oxford handbook of thinking & reasoning (pp. 701-718). Oxford University Press.

Evangelou, F. & Kotsis, K. (2019). Real vs virtual physics experiments: comparison of learning outcomes among fifth grade primary school students. A case on the concept of frictional force. International Journal of Science Education, 41(3), 330-348.

Gopnik, A. (2012). Scientific thinking in young children: Theoretical advances, empirical research, and policy implications. Science, 337(6102), 1623-1627.

Hall, N. (2004). Two Concepts of Causation. In: Collins, J.; Hall, N. & Paul, L. A. (Eds.), Causation and Counterfactuals (pp. 225-276). Mit Press.

Halpern, J. Y. (2016). Actual causality MiT Press. Jonassen, D. (2009).Model Building for Conceptual Change. In: Vosniadou, S. (Ed), International Handbook of Research on Conceptual Change (pp. 676- 693). Routledge.

Keselman, A. (2003). Supporting inquiry learning by promoting normative understanding of multivariable causality. Journal of Research in Science Teaching, 40(9), 898-921.

Klahr, D.; Zimmerman, C. & Matlen, B. J. (2019). Improving students’ scientific thinking. In: Dunlosky, J. & Rawson, K. A. (Eds.), The Cambridge handbook of cognition and education (pp. 67-99). Cambridge University Press.

Klayman, J. & Ha, Y. W. (1987). Confirmation, disconfirmation, and information in hypothesis testing. Psychological review, 94(2), 211-228.

Köksal-Tuncer, Ö. & Sodian, B. (2018). The development of scientific reasoning: Hypothesis testing and argumentation from evidence in young children. Cognitive Development, 48, 135-145.

Koslowski, B. (2013). Scientific reasoning: Explanation, confirmation bias, and scientific practice. In: Feist, G. J. & Gorman, M. E. (Eds.) Handbook of the psychology of science (pp. 151-192). Springer Publishing Company.

Koslowski, B.; & Masnick, A. (2011). Causal Reasoning and Explanation. In: Goswami, U. (Ed.), The Wiley-Blackwell Handbook of Childhood Cognitive Development (pp. 377-298).

Wiley-Blackwell. Kuhn, D. (2012). The development of causal reasoning. Wiley Interdisciplinary Reviews: Cognitive Science, 3(3), 327-335.

Kuhn, D. (2016). What do young science students need to learn about variables? Science Education, 100(2), 392-403.

Kuhn, D.; Ramsey, S. & Arvidsson, T. S. (2015). Developing multivariable thinkers. Cognitive Development, 35, 92-110.

Lehrer, R. & Schauble, L. (2015). Development of scientific thinking. In: Lerner, R. M.; Liben, S. & Mueller, U. (Eds.), Handbook of child psychology and developmental science: Cognitive processes (vol. 2, pp 671-714). John Wiley & Sons.

Lombard, M. & Gardenfors, P. (2017). Tracking the evolution of causal cognition in humans. Anthropol Sci, 95, 219-234.

Losee, J. (Ed.). (2017). Theories of causality: from antiquity to the present. Routledge.

Mainardes, J. & Carvalho, I. C. M. (2019). Autodeclaração de princípios e de procedimentos éticos na pesquisa em Educação. In Ética e pesquisa em educação: subsídios. Rio de Janeiro: ANPEd , p. 129-132.

Masnick, A. M.; Klahr, D. & Knowles, E. R. (2017). Data-driven belief revision in children and adults. Journal of Cognition and Development, 18(1), 87-109.

Moreira, M. A. (2011). Metodologias de pesquisa em ensino Editora Livraria da Física.

Muentener, P. & Bonawitz, E. (2017). The development of causal reasoning. In: Waldmann, M. (Ed.), The Oxford handbook of causal reasoning (pp. 677-698). Oxford University Press.

Nascimento, R. D. & Gomes, A. D. T. (2018). A relação entre o conhecimento conceitual e o desempenho de estudantes em atividades investigativas. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 935-965.

Potvin, P. (2023). Response of science learners to contradicting information: A review of research. Studies in Science Education, 59(1), 67-108.

Sandoval, W. A.; Sodian, B.; Koerber, S. & Wong, J. (2014). Developing children’s early competencies to engage with science. Educational Psychologist, 49(2), 139-152.

Sasseron, L. H. (2015). Alfabetização científica, ensino por investigação e argumentação: relações entre ciências da natureza e escola. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, 17, 49-67.

Sasseron, L. H. (2020). Interações discursivas e argumentação em sala de aula: a construção de conclusões, evidências e raciocínios. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, 22, e20073, 1-29.

Schalk, L.; Edelsbrunner, P. A.; Deiglmayr, A.; Schumacher, R. & Stern, E. (2019). Improved application of the control-of-variables strategy as a collateral benefit of inquiry- based physics education in elementary school. Learning and Instruction, 59, 34-45.

Schulz, L. E. & Gopnik, A. (2004). Causal learning across domains. Developmental psychology, 40(2), 162-176.

Schwichow, M.; Osterhaus, C. & Edelsbrunner, P. A. (2020). The relation between the control-of-variables strategy and content knowledge in physics in secondary school. Contemporary Educational Psychology, 63, 101923.

Stender, A.; Schwichow, M.; Zimmerman, C. & Härtig, H. (2018). Making inquiry-based science learning visible: the influence of CVS and cognitive skills on content knowledge learning in guided inquiry. International Journal of Science Education, 40(15), 1812-1831.

Vosniadou, S. (2019). The development of students’ understanding of science. In: Frontiers in Education, 4:32.

Waldmann, M. R. (2017). Causal reasoning: An introduction. In M. Waldmann (Ed.). The Oxford handbook of causal reasoning (pp.1-17). Oxford University Press

Wellman, H. M. & Gelman, S. A. (1992). Cognitive development: Foundational theories of core domains. Annual review of psychology, 43(1), 337-375.

Woodward, J. (2005). Making things happen: A theory of causal explanation. Oxford University Press.

Zimmerman, C. & Croker, S. (2013). Learning science through inquiry. In G. J. Feist & M. E. Gorman (Eds.), Handbook of the psychology of science (pp. 49-70). Springer Publishing Company.

Downloads

Publicado

2023-11-14

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS