BLURRING BETWEEN FICTION AND SCIENTIFIC KNOWLEDGE IN SCIENCE FICTION FILMS IN SCIENCE EDUCATION

TURVAMENTO ENTRE FICÇÃO E CONHECIMENTO CIENTÍFICO EM FILMES DE FICÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/

Palavras-chave:

filmes, ficção científica, reendereçamento

Resumo

Diversos trabalhos de pesquisa têm alertado para a possibilidade de filmes de ficção científica (FC) influenciarem o público sobre a ciência, turvando as fronteiras entre conhecimento científico e ficção. Discutimos neste artigo, com base na literatura, o processo de turvamento como sendo composto por uma conjunção de elementos. Concentramo-nos na articulação de conceitos advindos de distintas áreas do conhecimento, não colocados em evidência em trabalhos anteriores: a construção discursiva de realidade no cinema de FC; o uso da linguagem da ciência; as características das narrativas do gênero de (FC), em especial o novum e o senso do maravilhoso; o reendereçamento e a subjetividade da audiência. Estes elementos se entrelaçam, levando à potencialização ou minimização do turvamento por estabelecerem relações entre a realidade empírica e aspectos imaginativos. Compreendendo estas nuances do turvamento, estudos de recepção de filmes de FC podem ampliar a compreensão de suas potencialidades e limitações como recursos educativos.

Referências

BARNETT, M. et al. The Impact of Science Fiction Film on Student Understanding of Science. Journal of Science Education and Technology, v. 15, n. 2, p. 179-191, 25 set. 2006.

CSICSERY-RONAY JR., I. The Seven Beauties of Science Fiction. Middletown, Connecticut: Wesleyan University Press, 2011.

ELLSWORTH, E. Modos de endereçamento: uma coisa de cinema; uma coisa de educação também. Em: Nunca fomos humanos nos rastros do sujeito. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2001.

GOMES-MALUF, M. C.; SOUZA, A. R. DE. A ficção científica e o ensino de ciências: o imaginário como formador do real e do racional. Ciência & Educação(Bauru), v. 14, n. 2, p. 271-282, 2008.

HALL, S. Cultura e representação. Rio de Janeiro, RJ: Apicuri, 2016.

HARARI, Y. N. 21 lições para o século 21. São Paulo, SP: Companhia das Letras, 2018.

IMDBPRO. Top Lifetime Grosses. Box Office Mojo IMDbPro, 24 fev. 2024. Disponível em: <https://www.boxofficemojo.com/chart/top_lifetime_gross/?area=XWW>

» https://www.boxofficemojo.com/chart/top_lifetime_gross/?area=XWW

JOHNSTON, K. M. Science Fiction Film - A Critical Introduction. [s.l.] Berg, 2011.

KIRBY, D. A. Science Consultants, Fictional Films and Scientific Practice. Social Studies of Science, v. 33, n. 2, p. 231-268, 2003.

KIRBY, D. A. Lab coats in Hollywood: science, scientists, and cinema. [s.l.] The MIT Press, 2010.

MACHADO, A. A ilusão especular: introdução à fotografia. São Paulo, SP: Brasiliense, 1984.

MARTÍN-BARBERO, J. América Latina e os anos recentes: o estudo da recepção em comunicação social. Em: SOUZA (Ed.). Sujeito, o lado oculto do receptor. São Paulo: Brasiliense, 1995. p. 39-68.

MCCLEAN, S. T. Digital storytelling: the narrative power of visual effects in film. Cambridge, Mass: MIT Press, 2007.

MORLEY, D. Interpretar televisión: la audiencia de Nationwide. Em: Televisión, audiencias y estudios culturales. Buenos Aires: Amorrortu, 1996.

NOWOTNY, H. SCIENCE AND SOCIETY: High- and Low-Cost Realities for Science and Society. Science, v. 308, n. 5725, p. 1117-1118, 20 maio 2005.

PARRINDER, P. Revisiting Suvin’s Poetics of Science Fiction. Em: PARRINDER, P. (Ed.). Learning from other worlds: estrangement, cognition and the politics of science fiction and utopia. Liverpool science fiction texts and studies. Liverpool: Liverpool Univ. Press, 2000.

PAULINO, A. G.; PIMENTA, A. V.; DINIS, N. F. Educação, Cinema e Estudos Culturais (Education, Cinema and Cultural Studies). Revista Eletrônica de Educação, v. 13, n. 2, p. 388, 10 maio 2019.

PIASSI, L. P. A ficção científica e o estranhamento cognitivo no ensino de ciências: estudos críticos e propostas de sala de aula. Ciência & Educação(Bauru), v. 19, n. 1, p. 151-168, 2013.

PIASSI, L. P.; PIETROCOLA, M. Ficção científica e ensino de ciências: para além do método de “encontrar erros em filmes”. Educação e Pesquisa, v. 35, n. 3, p. 525-540, dez. 2009.

PRINCE, S. True Lies: Perceptual Realism, Digital Images, and Film Theory. Film Quarterly, v. 49, n. 3, p. 27-37, 1996.

REIS FILHO, L.; ITO, T. C.; SUPPIA, A. Cinema de ficção científica e efeitos especiais: v. 13, n. 12, p. 16, 2011.

REZENDE FILHO, L. A. C. DE et al. Convergência entre endereçamento e reendereçamento de vídeos na prática de uma professora de ensino superior de ciências. Experiências em Ensino de Ciências, v. 14, n. 2, p. 624-636, 2019.

REZENDE, L. A. Trajetória de pesquisa sobre cinema e educação por meio do conceito de endereçamento. Em: LEITE, C.; OMELCZUK, F.; REZENDE, L. A. (Eds.). Cinema-Educação: políticas e poéticas. [s.l: s.n.]. p. 375-396. 2021

ROBU, C. Uma chave para a ficção científica: Revisitando o senso do maravilhoso. Em: SUPPIA (Ed.). Cartografias para a ficção científica mundial: cinema e literatura. São Paulo: Alameda, 2015. p. 319.

SANTOS, G. A. L. C. DOS; REZENDE FILHO, L. A. C. DE. A produção de sentidos dos estudantes por meio do reendereçamento de um audiovisual por uma professora de química. Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista, v. 11, n. 3, p. 5-19, dez. 2021.

SANTOS, G. A. L. C. DOS; REZENDE FILHO, L. A. C. DE. Potencialidades da ação docente com o uso de audiovisuais no ensino de química. ETD - Educação Temática Digital, v. 24, n. 2, p. 504-521, 23 maio 2022.

SUPPIA, A. O realismo da especulação. ComCiência [online], n. 160, jul. 2014.

SUPPIA, A. L. P. DE O. Realismo e cinema de ficção científica: equilíbrio delicado. Limina, v. 3, n. 1, p. 1-15, 2009.

TURNER, G. Film as Social Practice. Third Edition ed. New York and London: Routledge, 1999.

XAVIER, I. O discurso cinematográfico: a opacidade e a transparência. 3a ed. São Paulo: Paz e Terra, 2005.

XAVIER, I. A opacidade e a transparência no cinema, 2018. Disponível em:https://www.youtube.com/watch?v=ZLVF94mZZnI >. Acesso em:18 set. 2022

» https://www.youtube.com/watch?v=ZLVF94mZZnI

YOW, D. M. Teaching Introductory Weather and Climate Using Popular Movies. Journal of Geoscience Education, v. 62, n. 1, p. 118-125, 26 fev. 2014.

Downloads

Publicado

2025-01-15

Edição

Seção

ARTIGO TEÓRICO / THEORETICAL ARTICLE