A BIBLIOGRAPHIC REVIEW ON ONTOLOGICAL AND EPISTEMOLOGICAL ASPECTS OF SCIENCE: THE IMPORTANCE OF WORLDVIEW FOR SCIENCE EDUCATION

UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE ASPECTOS ONTOLÓGICOS E EPISTEMOLÓGICOS DA CIÊNCIA: A IMPORTÂNCIA DA CONCEPÇÃO DE MUNDO PARA A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172022240162

Palavras-chave:

revisão bibliográfica, realidade, materialismo histórico e dialético

Resumo

O ensino de ciências não costuma tratar da dimensão filosófica da ciência, que envolve aspectos ontológicos e epistemológicos relacionados a uma concepção de mundo. Apresento uma revisão bibliográfica que é parte de uma pesquisa de mestrado e que tem por objetivo identificar os focos temáticos mobilizados por autores nacionais e estrangeiros da Educação em Ciências sobre aspectos ontológicos e epistemológicos da ciência. Nos 144 artigos selecionados, é recorrente a discussão sobre a natureza da realidade e a possibilidade de conhecê-la, além de uma valorização da abordagem epistemológica. Desse corpus, 11 trabalhos foram analisados com base no materialismo histórico e dialético, apresentando novos olhares da discussão filosófica sobre a realidade para a Educação em Ciências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Amaral, E. M. R, & Mortimer, E. F. (2001). Uma proposta de perfil conceitual para o conceito de calor. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 1(3), 1-14. https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4154

» https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4154

Atweh, B. (2011). Reflections on social justice, race, ethnicity and identity from an ethical perspective. Cultural Studies of Science Education, 6(1), 33-47. https://doi.org/10.1007/s11422-010-9305-3

» https://doi.org/10.1007/s11422-010-9305-3

Bai, H. (2015). Peace with the Earth: Animism and contemplative ways. Cultural Studies of Science Education, 10(1), 135-147. https://doi.org/10.1007/s11422-013-9501-z

» https://doi.org/10.1007/s11422-013-9501-z

Baily, C., & Finkelstein, N. (2009). Development of quantum perspectives in modern physics. Physical Review Special Topics - Physics Education Research, 5(1), 1-8. https://doi.org/10.1103/PhysRevSTPER.5.010106

» https://doi.org/10.1103/PhysRevSTPER.5.010106

Bencze, L., & Elshof, L. (2004). Science teachers as metascientists: An inductive-deductive dialectic immersion in northern alpine field ecology. International Journal of Science Education, 26(12), 1507-1526. https://doi.org/10.1080/0950069042000205431

» https://doi.org/10.1080/0950069042000205431

Bhaskar, R. (2013). A realist theory of science Routledge.

Brockington, G., & Pietrocola, M. (2005). O ensino de física moderna na escola média: Os modelos e o realismo científico na sala de aula [Apresentação de Trabalho]. VEncontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. https://abrapec.com/atas_enpec/venpec/conteudo/artigos/3/pdf/p749.pdf

» https://abrapec.com/atas_enpec/venpec/conteudo/artigos/3/pdf/p749.pdf

Bunge, M. (1973). Filosofia da Física Edições 70.

Bunge, M. (1974). Teoria e realidade Perspectiva.

Bunge, M. (2000). Energy: Between physics and metaphysics. Science and Education, 9, 457-431. https://doi.org/10.1023/A:1008784424048

» https://doi.org/10.1023/A:1008784424048

Cheptulin, A. (1982). A dialética materialista: Categorias e leis da dialética Alfa-Omega.

Chi, M. T. H. (1992). Conceptual change within and across ontological categories: Examples from learning and discovery in science. In R. Giere, (Ed.), Cognitive models of science: Minnesota studies in the philosophy of science(pp. 129-186). University of Minnesota Press.

Cupani, A., & Pietrocola, M. (2002). A relevância da epistemologia de Mario Bunge para o ensino de ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 19, 100-125. https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/10057

» https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/10057

Della Fonte, S. S. (2007). Considerações sobre o ceticismo contemporâneo a partir da ontologia e gnosiologia marxista. Educação & Sociedade, 28(101), 1525-1542. https://doi.org/10.1590/S0101-73302007000400013

» https://doi.org/10.1590/S0101-73302007000400013

Della Fonte, S. S. (2011). Fundamentos teóricos da pedagogia histórico-crítica. In A. C. G. Marsiglia(Org.), Pedagogia histórico-crítica: 30 anos(pp. 23-42). Autores Associados.

Dimov, L. F., Pechliye, M. M., & Jesus, R. C. (2014). Caracterização ontológica do conceito de fotossíntese e obstáculos epistemológicos e ontológicos relacionados com o ensino deste conceito. Investigações em Ensino de Ciências, 19(1), 7-28. https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/92

» https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/92

Duarte, N. (1998). Relações entre ontologia e epistemologia e a reflexão filosófica sobre o trabalho educativo. Perspectiva, 16(29), 99-116. https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/10579

» https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/10579

Duarte, N., Massi, L., & Teixeira, L. A. (2021). The committed objectivity of science and the importance of scientific knowledge in ethical and political education. Science & Education, 30, 1-21. https://doi.org/10.1007/s11191-021-00302-2

» https://doi.org/10.1007/s11191-021-00302-2

Duca, G. R. S., Barlette, V. E., & Nedel, D. L. (2017). Obstáculos epistemológicos na compreensão do conceito de temperatura por estudantes de nível médio [Apresentação de Trabalho]. XIEncontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. https://www.abrapec.com/enpec/xi-enpec/anais/listaresumos.htm

Engels, F. (2020). Dialética da natureza Boitempo.

Freitas, E., & Sinclair, N. (2018). The quantum mind: Alternative ways of reasoning with uncertainty. Canadian Journal of Science, Mathematics and Technology Education, 18(3), 271-283. https://doi.org/10.1007/s42330-018-0024-1

» https://doi.org/10.1007/s42330-018-0024-1

Friedrichsen, P., Van Driel, J. H., & Abell, S. K. (2011). Taking a closer look at science teaching orientations. Science education, 95(2), 358-376. https://doi.org/10.1002/sce.20428

» https://doi.org/10.1002/sce.20428

Gupta, A., Elby, A., & Conlin, L. D. (2014). How substance-based ontologies for gravity can be productive: A case study. Physical Review Special Topics - Physics Education Research, 10(1), Article 010113. https://doi.org/10.1103/PhysRevSTPER.10.010113

» https://doi.org/10.1103/PhysRevSTPER.10.010113

Kang, N.-H., & Wallace, C. S. (2005). Secondary science teachers’ use of laboratory activities: Linking epistemological beliefs, goals, and practices. Science education, 89(1), 140-165. https://doi.org/10.1002/sce.20013

» https://doi.org/10.1002/sce.20013

Kelly, G. J. (1997). Research traditions in comparative context: A philosophical challenge to radical constructivism. Science Education, 81(3), 355-375. https://doi.org/10.1002/(SICI)1098-237X(199705)81:3<355::AID-SCE6>3.0.CO;2-D

» https://doi.org/10.1002/(SICI)1098-237X(199705)81:3<355::AID-SCE6>3.0.CO;2-D

Kincheloe, J. L., & Tobin, K. (2009). The much exaggerated death of positivism. Cultural Studies of Science Education, 4(3), 513-528. https://doi.org/10.1007/s11422-009-9178-5

» https://doi.org/10.1007/s11422-009-9178-5

Kind, P., & Osborne, J. (2017). Styles of scientific reasoning: A cultural rationale for science education? Science education, 101(1), p. 8-31. https://doi.org/10.1002/sce.21251

» https://doi.org/10.1002/sce.21251

Kosik, K. (1969). Dialética do concreto Paz e Terra.

Kress, T. M., & Lake, R. (2018). The strong poetry of place: A co/auto/ethnographic journey of connoisseurship, criticality and learning. Cultural studies of science education, 13(4), 945-956. https://doi.org/10.1007/s11422-016-9804-y

» https://doi.org/10.1007/s11422-016-9804-y

Laburú, C. E., & Carvalho, M. (2001). Controvérsias construtivistas e pluralismo metodológico no ensino de ciências naturais. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 1(1), 1-11. https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4184

» https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4184

Lefebvre, H. (1991). Lógica formal, lógica dialética(5a ed.). Civilização Brasileira.

Lênin, V. I. (1982). Materialismo e empiriocriticismo Progresso/Avante.

Lênin, V. I. (2011). Cadernos sobre a dialética de Hegel Editora UFRJ.

Leonardo Júnior, C. S., & Massi, L. (2022). A ontologia e a epistemologia da ciência na Educação em Ciências: Uma revisão bibliográfica sistemática [Apresentação de Trabalho]. XVIIIReunião Técnica do Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência. https://www.fc.unesp.br/#!/ensino/pos-graduacao/programas/educacao-para-a-ciencia/reuniao-tecnica/xviii-reuniao-tecnica---2021/

» https://www.fc.unesp.br/#!/ensino/pos-graduacao/programas/educacao-para-a-ciencia/reuniao-tecnica/xviii-reuniao-tecnica---2021/

Lin, T.-J., & Tsai, C.-C. (2017). Eliciting Taiwanese high school students’ scientific ontological and epistemic beliefs. International Journal of Science Education, 39(17), 2321-2341. https://doi.org/10.1080/09500693.2017.1378831

» https://doi.org/10.1080/09500693.2017.1378831

Liu, X. (2004). Using concept mapping for assessing and promoting relational conceptual change in science. Science Education, 88(3), 373-396. http://dx.doi.org/10.1002/sce.10127

» https://doi.org/10.1002/sce.10127

Long, D. E. (2012). The politics of teaching evolution, science education standards, and being a creationist. Journal of Research in Science Teaching, 49(1), 122-139. https://doi.org/10.1002/tea.20445

» https://doi.org/10.1002/tea.20445

Lopes, F. S., Ortega, J. L. N. A., & Mattos, C. (2020). Ensino de ciências como controle do estado: O caso da Alemanha nazista. Ensaio - Pesquisa em Educação em Ciências, 22, Artigo e19654. https://doi.org/10.1590/21172020210126

» https://doi.org/10.1590/21172020210126

Lukács, G. (1966). Estetica: La peculiaridad de lo estético(Vol. 1). Grijalbo.

Lukács, G. (2018). Para uma ontologia do ser social I (2a ed.). Boitempo.

Mansour, N. (2010). Science teachers’ interpretations of Islamic culture related to science education versus the Islamic epistemology and ontology of science. Cultural studies of science education, 5(1), 127-140. https://doi.org/10.1007/s11422-009-9214-5

» https://doi.org/10.1007/s11422-009-9214-5

Martins, L. M., & Lavoura, T. N. (2018). Materialismo histórico-dialético: Contributos para a investigação em educação. Educar em Revista, 34(71), 223-239. https://doi.org/10.1590/0104-4060.59428

» https://doi.org/10.1590/0104-4060.59428

Marx, K. (2010). Manuscritos econômico-filosóficos Boitempo.

Matthews, M. R. (2009). Teaching the philosophical and worldview components of science. Science & Education, 18, 697-728. https://doi.org/10.1007/s11191-007-9132-4

» https://doi.org/10.1007/s11191-007-9132-4

Matthews, M. R. (2014). Science, worldviews and education. In M. R. Matthews(Ed.), International Handbook of Research in History, Philosophy and Science Teaching (pp. 1585-1635). Springer.

Moher, D., Liberati, A., Tetzlaff, J., & Altman, D. G. (2009). Preferred reporting items for systematic reviews and meta-analyses: The PRISMA statement. PLoS Med, 6(7), Article e1000097. https://doi.org/10.1371/journal.pmed.1000097

» https://doi.org/10.1371/journal.pmed.1000097

Mortimer, E F. (1995). Conceptual change or conceptual profile change? Science & Education, 4(3), 265-287. https://doi.org/10.1007/BF00486624

» https://doi.org/10.1007/BF00486624

Mortimer, E. F. (1998). Multivoicedness and univocality in classroom discourse: An example from theory of matter. International Journal of Science Education, 20(1), 67-82. https://doi.org/10.1080/0950069980200105

» https://doi.org/10.1080/0950069980200105

Nascimento Júnior, A. F., Souza, D. C., & Carneiro, M. C. (2011). O conhecimento biológico nos documentos curriculares nacionais do ensino médio: Uma análise histórico-filosófica a partir dos estatutos da biologia. Investigações em Ensino de Ciências, 16(2), 223-243. https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/228

» https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/228

Nicolli, A. A., & Mortimer, E. D. (2009). Construção de um perfil para o conceito de morte [Apresentação de Trabalho]. VIIEncontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. https://fep.if.usp.br/~profis/arquivos/viienpec/VII%20ENPEC%20-%202009/www.foco.fae.ufmg.br/cd/pdfs/755.pdf

» https://fep.if.usp.br/~profis/arquivos/viienpec/VII%20ENPEC%20-%202009/www.foco.fae.ufmg.br/cd/pdfs/755.pdf

Oliveira, B. A. (2005). A dialética do singular-particular-universal. In A. A. Abrantes, N. R. Silva, & S. T. F. Martins (Orgs.), Método histórico-social na Psicologia Social (pp. 25-51). Vozes.

Paulo Netto, J. (2011). Introdução ao estudo do método de Marx Expressão Popular.

Peneluc, M. C., Pinheiro, B. C. S., & Moradillo, E. F. (2018). Possíveis confluências filosóficas e pedagógicas entre a educação ambiental crítica e a pedagogia histórico-crítica. Ciência & Educação, 24(1), 157-173. https://doi.org/10.1590/1516-731320180010011

» https://doi.org/10.1590/1516-731320180010011

Pereira, A. P. (2017). Um panorama da pesquisa internacional sobre mudança conceitual. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 17(1), 215-242. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2017171215

» https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2017171215

Pietrocola, M. (1999). Construção e realidade: O realismo científico de Mário Bunge e o ensino de ciências através de modelos. Investigações em Ensino de Ciências, 4(3), 213-227. https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/604

» https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/604

Poblete, J. C., Rojas, R. O., Merino, C., & Quiroz, W. (2016). An ontological and epistemological analysis of the presentation of the first law of thermodynamics in school and university textbooks. Chemistry Education Research and Practice, 17(4), 1041-1053. https://doi.org/10.1039/C6RP00105J

» https://doi.org/10.1039/C6RP00105J

Posner, G. J., Strike, K. A., Hewson, P. W., & Gertzog, W. A. (1982). Accommodation of a scientific conception: Toward a theory of conceptual change. Science Education, 66(2), 211-227. https://doi.org/10.1002/sce.3730660207

» https://doi.org/10.1002/sce.3730660207

Pressato, D., & Campos, L. M. L. (2022). As teorias pedagógicas e as concepções de mundo dos licenciandos em ciências e biologia. Ensaio - Pesquisa em Educação em Ciências, 24, Artigo e33967. https://doi.org/10.1590/1983-21172021240103

» https://doi.org/10.1590/1983-21172021240103

Radé, T. S., & Santos, R. P. (2005). Uma proposta de perfil conceitual para o conceito de força [Apresentação de Trabalho]. VEncontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. https://abrapec.com/atas_enpec/venpec/conteudo/paineltitulo.htm

Reis, P. (2021). Desafios à Educação em Ciências em tempos conturbados. Ciência & Educação, 27, Artigo e21000. https://doi.org/10.1590/1516-731320210000

» https://doi.org/10.1590/1516-731320210000

Santos, J. V. A. (2017). Conhecimento em uma abordagem ontológica na pesquisa em ensino de Ciências [Apresentação de Trabalho]. XIEncontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. https://www.abrapec.com/enpec/xi-enpec/anais/listaresumos.htm

» https://www.abrapec.com/enpec/xi-enpec/anais/listaresumos.htm

Schulz, R. M. (2014). Philosophy of education and science education: A vital but underdeveloped relationship. In M. R. Matthews(Ed.), International Handbook of Research in History, Philosophy and Science Teaching (pp. 1259-1316). Springer.

Sepulveda, C., Mortimer, E. F., & El-hani, C. N. (2013). Construção de um perfil conceitual de adaptação: Implicações metodológicas para o programa de pesquisa sobre perfis conceituais e o ensino de evolução. Investigações em Ensino de Ciências, 18(2), 439-479. https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/140

» https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/140

She, H.‐C. (2004). Fostering radical conceptual change through dual‐situated learning model. Journal of Research in Science Teaching, 41(2), 142-164. https://doi.org/10.1002/tea.10130

» https://doi.org/10.1002/tea.10130

Silva, F. A. R., & Coutinho, F. A. (2016). Realidades colaterais e a produção da ignorância em livros didáticos de biologia: Um estudo sobre os hormônios e a questão de gênero. Investigações em ensino de ciências, 21(3), 176-194. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v21n3p176

» https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v21n3p176

Skordoulis, C. D. (2008). Science and worldviews in the marxist tradition. Science & Education, 17, 559-571. https://doi.org/10.1007/s11191-007-9092-8

» https://doi.org/10.1007/s11191-007-9092-8

Stetsenko, A. (2008). From relational ontology to transformative activist stance on development and learning: Expanding Vygotsky’s (CHAT) project. Cultural Studies of Science Education, 3(2), 471-491. https://doi.org/10.1007/s11422-008-9111-3

» https://doi.org/10.1007/s11422-008-9111-3

Tonet, I. (2013). Método científico: Uma abordagem ontológica Instituto Lukács.

Tyson, L. M., Venville, G. J., Harrison, A. G., & Treagust, D. F. (1997). A multidimensional framework for interpreting conceptual change events in the classroom. Science education, 81(4), 387-404. https://doi.org/10.1002/(SICI)1098-237X(199707)81:4<387:AID-SCE2>3.0.CO;2-8

» https://doi.org/10.1002/(SICI)1098-237X(199707)81:4<387:AID-SCE2>3.0.CO;2-8

Valero, R., Leonardo Júnior, C. S., Massi, L., & Gomes, L. B. M. (2022). Análise marxista de elementos da concepção de ciência nos principais filósofos abordados na Educação em Ciências: Aspectos ontológicos e epistemológicos. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 39(3), 828-858. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2022.e86571

» https://doi.org/10.5007/2175-7941.2022.e86571

Wagner, G., & Silveira, E. (2019). Realismo crítico e marxismo: Contribuições à filosofia da Educação Matemática. Contexto & Educação, 34(109), 234-251. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.109.234-251

» https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.109.234-251

Westphal, M., & Pinheiro, T. C. (2004). A epistemologia de Mario Bunge e sua contribuição para o ensino de ciências. Ciência & Educação, 10(3), 585-596. https://doi.org/10.1590/S1516-73132004000300019

» https://doi.org/10.1590/S1516-73132004000300019

Yucel, R. (2018). Scientists’ ontological and epistemological views about science from the perspective of critical realism. Science & Education, 27(5), 407-433. https://doi.org/10.1007/s11191-018-9983-x

» https://doi.org/10.1007/s11191-018-9983-x

Downloads

Publicado

2023-11-28

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS