The presence and treatment of human evolution in the PCN and BCNN of elementary education: a comparative analysis

A presença e o tratamento da evolução humana nos PCN e na BNCC do ensino fundamental: uma análise comparativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172022240184

Palavras-chave:

Currículo, Diretrizes, Educação Básica

Resumo

A pesquisa objetiva analisar a presença e o tratamento da evolução humana em três documentos curriculares nacionais do ensino fundamental: os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997; 1998) e a Base Nacional Comum Curricular (2017). A investigação possui caráter documental, com uso das técnicas de análise de conteúdo de Bardin. As unidades de análise selecionadas para o exame da evolução humana restringiram-se à área de conhecimento das Ciências Naturais, sendo frequenciadas e categorizadas de acordo com o seu conteúdo manifesto e latente. Os dados encontrados revelam uma escassez de conteúdos referentes à evolução humana nesses documentos e uma abordagem abrangente e superficial deste tópico pautada nos aspectos mais gerais da evolução, sem especificar conteúdos direcionados aos hominínios. O estudo abre caminhos para questionar a incipiência da evolução biológica no ensino fundamental, já que a ausência da compreensão evolutiva a longo prazo pode acarretar em prejuízos no debate público sobre a Ciência e em impactos no âmbito da cidadania e da saúde pública.

Biografia do Autor

  • William Rossani dos Santos, Universidade Federal de São Carlos

    Doutorando no programa de pó-graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos. Mestre em Ensino e História de Ciências da Terra, na linha História e Filosofia das Ciências Naturais, pelo Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas. Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos. tualmente é graduando no curso de Ciências Biológicas (UFSCar). Integra o Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa (NIASE) da UFSCar, e o grupo de pesquisa Interdisciplinaridade e Ciência do Sistema Terra como Eixos para o Ensino Básico da UNICAMP. integra o projeto interinstitucional Estado da Arte da Pesquisa em Educação em Ciências no Brasil um estudo de teses e dissertações (1972-2021) (Projeto EAEC), vinculado ao Grupo de Pesquisa Formar-Ciências da Faculdade de Educação da UNICAMP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em estudos sobre: Ensino de Ciências, Ensino de Evolução Biológica, Relação entre Ciência e Religião, Alfabetização Científica e História e Filosofia da Ciência.

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Publicado

2024-11-06

Edição

Seção

ARTIGO TEÓRICO / THEORETICAL ARTICLE