EPISTEMOLOGICAL AND PEDAGOGICAL ADVANCES AND CHALLENGES IN THE INTERFACE BETWEEN SCIENCE EDUCATION AND RURAL EDUCATION: THE CONTEXTUALIZATION OF KNOWLEDGE IN FOCUS

AVANÇOS E DESAFIOS EPISTEMOLÓGICOS E PEDAGÓGICOS NA INTERFACE ENTRE O ENSINO DE CIÊNCIAS E A EDUCAÇÃO DO CAMPO: A CONTEXTUALIZAÇÃO DOS CONHECIMENTOS EM FOCO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/

Palavras-chave:

Núcleos de Significação, Prática educativa, Produção de Conhecimento

Resumo

Apontamos avanços e desafios na interface entre o Ensino de Ciências e a Educação do Campo, a partir da análise da significação das palavras contextualização e contexto. O corpus de análise envolve artigos do Portal de Periódicos da Capes e Dissertações e teses do Catálogo da CAPES, considerando o período de 2017-2021. Analisamos na integra 14 artigos e 11 dissertações e teses. As interfaces apareceram em dois movimentos na produção do conhecimento, um que parte do Ensino de Ciências para a Educação do Campo e outro que parte do Movimento por uma Educação do Campo para o Ensino de Ciências. São cinco núcleos de significação em torno da palavra contextualização e dois núcleos da palavra contexto. A interface assinala avanços à contextualização para além da ilustração de conceitos científicos. Ademais, a palavra contexto traz o Campo para o cenário educativo, mas ainda é pouco aprofundado.

Biografia do Autor

  • Daniele Cristina de Souza, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

    Professora no curso de Licenciatura de Educação do Campo (2015-) e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática. Coordenadora do Curso de Licenciatura em Educação do Campo (gestão 2016-2018 e 2018-2019.1) na Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Pós- Doutora em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social, da FAE/UFMG (2022). Doutora em Educação para a Ciência pelo Programa da Faculdade de Ciências da UNESP campus Bauru (2014), bolsista Capes de set/2011 a fev.2013. Professora substituta na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho nos cursos de Ciências Biológicas e Pedagogia 2011-2013. Professora colaboradora voluntária no Programa Institucional de Bolsas à Iniciação à Docência (PIBID), UNESP-Bauru de 2011 à 2013. Desenvolveu atividades de formação inicial e continuada em Educação Ambiental no Programa Núcleo de Ensino, Unesp-Bauru em 2011 e 2012. Membro da equipe técnica da revista Ciência e Educação, 2011 à 2013. Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (2010). Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Paranaense (2006). Atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, ensino de ciências, educação do campo, produção de material didático-pedagógico, história e filosofia da Biologia.

  • Maria Isabel, Universidade Federal de Minas Gerais

    Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1983), Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Pós-doutorado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/Campus Presidente Prudente. Pós-doutorado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora Titular da Faculdade de Educação/Universidade Federal de Minas Gerais. Participa do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo (NEPCAMPO/FaE-UFMG), do Núcleo de Pesquisa Internacional em Representações Sociais (NEARS), do Grupo de Estudos e Pesquisas em Representações Sociais (GERES) e do Grupo de Estudos em Educação, Mineração e Meio Ambiente (GEMA).

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XXX. dos autores. 2023.

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Publicado

2025-06-04

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS