EPISTEMOLOGICAL AND PEDAGOGICAL ADVANCES AND CHALLENGES IN THE INTERFACE BETWEEN SCIENCE EDUCATION AND RURAL EDUCATION: THE CONTEXTUALIZATION OF KNOWLEDGE IN FOCUS
AVANÇOS E DESAFIOS EPISTEMOLÓGICOS E PEDAGÓGICOS NA INTERFACE ENTRE O ENSINO DE CIÊNCIAS E A EDUCAÇÃO DO CAMPO: A CONTEXTUALIZAÇÃO DOS CONHECIMENTOS EM FOCO
DOI:
https://doi.org/10.1590/Palavras-chave:
Núcleos de Significação, Prática educativa, Produção de ConhecimentoResumo
Apontamos avanços e desafios na interface entre o Ensino de Ciências e a Educação do Campo, a partir da análise da significação das palavras contextualização e contexto. O corpus de análise envolve artigos do Portal de Periódicos da Capes e Dissertações e teses do Catálogo da CAPES, considerando o período de 2017-2021. Analisamos na integra 14 artigos e 11 dissertações e teses. As interfaces apareceram em dois movimentos na produção do conhecimento, um que parte do Ensino de Ciências para a Educação do Campo e outro que parte do Movimento por uma Educação do Campo para o Ensino de Ciências. São cinco núcleos de significação em torno da palavra contextualização e dois núcleos da palavra contexto. A interface assinala avanços à contextualização para além da ilustração de conceitos científicos. Ademais, a palavra contexto traz o Campo para o cenário educativo, mas ainda é pouco aprofundado.
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