Analysis of research activities produced by Biological Sciences undergraduates: implications for teacher training
Análise de atividades de investigação produzidas por licenciandos em Ciências Biológicas: implicações para formação docente
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-21172022240191Palavras-chave:
atividade investigativa, ensino por investigação, licenciandosResumo
O Ensino de Ciências por Investigação (EnCI) é uma abordagem de ensino que enfatiza maior liberdade de participação dos estudantes. Sabendo disso, esta pesquisa qualitativa e descritiva, visa identificar e analisar os elementos investigativos presentes em atividades de investigação produzidas por licenciandos no intuito de compreender os desafios e possibilidades encontrados em sua produção. A coleta dos dados ocorreu durante um curso de formação ofertado aos licenciandos em Ciências Biológicas relativo ao EnCI. As sete atividades produzidas pelos licenciandos foram analisadas por meio de um instrumento analítico composto por elementos essenciais à investigação. Os resultados revelaram que a maior parte das atividades apresentaram os elementos investigativos: problema, hipóteses, confronto de hipóteses, evidências e conclusão. Todavia, houve dificuldades nas etapas de formulação de hipóteses, identificação de evidências e conclusão. Portanto, considera-se necessário que os licenciandos sejam preparados para a elaboração de atividades investigativas que contemplem os elementos que fundamentam o EnCI.
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