ADHERENCE AND PERMANENCE AS A PHYSICS TEACHER: A VIEW FROM THE TEACHING PORTRAITS PERSPECTIVE
ADESÃO E PERMANÊNCIA COMO PROFESSORA DE FÍSICA: UM OLHAR A PARTIR DOS RETRATOS DA DOCÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.1590/Palavras-chave:
Retratos Sociológicos, Retratos da Docência, Permanência na docênciaResumo
Este trabalho apresenta um retrato docente de uma licenciada em Física que aderiu à docência e permanece em uma escola pública. O objetivo é buscar elementos constituintes de sua individualidade que permitam identificar a forma como suas experiências afetaram sua trajetória profissional. O estudo é fundamentado na sociologia à escala individual de Bernard Lahire, com especificações ao Ensino de Ciências. A metodologia consiste na construção de um retrato docente a partir de uma entrevista. Os resultados mostram que, para o caso investigado, a participante manifestou disposições para sua permanência no magistério, sendo elas: disposição ao reconhecimento, disposição à afetividade e disposição à introspecção.
Referências
Agostini, G., & Massi, L. (2018). Mariana Aragão. Em L. Massi, P. Lima Junior, & E. Barolli(Orgs.), Retratos da docência: Contextos, Saberes e Trajetórias (p. 273-301). Letraria.
Barolli, E. (2018). Sophia Kowalski. Em L. Massi, P. Lima Junior, & E. Barolli(Orgs.), Retratos da docência: Contextos, Saberes e Trajetórias (p. 226-250). Letraria.
Carvalho, M. A. A., & Moura, D. L. (2023). A entrada na carreira docente: Uma revisão sistemática. Revista Brasileira de Educação, 28(e280022), 21. https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280022
Cresswell, J. W. (2012). Educational research: planning, conducting, and evaluating quantitative and qualitative research Pearson.
Dias, G., & Gauche, R. (2021). O Retrato Sociológico como método investigativo em pesquisas brasileiras nas áreas de Educação e de Ensino: Uma revisão de teses publicadas entre 2011 e 2020. Ciência & Educação (Bauru), 27(e21066), 15. https://doi.org/10.1590/1516-731320210066
Gonzalez-Escobar, M., Silva-Peña, I., Gandarillas, A. P., & Kelchtermans, G. (2020). Abandono docente en américa Latina: Revisión de la literatura. Cadernos de Pesquisa, 50(176), 592-604. https://doi.org/10.1590/198053146706
Lahire, B. (2002). Reprodução ou prolongamentos críticos? Educação & Sociedade, 23(78), 37-55. https://doi.org/10.1590/S0101-73302002000200004
Lahire, B. (2004). Retratos Sociológicos: Disposições e variações individuais Artmed.
Lima, T. de, & Leite, Y. U. F. (2020). Abandonar e permanecer na docência: Aproximações iniciais a partir de teses e dissertações (2000-2018). Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, 1(1), 79-96.
Lima Junior, P., & Massi, L. (2018). Nossa lente e nossa técnica: Fundamentos dos retratos sociológicos. Em L. Massi, P. Lima Junior, & E. Barolli (Orgs.), Retratos da docência: Contextos, saberes e trajetórias (p. 20-51). Letraria.
Massi, L., Lima Junior, P., & Barolli, E. (2018). Retratos da docência: Contextos, saberes e trajetórias (1o ed). Letraria. https://www.letraria.net/wp-content/uploads/2019/04/retratos-da-doc%C3%AAncia-contextos-saberes-e-trajet%C3%B3rias-LetrariaEditora.pdf
Matiello, G. I., & Fonseca, C. V. (2023). Elementos da formação e da prática profissional de professores de Ciências da Natureza: Investigando cursos pré-vestibulares populares de Porto Alegre e região metropolitana. Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 1-12.
Nascimento, W., & Barolli, E. (2018). Fernanda Couto. EmL. Massi , P. Lima Junior , & E. Barolli (Orgs.), Retratos da docência: Contextos, Saberes e Trajetórias (p. 353-384). Letraria.
Norte, P., & Lima Junior, P. (2018). Juliano Montanari. EmL. Massi , P. Lima Junior , & E. Barolli (Orgs.), Retratos da docência: Contextos, saberes e trajetórias (p. 134-163). Letraria.
Rodrigues, A., S Junior, D. S., Messias, I., Gualberto, L., & Mattos, C. (2016). O licenciando em física e a adesão à carreira docente: Um olhar para os dados do Enade. Anais do XVI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 1-9.
Ruiz, A. I., Ramos, M. N., & Hingel, M. (2007). Escassez de professores no ensino médio: Propostas estruturais e emergenciais (p. 36). Ministério da Educação - Conselho Nacional de Educação - Câmara de Educação Básica. http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/escassez1.pdf
Unesco. (2023). Global report on teachers: Addressing teacher shortages (p. 36). United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization.