CREOLE SEEDS AND COPING WITH THE ANTHROPOCENE IN SCIENCE EDUCATION – A STUDY WITH GRADUATES IN FIEL EDUCATION ABOUT ALLIANCES TO POSTPON THE END OF THE WORLD

SEMENTES CRIOULAS E O ENFRENTAMENTO DO ANTROPOCENO NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS - UM ESTUDO COM LICENCIANDAS EM EDUCAÇÃO DO CAMPO SOBRE ALIANÇAS PARA ADIAR O FIM DO MUNDO

Autores

  • Mariana Borchio UFMG
  • Francisco Coutinho
  • Geisieli Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.1590/

Palavras-chave:

educação do campo, antropoceno, teoria ator-rede

Resumo

Neste artigo, documentamos as ecologias afetivas que se formam entre discentes de licenciatura em educação do campo e as sementes crioulas. Para análise dos dados, seguimos a inspiração etnográfica nomeada Teoria Ator-Rede. Argumentamos que as histórias involucionárias narradas pelas estudantes sobre a relacionalidade com a terra são possibilidades de adiar o fim do mundo. O que surge entre o solo, o ar, as casas, as famílias, as águas, os nutrientes, molda a vida campesina, paisagens e ritmos não tão facilmente delimitados. Manter a mão no chão, conservar artefatos e pensar sobre a manutenção das práticas, que são educativas, são exercícios de resistência e estratégias de manutenção da vida, que envolvem presente, passado e futuro. Com este estudo, pretende-se trazer considerações sobre o modo como produzimos conhecimento para contribuir com as pesquisas sobre o Ensino de Ciências a partir do diálogo entre ontologias e coletivos heterogêneos que nos permitam tecer um mundo onde caibam muitos. 

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Publicado

2025-04-29

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS