OPINION ARTICLE: INTRODUCTORY METHODOLOGICAL NOTES TO THINK ABOUT RESEARCH IN SCIENCE TEACHING BASED ON HISTORICAL-DIALECTICAL MATERIALISM: WHAT ARE WE LOOKING FOR WHEN WE CARRY OUT A BIBLIOGRAPHICAL REVIEW?

INTRODUTÓRIAS PARA PENSAR A PESQUISA NO ENSINO DE CIÊNCIAS A PARTIR DO MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO: O QUE ESTAMOS PROCURANDO QUANDO FAZEMOS UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172022240179

Palavras-chave:

Materialismo histórico-dialético, Método, Revisão Bibliográfica

Resumo

Este artigo-parecer dialoga com “Uma revisão bibliográfica sobre aspectos ontológicos e epistemológicos da ciência: a importância da concepção de mundo para a Educação em Ciências”, artigo de Carlos Sérgio Leonardo Júnior (2023). Tendo como referência as considerações metodológicas e os resultados elencados pelo autor, trago aqui contribuições metodológicas para pensarmos revisões bibliográficas a partir do materialismo histórico-dialético. No primeiro momento do texto, apresento elementos do método materialista histórico-dialético, reforçando a importância de priorizarmos o objeto da nossa investigação. Na segunda parte do texto, elenco procedimentos para pensarmos aspectos do método de investigação e exposição quando tratamos de uma revisão. Concluo este manuscrito defendendo a necessidade de irmos além de uma simples descrição do objeto investigado e passarmos para uma análise que aponte lacunas, contradições; mostre como elementos de totalidade se expressam na particularidade do objeto; e quais eventuais aspectos de avanço e acertos os trabalhos revisados conseguem evidenciar.

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Publicado

2024-07-12

Edição

Seção

PERSPECTIVAS / PERSPECTIVES