OPINION ARTICLE: INTRODUCTORY METHODOLOGICAL NOTES TO THINK ABOUT RESEARCH IN SCIENCE TEACHING BASED ON HISTORICAL-DIALECTICAL MATERIALISM: WHAT ARE WE LOOKING FOR WHEN WE CARRY OUT A BIBLIOGRAPHICAL REVIEW?
INTRODUTÓRIAS PARA PENSAR A PESQUISA NO ENSINO DE CIÊNCIAS A PARTIR DO MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO: O QUE ESTAMOS PROCURANDO QUANDO FAZEMOS UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA?
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-21172022240179Palavras-chave:
Materialismo histórico-dialético, Método, Revisão BibliográficaResumo
Este artigo-parecer dialoga com “Uma revisão bibliográfica sobre aspectos ontológicos e epistemológicos da ciência: a importância da concepção de mundo para a Educação em Ciências”, artigo de Carlos Sérgio Leonardo Júnior (2023). Tendo como referência as considerações metodológicas e os resultados elencados pelo autor, trago aqui contribuições metodológicas para pensarmos revisões bibliográficas a partir do materialismo histórico-dialético. No primeiro momento do texto, apresento elementos do método materialista histórico-dialético, reforçando a importância de priorizarmos o objeto da nossa investigação. Na segunda parte do texto, elenco procedimentos para pensarmos aspectos do método de investigação e exposição quando tratamos de uma revisão. Concluo este manuscrito defendendo a necessidade de irmos além de uma simples descrição do objeto investigado e passarmos para uma análise que aponte lacunas, contradições; mostre como elementos de totalidade se expressam na particularidade do objeto; e quais eventuais aspectos de avanço e acertos os trabalhos revisados conseguem evidenciar.
Downloads
Referências
Chasin, J. (2009). Marx: estatuto ontológico e resolução metodológica Boitempo.
Goleman, D. (1995). Inteligência emocional Objetiva.
Leonardo Júnior, C. S. (2023). Uma revisão bibliográfica sobre aspectos ontológicos e epistemológicos da ciência: a importância da concepção de mundo para a Educação em Ciências. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, 25, e46673. https://doi.org/10.1590/1983-21172022240162
Magalhães, P. (2023). Bases anticoloniais para o ensino histórico-crítico de química: primeiras incinerações [Dissertação de Mestrado, Universidade Federal da Bahia]. Repositório Institucional da UFBA. https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36861
» https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36861
Marx, K. (2000). Teses sobre Feuerbach(A. Pina Trad.). (Trabalho original publicado em 1845). https://www.marxists.org/portugues/marx/1845/tesfeuer.htm
» https://www.marxists.org/portugues/marx/1845/tesfeuer.htm
Marx, K. (2011). Grundrisse - Manuscritos econômicos de 1857-1858: esboços da crítica da economia política Boitempo Editorial.
Marx, K. (2013). O Capital - Crítica da economia política. Livro 1: O processo de produção do capital Boitempo Editorial.
Marx, K. (2017). O Capital - Crítica da economia política. Livro 3: O processo de circulação do capital Boitempo Editorial.
Massi, L., Souza, B. N., Sgarbosa, E. C., & Colturato, A. R. (2019). Incorporação da pedagogia histórico-crítica na educação em ciências: uma análise crítica dialética de uma revisão bibliográfica sistemática. Investigações em Ensino de Ciências, 24(2), 212-255. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2019v24n2p212
» https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2019v24n2p212
P Netto, J. P. (2011). Introdução ao estudo do método de Marx Expressão Popular.
Patto, M. H. S. (2000). Mutações do cativeiro: escritos de psicologia e política Hacker Editores.
Pires, I. S. (2020). O ensino de Ciências e a Pedagogia Histórico-Crítica: O que as práxis educativas revelam [Dissertação de Mestrado, Universidade Federal da Bahia/Universidade Estadual de Feira de Santana]. Repositório Institucional da UFBA. https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32852
» https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32852
Rossler, J. H. (2006). Sedução e alienação no discurso construtivista Autores Associados.
Saviani, D. (2008). Escola e democracia (Edição comemorativa) Autores Associados.
Saviani, D. (2019). Pedagogia histórico-crítica, quadragésimo ano: novas aproximações Autores Associados.
Tonet, I.(2013). Método científico: uma abordagem ontológica Instituto Lukács.
Vigotski, L. S. (2004). Teoria e método em Psicologia Martins Fontes.
Vigotski, L. S. (2009). A construção do pensamento e da linguagem Martins Fontes.