CONCEPTION OF INCLUSION IN RESEARCH IN SCIENCE TEACHING WITH STUDENTS ON THE AUTISTIC SPECTRUM

CONCEPÇÃO DE INCLUSÃO NAS PESQUISAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS COM ESTUDANTES NO ESPECTRO AUTISTA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172022240194

Palavras-chave:

Autismo, Deficiência, Ensino Fundamental e Médio

Resumo

A partir de pesquisas nacionais e internacionais do período de 1943 a 2022, este manuscrito teve por objetivo discutir perspectivas de inclusão de pessoas autistas em aulas de ciências. Trata-se de uma investigação bibliográfica que resultou em 19 artigos (oito nacionais e 11 internacionais) submetidos a uma análise sob orientação teórico-metodológica da Teoria Histórico-Cultural e do Materialismo Histórico-Dialético. Percebemos que, majoritariamente, as pesquisas de intervenção pedagógica ocorreram em salas de Atendimento Educacional Especializado sem a relação com os pares da sala de aula comum. Muitas delas como ações pedagógicas estanques sem uma proposta articulada e continuada em projetos escolares. Identificamos poucas justificativas acerca do ensino de conhecimentos de ciências em contribuições para a superação de interrupções explicitadas - a dificuldade de pessoas com autismo em relação a comunicação e vínculos sociais. Apontamos a necessidade de ampliação de investigações na área de ensino de ciências com estudantes no espectro autista.

Biografia do Autor

  • Joanna Paoli, Universidade de Brasília

    Professora da Secretaria de Educação do Distrito Federal (DF), Licenciada em química pela Universidade de Brasília (UnB), pós-graduada em Psicomotricidade Clínica e Escolar (IEPSE), Mestre em Ensino de Ciências (PPGEC-UnB) e Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências (PPGEduC-UnB). Membro do Círculo Vigotskiano - Grupo de Estudos em Teoria Histórico-Cultural e membro do Grupo de Estudos ?Comunidades de Aprendizagem Hiperconectada para Inclusão?. Professora com foco nos temas de autismo, inclusão e educação especial nas Pós-graduações de Educação Especial e inclusiva na perspectiva histórico-cultural (Instituto Saber), Psicopedagogia (UNIEURO), Autismo em uma perspectiva histórico-cultural (UNIEURO) e Psicomotricidade (IEPSE). Mãe do Pedrinho.

  • Patrícia Fernandes Lootens Machado, Universidade de Brasília (Instituto de Química / PPGEduC)

    Para chegar a Professora Titular no Instituto de Química da Universidade de Brasília - IQ/UnB - (2010 - atual), tornei-me Bacharel em Química pela Universidade Federal do Ceará (1987), Mestre (1990) e Doutora (1997) em Ciência de Materiais pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Comecei minha carreira no quadro de professora permanente no Departamento de Química Inorgânica e Analítica da UFRGS (1996 2010). Também fui docente em Exercício Provisório da Universidade de Brasília (2001-2003 e 2006-2010) e do Departamento de Química Inorgânica na Universidade Federal Fluminense (2004-2005). O trabalho como professora-pesquisadora na Divisão de Ensino de Química (DEQ) do IQ/UnB, levou-me ao pós-doutorado em Educação Química (ano sabático) na Catholic University of America (CUA) em Washington, DC, EUA (2014-2016). No IQ/UnB, já estive: Coordenadora do Curso de Licenciatura (2010-2012); Coordenadora da DEQ (20132014); Coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) do curso de Licenciatura em Química (2014); Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências (2017-2021) e Coordenadora de Extensão do IQ/UnB (2023 - atual). Sou líder do Grupo de Pesquisa Ciência Tecnologia em Contexto (CiTeCo/UnB) e pesquisa sobre Educação Científica, com ênfase no ensino-aprendizagem de Química e de Ciências; Educação CTS; Questões Sociocientíficas; Formação Inicial e Continuada de Professores de Ciências. Coordeno dois Projetos de Extensão de Ação Continua, que objetivam contribuir com a formação de professores e estudantes, bem como divulgar o conhecimento científico para o público leigo.

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Publicado

2024-11-06

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS