CONCEPTION OF INCLUSION IN RESEARCH IN SCIENCE TEACHING WITH STUDENTS ON THE AUTISTIC SPECTRUM
CONCEPÇÃO DE INCLUSÃO NAS PESQUISAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS COM ESTUDANTES NO ESPECTRO AUTISTA
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-21172022240194Palavras-chave:
Autismo, Deficiência, Ensino Fundamental e MédioResumo
A partir de pesquisas nacionais e internacionais do período de 1943 a 2022, este manuscrito teve por objetivo discutir perspectivas de inclusão de pessoas autistas em aulas de ciências. Trata-se de uma investigação bibliográfica que resultou em 19 artigos (oito nacionais e 11 internacionais) submetidos a uma análise sob orientação teórico-metodológica da Teoria Histórico-Cultural e do Materialismo Histórico-Dialético. Percebemos que, majoritariamente, as pesquisas de intervenção pedagógica ocorreram em salas de Atendimento Educacional Especializado sem a relação com os pares da sala de aula comum. Muitas delas como ações pedagógicas estanques sem uma proposta articulada e continuada em projetos escolares. Identificamos poucas justificativas acerca do ensino de conhecimentos de ciências em contribuições para a superação de interrupções explicitadas - a dificuldade de pessoas com autismo em relação a comunicação e vínculos sociais. Apontamos a necessidade de ampliação de investigações na área de ensino de ciências com estudantes no espectro autista.
Downloads
Referências
Alber-Morgan, S. R., Sawyer, M. R., & Miller, H. L. (2015). Teaching science to young children with special needs. In Cabe Trundle, K., & Saçkes, M. (Eds.) Research in Early Childhood Science Education Springer, Dordrecht, (pp. 299-324). https://doi.org/10.1007/978-94-017-9505-0_14
» https://doi.org/10.1007/978-94-017-9505-0_14
APA. American Psychiatric Association. (2022). DSM-5-TR: Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders
Asperger, H. (1991). ‘Autistic psychopathy’ in childhood. In U. Frith(Ed.), Autism and Asperger Syndrome, (pp. 37-92). Cambridge University Press.
Brasil. (2008). Decreto n. 6.571. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Diretrizes Operacionais da Educação Especial para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica Brasília: Diário Oficial da União. http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=428-diretrizes-publicacao&Itemid=30192
Brasil. (2012). Lei n. 12.764, de 27 de dezembro de 2012. Institui a Política Nacional de proteção dos direitos da pessoa com Transtorno do Espectro Autista Brasília: Diário Oficial da União . https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12764.htm
» https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12764.htm
Brasil. (2023). Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo Escolar da Educação Básica 2022: Resumo Técnico Brasília. https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/resumo_tecnico_censo_escolar_2022.pdf
Carnahan, C. R., & Williamson, P. S. (2013). Does compare-contrast text structure help students with autism spectrum disorder comprehend science text?. Exceptional Children, 79(3), 347-363. https://doi.org/10.1177/001440291307900302
» https://doi.org/10.1177/001440291307900302
Carnahan, C. R., Williamson, P., Birri, N., Swoboda, C., & Snyder, K. K. (2016). Increasing comprehension of expository science text for students with autism spectrum disorder. Focus on Autism and Other Developmental Disabilities, 31(3), 208-220. https://doi.org/10.1177/1088357615610539
» https://doi.org/10.1177/1088357615610539
Cesar, K. K. F. A., Oliveira, L. A., Araújo, L. G., Soares, R. M. L. F., & Soares, C. R. G. (2020). Materiais didáticos para o ensino aprendizado de alunos com autismo do ensino fundamental em escola pública. Experiências em Ensino de Ciências, 15(2), 597-604. https://fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/744/711
» https://fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/744/711
Costa, C. F., & Medeiros, D. (2020). O ensino de ciências em um contexto inclusivo: relato de uma prática pedagógica no curso de ciências biológicas. Revista Insignare Scientia, 3(5), 424-438. https://doi.org/10.36661/2595-4520.2020v3i5.11342
» https://doi.org/10.36661/2595-4520.2020v3i5.11342
Diniz, D. (2012). O que é deficiência Editora Brasiliense.
Duarte, N. (2018). O currículo em tempos de obscurantismo beligerante. Espaço do Currículo (online), 11(2), 139-145. https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2018v2n11.39568
» https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2018v2n11.39568
Finson, K. D. (2018). Scientific inquiry and developing explanations for all. In M. Koomen, S. Kahn, C. L. Atchison, & T. A. Wild(Orgs.), Towards inclusion of all learners through science teacher education(pp. 212-226). Brill.
Fontes, A. da S., Batista, M. C., Schwerz, R. C., & Ramos, F. P. (2019). A utilização do smartphone como recurso didático no ensino de física - uma possibilidade de inclusão. Formação@Docente, 11(2), 1-25. https://doi.org/10.15601/f@d.v11i2.1961
» https://doi.org/10.15601/f@d.v11i2.1961
Fonseca, M. A., Hardoim, E. L., Mansilla, D. E. P., & Fonseca, J. S. (2021). A sala de recursos multifuncional para inclusão dos alunos autistas no ensino de ciências naturais. Brazilian Journal of Development, 7(6), 56863-56876. https://doi.org/10.34117/bjdv7n6-205
» https://doi.org/10.34117/bjdv7n6-205
Gomes, P. T. M., Lima, L. H. L., Bueno, M. K. G., Araújo, L. A., & Souza, N. M. (2015). Autismo no Brasil, desafios familiares e estratégias de superação: revisão sistemática. Jornal de Pediatria, 91(2), 111-121. https://doi.org/10.1016/j.jped.2014.08.009
» https://doi.org/10.1016/j.jped.2014.08.009
Gonçalves, N. T. L. P., Kauark, F. da S., & Nunes Filho, C. F. (2020). O ensino de ciências para autistas. Experiências em Ensino de Ciências, 15(1), 258-268. https://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID690/v15_n1_a2020.pdf
» https://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID690/v15_n1_a2020.pdf
Greene, A., & Bethune, K. S. (2019). The effects of systematic instruction in a group format to teach science to students with autism and intellectual disability. Journal of Behavioral Education, 30(1), 62-79. https://psycnet.apa.org/doi/10.1007/s10864-019-09353-6
» https://doi.org/10.1007/s10864-019-09353-
Hart, J. E.; & Whalon, K. J. (2012). Using video self-modeling via iPads to increase academic responding of an adolescent with autism spectrum disorder and intellectual disability. Education and Training in Autism and Developmental Disabilities, 47(4), 438-446. http://www.jstor.org/stable/23879637
» http://www.jstor.org/stable/23879637
Hell, I. B., & Mancini, K. C. (2020). Caminhos indiretos na aprendizagem de um jovem autista sob olhar da perspectiva histórico-cultural. Brazilian Journal of Development, 6(8), 54651-54667. https://doi.org/10.34117/bjdv6n8-034
» https://doi.org/10.34117/bjdv6n8-034
Jimenez, B. A., Lo, Y., & Saunders, A. F. (2014). The additive effects of scripted lessons plus guided notes on science quiz scores of students with intellectual disability and autism. The Journal of Special Education, 47(4), 231-244. https://doi.org/10.1177/0022466912437937
» https://doi.org/10.1177/0022466912437937
Kanner, L. (1997). Os distúrbios autísticos do contato afetivo. In P. S. Rocha (Org.), Autismos (pp. 111-170). Escuta.
Knight, V. F., Collins, B., Spriggs, A. D., Sartini, E., & MacDonald, M. J. (2018). Scripted and unscripted science lessons for children with autism and intellectual disability. Journal of Autism and Developmental Disorders, 48(7), 2542‐2557. https://doi.org/10.1007/s10803-018-3514-0
» https://doi.org/10.1007/s10803-018-3514-0
Knight, V. F., Kuntz, E. M., & Brown, M. (2018). Paraprofessional-delivered video prompting to teach academics to students with severe disabilities in inclusive settings. Journal of Autism and Developmental Disorders, 48(6), 2203-2216. https://doi.org/10.1007/s10803-018-3476-2
» https://doi.org/10.1007/s10803-018-3476-2
Knight, V. F., Smith, B. R., Spooner, F., & Browder, D. M. (2012). Using explicit instruction to teach science descriptors to students with autism spectrum disorder. Journal of Autism and Developmental Disorders, 42(3), 378-389. https://doi.org/10.1007/s10803-011-1258-1
» https://doi.org/10.1007/s10803-011-1258-1
Knight, V. F., Spooner, F., Browder, D. M., Smith, B. R., & Wood, C. L. (2013). Using systematic instruction and graphic organizers to teach science concepts to students with autism spectrum disorders and intellectual disability. Focus on autism and other developmental disabilities, 28(2), 115-126. https://doi.org/10.1177/1088357612475301
» https://doi.org/10.1177/1088357612475301
Knight, V. F., Wood, C. L., Spooner, F., Browder, D. M., & O’Brien, C. P. (2015). An exploratory study using science eText with students with autism spectrum disorder. Focus on autism and other developmental disabilities, 30(2), 86-99. https://doi.org/10.1177/1088357614559214
» https://doi.org/10.1177/1088357614559214
Kosik, K. (1976). Dialética do concreto Paz e Terra.
Leontiev, A. N. (1978). Actividad, conciencia y personalidad Ciencias del hombre.
Martins, L. M. (2015). As aparências enganam: divergências entre o materialismo histórico-dialético e as abordagens qualitativas de pesquisa. In S. C. Tuleski, M. Chaves, & H. A. Leite (Orgs.), Materialismo histórico-dialético como fundamento da psicologia histórico-cultural: método e metodologia de pesquisa, (pp. 29-42). Eduem.
Martins, L. M., & Lavoura, T. N. (2018). Materialismo histórico-dialético: contributos para a investigação em educação. Educar em Revista, 34(71), 223-239. https://doi.org/10.1590/0104-4060.59428
» https://doi.org/10.1590/0104-4060.59428
Oliveira, A. M. de, & Strohschoen, A. A. G. (2019). A importância da ludicidade para inclusão do aluno com transtorno do espectro autista (TEA). Revista eletrônica pesquiseduca, 11(23), 127-139. https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/858
» https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/858
Oliveira, S. R. de, & Coelho, C. M. M. (2022). Mãe de criança com autismo, inclusão e educação infantil: processos da subjetividade contemporânea Editora Appris.
Paoli, J. de. (2023). Autismos, conhecimento científico e inclusão: o desenvolvimento humano em uma perspectiva histórico-cultural em aulas de ciências Tese (Doutorado em Educação em Ciências) - Universidade de Brasília, Brasília.
Paoli, J. de, & Machado, P F. L. (2022). Autismos em uma perspectiva Histórico-Cultural. Revista GESTO-Debate, 22(01-31). https://doi.org/10.55028/gd.v6i01-24.17534
» https://doi.org/10.55028/gd.v6i01-24.17534
Paoli; J. de, Sampaio, J. O., & Machado, P. F. L. (2022). Indiferença das (ou às) diferenças: pessoas no espectro do autismo apresentam interesse social?In F. S. D. Abreu, J. de Paoli, M. A. B. A. De Miranda, & M. S. M. Lima(Orgs.), Diversidade e inclusão: o que a Teoria Histórico-Cultural tem a contribuir? (pp. 221-239). CRV.
Pereira, D. N. G. (2022). Por entre olhares, o humano: processos de constituição de uma criança (com autismo) no segundo ano do ensino fundamental Tese (Doutorado em Educação) - Universidade São Francisco, Itatiba. https://www.usf.edu.br/galeria/getImage/427/8885821332712951.pdf
» https://www.usf.edu.br/galeria/getImage/427/8885821332712951.pdf
Sassaki, R. K. (1997). Inclusão: construindo uma sociedade inclusiva WVA.
Saviani, D. (2018). Escola e Democracia Autores Associados.
Serrano, P. (2016). A integração sensorial: no desenvolvimento e aprendizagem da criança Lisboa: Papa-letras.
Silva, R. R. da, Machado, P. F. L., & Tunes, E. (2019). Experimentar sem medo de errar. In W. L. P. dos SANTOS, Maldaner, O. A., &Machado, P. F. L . (Orgs.), Ensino de química em foco, (pp. 195-215). Unijuí.
Silva, V. F. da. (2016). A presença de alunos autistas em salas regulares, a aprendizagem de ciências e a alfabetização científica: percepções de professores a partir de uma pesquisa fenomenológica [Dissertação de Mestrado em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista]. http://hdl.handle.net/11449/138918
» http://hdl.handle.net/11449/138918
Smith, B. R., Spooner, F., & Wood, C. L. (2013). Using embedded computer-assisted explicit instruction to teach science to students with autism spectrum disorder. Research in Autism Spectrum Disorders, 7(3), 433-443. https://doi.org/10.1016/j.rasd.2012.10.010
» https://doi.org/10.1016/j.rasd.2012.10.010
Spooner, F., Knight, V., Browder, D., Jimenez, B., & Dibiase, W. (2011). Evaluating evidence-based practice in teaching science content to students with severe developmental disabilities. Research and Practice for Persons with Severe Disabilities, 36(1-2), 62-75. https://doi.org/10.2511/rpsd.36.1-2.62
» https://doi.org/10.2511/rpsd.36.1-2.62
Tolstij, A. V. (1989). El hombre y la edad Editorial progreso.
Vigotski, L. S. (2007). Pensamiento y habla Colihue.
Vigotski, L. S. (2012a). Obras escogidas III: problemas del desarrollo de la psique Machado grupo de distribuición.
Vigotski, L. S. (2012b). Obras escogidas V: fundamentos de defectología Machado grupo de distribuición.
Wentz, F. M. de A. (2022). Aprendizagem e inclusão na utilização do jogo Gartic no ensino de química. Revista Insignare Scientia - RIS, 5(2), 204-220. https://doi.org/10.36661/2595-4520.2022v5n2.12998