Conception of inclusion in research in science teaching with students on the autistic spectrum

CONCEPÇÃO DE INCLUSÃO NAS PESQUISAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS COM ESTUDANTES NO ESPECTRO AUTISTA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172022240194

Keywords:

Autism, Deficiency, Inclusion

Abstract

We seek to understand how national and international research presents the inclusion of autistic people in science classes. Our objective was a bibliographical investigation in the area from the diagnostic elaboration of autism from 1943 to the year 2022. Based on the assumptions of the Historical-Cultural Theory, we analyzed the 19 articles (eight national and 11 international) in identifying limits and contributions of the productions. We noticed that, for the most part, pedagogical intervention research took place in Specialized Educational Service rooms without the relationship with peers in the regular classroom. Many of them as stagnant pedagogical actions without an articulated and continued proposal in school projects. We identified few justifications regarding the teaching of science knowledge in contributions to overcoming explicit interruptions – the difficulty of people with autism in relation to communication and social bonds.

Author Biographies

  • Joanna Paoli, Universidade de Brasília

    Professora da Secretaria de Educação do Distrito Federal (DF), Licenciada em química pela Universidade de Brasília (UnB), pós-graduada em Psicomotricidade Clínica e Escolar (IEPSE), Mestre em Ensino de Ciências (PPGEC-UnB) e Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências (PPGEduC-UnB). Membro do Círculo Vigotskiano - Grupo de Estudos em Teoria Histórico-Cultural e membro do Grupo de Estudos ?Comunidades de Aprendizagem Hiperconectada para Inclusão?. Professora com foco nos temas de autismo, inclusão e educação especial nas Pós-graduações de Educação Especial e inclusiva na perspectiva histórico-cultural (Instituto Saber), Psicopedagogia (UNIEURO), Autismo em uma perspectiva histórico-cultural (UNIEURO) e Psicomotricidade (IEPSE). Mãe do Pedrinho.

  • Patrícia Fernandes Lootens Machado, Universidade de Brasília (Instituto de Química / PPGEduC)

    Para chegar a Professora Titular no Instituto de Química da Universidade de Brasília - IQ/UnB - (2010 - atual), tornei-me Bacharel em Química pela Universidade Federal do Ceará (1987), Mestre (1990) e Doutora (1997) em Ciência de Materiais pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Comecei minha carreira no quadro de professora permanente no Departamento de Química Inorgânica e Analítica da UFRGS (1996 2010). Também fui docente em Exercício Provisório da Universidade de Brasília (2001-2003 e 2006-2010) e do Departamento de Química Inorgânica na Universidade Federal Fluminense (2004-2005). O trabalho como professora-pesquisadora na Divisão de Ensino de Química (DEQ) do IQ/UnB, levou-me ao pós-doutorado em Educação Química (ano sabático) na Catholic University of America (CUA) em Washington, DC, EUA (2014-2016). No IQ/UnB, já estive: Coordenadora do Curso de Licenciatura (2010-2012); Coordenadora da DEQ (20132014); Coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) do curso de Licenciatura em Química (2014); Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências (2017-2021) e Coordenadora de Extensão do IQ/UnB (2023 - atual). Sou líder do Grupo de Pesquisa Ciência Tecnologia em Contexto (CiTeCo/UnB) e pesquisa sobre Educação Científica, com ênfase no ensino-aprendizagem de Química e de Ciências; Educação CTS; Questões Sociocientíficas; Formação Inicial e Continuada de Professores de Ciências. Coordeno dois Projetos de Extensão de Ação Continua, que objetivam contribuir com a formação de professores e estudantes, bem como divulgar o conhecimento científico para o público leigo.

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Published

2024-11-06