LO SUBJETIVO Y LO OPERACIONAL EM LA SUPERACIÓN DE LAS DIFICULTADES DE APRENDIZAJE EM BIOLOGÍA
O SUBJETIVO E O OPERACIONAL NA SUPERAÇÃO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM BIOLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.1590/Palavras-chave:
Superação das dificuldades de aprendizagem de biologia, Dimensão subjetiva da aprendizagem, Dimensão operacional da aprendizagemResumo
Apresentamos uma síntese dos resultados de uma investigação sobre a superação das dificuldades de aprendizagem de biologia, fundamentada na teoria da subjetividade e no socioconstrutivismo. A pesquisa intentou compreender a configuração subjetiva da ação de aprender de três estudantes do ensino médio, além das mudanças subjetivas e operacionais relacionadas à superação das dificuldades de aprendizagem. Realizamos a pesquisa, durante dois anos, em uma escola pública de ensino médio do Amapá, utilizando diversos instrumentos, incluindo uma oficina semanal com um grupo de treze estudantes interessados. Orientados pelos princípios da epistemologia qualitativa, da metodologia construtivo-interpretativa e do socioconstrutivismo, caracterizamos as dificuldades de aprendizagem das três participantes, em sua dimensão subjetiva e operacional. Caracterizamos também as mudanças subjetivas e operacionais que indicaram a superação de suas dificuldades de aprendizagem. A partir desses resultados, propusemos alguns desafios para futuras pesquisas na área de ensino-aprendizagem de biologia.
Referências
Alves, J. M., Parente, A. G. L., Bezerra, H. & Bezerra, S. (2022). O Subjetivo e o operacional na superação das dificuldades de aprendizagem em ciências. Revista Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, (24), 1 – 14. http://dx.doi.org/10.1590/1983-1172022230101
Bezerra, H.P.S. (2023). Processos subjetivos na superação das dificuldades de aprendizagem de Biologia. [Tese de Doutorado, Universidade Federal do Pará]. https://repositori.ufpa.br/bitstream/2011/16012/1/Tese_ProcessosSubjetivosSuperacao.pdf
Bezerra, H.P.S. & Alves, J. M. (2023). Estado da arte sobre a superação das dificuldades de aprendizagem em pesquisas na área de ensino de biologia. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, 16(1), 73-96. DOI: 10.46667/renbio.v16i1.901
Bezerra, M. S. (2014). Dificuldades de aprendizagem e subjetividade: para além das representações hegemônicas do aprender [Dissertação de Mestrado, Universidade de Brasília. Brasília]. https://icts.unb.br/jspui/handle/10482/17772
Cardinalli, C. (2006). Uma análise da configuração subjetiva do aluno com dificuldade de aprendizagem [Dissertação de Mestrado, Pontifícia Universidade Católica de Campinas]. https://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16460
Egler, V. L. P. (2022). Aprendizagens de professoras na ação pedagógica: compreensões a partir da Teoria da Subjetividade [Tese de Doutorado em Educação, Universidade Federal de Brasília]. https://www.realp.unb.br//jspui/handle/10482/44162
González Rey, F. L. (2019). A Epistemologia Qualitativa vinte anos depois. In: A. Mitjáns Martínez, F. L. González Rey, & R. V. Puentes (Orgs.). Epistemologia Qualitativa e Teoria da Subjetividade: discussões sobre educação e saúde. [1ª ed., pp. 21-45]. EDUFU.
González Rey, F. L. & Mitíjans Martínez, A. (2017a) Subjetividade: Teoria, Epistemologia e Método. Alínea.
González Rey, F. L. & Mitíjans Martínez, A. (2017b). El desarrollo de la subjetividad: una alternativa frente a las teorías del desarrollo psíquico. Papeles de trabajo sobre cultura, educación y desarrollo humano, 13(2), 3 – 20. http://psicologia.udg.edu/PTCEDH/Presentacion.asp
González Rey F. L. (2014). O sujeito que aprende: desafios do desenvolvimento do tema da aprendizagem na psicologia e na prática pedagógica. In: M. C. V. R. Tacca (Org.). Aprendizagem e trabalho pedagógico. [3ª ed., pp. 29-44]. Editora Alínea.
Goulart, D. M. & Mitjáns Martínez, A. (2023). Do desenvolvimento da personalidade ao desenvolvimento subjetivo: histórico, momento atual e desafios. In: L. O. Campolina, & Santos, G. C. S. (Orgs.) Desenvolvimento e aprendizagem: contribuições atuais da teoria cultural-histórica da Subjetividade. [1ª ed., pp. 35-57]. CRV.
Justina, L. A. D. & Ferraz, D. F. (2009) A Prática avaliativa no contexto do ensino de biologia. In: A. M. A. Caldeira, & E. S. N. N. Araújo. Introdução à didática da Biologia. Editora Escrituras.
Krasilchik, M. (2004). Práticas de Ensino de Biologia. (4ª ed.). Editora da Universidade de São Paulo.
Medeiros, A. M. A. (2018). Análise dos processos subjetivos de aprendizagem Matemática escolar de crianças consideradas em situação de dificuldade [Tese de Doutorado, Universidade de Brasília]. http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/32696
Mitjáns Martínez, A. (2019). Epistemologia qualitativa: dificuldades, equívocos e contribuições para outras formas de pesquisa qualitativa. In: A. Mitjáns Martínez, F. L. González Rey, & Puentes, R. V. (Orgs.). Epistemologia Qualitativa e Teoria da Subjetividade: discussões sobre educação e saúde. [1ª ed., pp. 47-69]. EDUFU.
Mitjáns Martínez, A. & González Rey, F. L. (2017). Psicologia, Educação e Aprendizagem Escolar: avançando na contribuição da leitura cultural histórica. Cortez.
Pozo, J. I. & Gómez Crespo, M. Á. (2009). A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. Artmed.
Pozo, J. I. & Gómez Crespo, M. Á. (2009). A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico Artmed.
Rossato, M. (2009). O movimento da subjetividade no processo de superação das dificuldades de aprendizagem escolar [Tese de Doutorado em Educação, Universidade de Brasília]. Universidade de Brasília. Repositório UNB.
Rossato, M. & Mitíjans Martínez, A. (2011). A superação das dificuldades de aprendizagem e as mudanças na subjetividade. In: A. Mitíjans Martínez, M. C. V. R. Tacca. (Orgs.). Possibilidades de Aprendizagem: Ações pedagógicas para alunos com dificuldade e deficiência. [1ª ed., pp. 71 – 107]. Alínea.
Sá, R. G. B.; Jófili, Z. M. S.; Carneiro-Leão, A. M. A. & Lopes, F. M. B. (2010). Conceitos abstratos: um estudo no ensino da biologia. Revista da SBEnBIO, (03), 564 – 572.