HIGH SCHOOL STUDENT MOTIVATION TO LEARN SCIENCE: A REVIEW OF NATIONAL LITERATURE

MOTIVAÇÃO DO ESTUDANTE DO ENSINO MÉDIO PARA APRENDER CIÊNCIAS: UMA REVISÃO DA LITERATURA NACIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/

Palavras-chave:

Motivação, Aprendizagem de Ciências, Ensino Médio

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar a produção científica nacional publicada entre 2010 e 2020 relacionada ao estudo da motivação de estudantes do ensino médio para aprender ciências. Realizou-se, para tanto, uma pesquisa nos portais de periódicos da Capes e Scielo, resultando na seleção de 28 artigos de estudos teóricos e empíricos, os quais foram divididos em 4 categorias de análise: estudos de autorrelato; estudo teórico; estudos de autorrelato utilizando escalas de mensuração; e metodologias de ensino como estratégia motivacional. As principais análises indicam que o estudante brasileiro é motivado, principalmente, de forma extrínseca; que 57,1% dos estudos são fundamentados em alguma teoria da motivação; e, que os pesquisadores têm utilizado instrumentos confiáveis para avaliar a qualidade motivacional dos estudantes. Conclui-se, por fim, que as pesquisas com esse tema têm avançado e que diferentes instrumentos têm sido utilizados com o intuito de quantificar a motivação do estudante para aprender ciências.

Referências

Bardin, L. (2016). Análise de conteúdo 3a. Reimp. São Paulo: Edições 70.

Barros, D. J. L., & Rocha, R. S. (2022). Influência do contexto familiar na vida escolar de alunos adolescentes do ensino fundamental. Revista Educação Pública, 22(9). Disponível em:Disponível em:https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/22/9/influencia-do-contexto-familiar-na-vida-escolar-de-alunos-adolescentes-do-ensino-fundamental Acesso em 20/06/2024.

» https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/22/9/influencia-do-contexto-familiar-na-vida-escolar-de-alunos-adolescentes-do-ensino-fundamental

Bzuneck, J. A. (2010). Como motivar os alunos: sugestões práticas. In E. Boruchovitch, J. A. Bzuneck, & Guimarães, S. E. R. (Orgs.). Motivação para Aprender: Aplicações no contexto educativo (2ª ed., pp. 13-42). Petrópolis/ RJ: Vozes.

Bzuneck, J. A. A motivação do aluno: Aspectos introdutórios. In E. Boruchovitch, & J. A. Bzuneck (Orgs.). A motivação do aluno: Contribuições da psicologia contemporânea (4ª ed., pp. 9-36). Local: Vozes 2009.

Bzuneck, J. A., & Guimarães, S. É. R. (2010). A promoção da autonomia como estratégia motivacional na escola: uma análise teórica e empírica. In E. Boruchovitch; J. A. Bzuneck & Guimarães, S. É. R. (Orgs.). Motivação para aprender: aplicações no contexto educativo (2ª ed., pp. 43-70). Petrópolis/ RJ: Vozes.

Carlan, F. A., Sepel, L. M. N., & Loreto, E. L. S. L. (2010). Aplicação de uma webquest associada a atividades práticas e a avaliação de seus efeitos na motivação dos alunos no ensino de Biologia. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, 9(1), 261-282.

Carminatti, N. L., & Clement, L. (2018). Evidências de validade de uma escala para medir engajamento e interesse de estudantes em aulas de física. Revista electrónica de investigación en educación en ciencias, 13(1), 24-31.

Carvalho, W., Stanzani, E. L., & Passos, M. M. (2017). A motivação no ensino de ciências: análise de dez anos de trabalhos apresentados no ENPEC. Actio: Docência em Ciências, 2(3), 97-114. 10.3895/actio.v2n3.6820

» https://doi.org/10.3895/actio.v2n3.6820

Clement, L., Carminatti, N. L., & Freira, J. F. T. (2020). Necessidades psicológicas básicas no contexto de estudos sobre motivação em aulas de física: evidências de validade de uma escala. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, 13(1), 103-122. https://doi.org/10.5007/1982-5153.2020v13n1p103

» https://doi.org/10.5007/1982-5153.2020v13n1p103

Clement, L., Custódio, J. F., & Alves Filho, J. P. (2013). A qualidade da motivação em estudantes de física do ensino médio. Revista Electrónica de Investigación en Educación en Ciencias, 9(1), 84-95.

Clement, L., Custódio, J. F., Rufini, S. E., & Alves Filho, J. P. (2014). Motivação autônoma de estudantes de física: evidências de validade de uma escala. Psicologia Escolar e Educacional, 18(1), 45-56. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572014000100005

» https://doi.org/10.1590/S1413-85572014000100005

Clement, L., Custódio, J. F., & Alves Filho, J. P. (2015). Potencialidades do ensino por investigação para promoção da motivação autônoma na educação científica. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, 8(1), 101-129. https://doi.org/10.5007/1982-5153.2015v8n1p101

» https://doi.org/10.5007/1982-5153.2015v8n1p101

Coelho, M. N. (2019). Unidade de aprendizagem ativa para física: uma possibilidade para a motivação dos discentes. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, 12(3), 202-222. https://doi.org/10.3895/rbect.v12n3.8470

» https://doi.org/10.3895/rbect.v12n3.8470

Davoglio, T. R., Santos, B. S., & Lettnin, C. C. (2016). Validação da Escala de Motivação Acadêmica em universitários brasileiros. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 24(92), 522-545. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362016000300002

» https://doi.org/10.1590/S0104-40362016000300002

Fernandes, W. R., & Cendón, B. V. (2018). Influência de fatores individuais no uso de bibliotecas digitais: o caso do Portal de Periódicos da Capes. Perspectivas em Ciência da Informação, 23(3), 39-66. https://doi.org/10.1590/1981-5344/2872

» https://doi.org/10.1590/1981-5344/2872

Fraser, B. J. (1978). Development of a test of science-related attitudes. Science Education, 62(4), 509-515. https://doi.org/10.1002/sce.3730620411

» https://doi.org/10.1002/sce.3730620411

Freitas, D. S., Ferreira, W. F., & Ustra, S. R. V. (2016). Terceira lei de newton e “cabo de guerra”: compreendendo a motivação nas aulas de física. Experiências em Ensino de Ciências, 11(2), 1-10.

Gil, A. C. (2018). Como Elaborar Projetos de Pesquisa (6ª ed.). São Paulo: Atlas.

Glynn, S. M., Brickman, P., Armstrong, N., & Taasoobshirazi, G. (2011). Science Motivation Questionnaire II: Validation with Science Majors and Nonscience Majors. Journal of Research in Science Teaching, 48(10), 1159-1176. https://doi.org/10.1002/tea.20442

» https://doi.org/10.1002/tea.20442

Gonçalves, E., Folquenim, S., & Goya, A. (2019). Motivação e aprendizagem do conteúdo movimentos por meio de uma sequência didática centrada em experimentos. Experiências em Ensino de Ciências, 14(2), 124-138.

González Rey, F. L. (2005). Subjetividade, complexidade e pesquisa em psicologia (1ª ed., pp. 27-51). Cengage.

Gouw, A. M. S., & Bizzo, N. M. V. (2016). A percepção dos jovens brasileiros sobre suas aulas de ciências. Educar em Revista, 60, p. 277-292. https://doi.org/10.1590/0104-4060.43612

» https://doi.org/10.1590/0104-4060.43612

Goya, A., Bzuneck, J. A., & Goulart, I. A. (2013). Uma análise quantitativa da motivação e estratégia de estudo em física. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, 6(2), 254-267. https://doi.org/10.3895/S1982-873X2013000200017

» https://doi.org/10.3895/S1982-873X2013000200017

Goya, A., Bzuneck, J. A., & Guimarães, S. E. R. (2008). Crenças de eficácia de professores e motivação de adolescentes para aprender física. Psicologia Escolar e Educacional, 12(2), 51-67. https://doi.org/10.1590/S1413-85572008000100005

» https://doi.org/10.1590/S1413-85572008000100005

Guimarães, S. E. R., & Boruchovitch, E. (2004). O estilo motivacional do professor e a motivação intrínseca dos estudantes: uma perspectiva da Teoria da Autodeterminação. Psicologia: Reflexão e Crítica, 17(2), 143-150. https://doi.org/10.1590/S0102-79722004000200002

» https://doi.org/10.1590/S0102-79722004000200002

Guimarães, S. E. R., & Bzuneck, J. A. (2008). Propriedades psicométricas de um instrumento para avaliação da motivação de universitários. Ciência & Cognição, 13(1), 101-113.

Guimarães, S. E. R., Bzuneck, J. A., & Boruchovitch, E. (2010). Instrumentos brasileiros de avaliação da motivação no contexto escolar: contribuições para a pesquisa, diagnóstico e intervenção. In E. Boruchovitch, J. A. Bzuneck, & Guimarães, S. E. R. (Orgs.). Motivação para Aprender: Aplicações no contexto educativo (2ª ed., pp. 71-98). Vozes.

Hutz, C. S., Bandeira, D. R., & Trentini, C. M. (2015). Psicometria [recurso eletrônico]. Artmed. e-PUB.

Klein, V., & Lüdke, E. (2019). Uma investigação sobre a motivação de estudantes frente a aulas de química orgânica no ensino médio. Vivências, 15(29), 81-99. https://doi.org/10.31512/vivencias.v15i29.53

» https://doi.org/10.31512/vivencias.v15i29.53

Lourenço, A. A., & Paiva, M. O. A. (2010). A motivação escolar e o processo de aprendizagem. Ciências & Cognição, 15(2), 132-141.

Maia, M. M. de O., & Bizerra, A. M. C. (2021). Aspectos Bioquímicos, Culturais e Sociais do corpo: uma abordagem interdisciplinar.Revista Ciências & Ideias, 12(3), 224-242. https://doi.org/10.22407/2176-1477/2021.v12.i3.1747

» https://doi.org/10.22407/2176-1477/2021.v12.i3.1747

Marchiore, L. W. O. A., & Alencar, E. M. L. S. (2009). Motivação para aprender em alunos do ensino médio.ETD - Educação Temática Digital,10(esp.), 105-123. https://doi.org/10.20396/etd.v10in.esp..937

» https://doi.org/10.20396/etd.v10in.esp..937

Mariano, M. L. S., Oliveira, K. L., & Inácio, A. L. M. (2019). Motivação para aprender no ensino médio: uma análise com professores e alunos. Argumentos Pró-educação, 4(12), 1194-1213. https://doi.org/10.24280/ape.v4i12.538

» https://doi.org/10.24280/ape.v4i12.538

Marques, R. (2023). Ensino de ciências e a Pandemia de Covid-19: um olhar crítico sobre produções bibliográficas pontuais [Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de São Paulo] Repositório Institucional UNIFESP. https://repositorio.unifesp.br/items/6454d7ba-0f9c-4b57-a128-74784afa7074

» https://repositorio.unifesp.br/items/6454d7ba-0f9c-4b57-a128-74784afa7074

Ministério da Educação. (2023). Notas sobre o Brasil no Pisa 2022 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Disponível em https://download.inep.gov.br/acoes_internacionais/pisa/resultados/2022/pisa_2022_brazil_prt.pdf Acesso em 17/06/24

» https://download.inep.gov.br/acoes_internacionais/pisa/resultados/2022/pisa_2022_brazil_prt.pdf

Monteiro, M. A. A., Monteiro, I. C. C., Gaspar, A., & Villani, A. (2012). A influência do discurso do professor na motivação e na interação social em sala de aula. Ciência & Educação, 18(4), 997-1010. http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132012000400016

» https://doi.org/10.1590/S1516-73132012000400016

Neves, E. R. C., & Boruchovitch, E. (2007). Escala de Avaliação da Motivação para Aprender de Alunos do Ensino Fundamental (EMA). Psicologia: Reflexão e Crítica, 20(3), 406-413. https://doi.org/10.1590/S0102-79722007000300008

» https://doi.org/10.1590/S0102-79722007000300008

Oliveira, D. M., & Catão, V. (2017). Teoria das metas de realização em sala de aula e as possíveis influências nos padrões motivacionais para a aprendizagem da Química em duas turmas do ensino médio. Revista Góndola, 12(2), 50-68. https://doi.org/10.14483/udistrital.jour.gdla.2017.v12n2.a3

» https://doi.org/10.14483/udistrital.jour.gdla.2017.v12n2.a3

Oliveira, P. C., Rufini, S. E., & Bzuneck, J. A. (2023). Teacher´s motivation for teaching: questionnaire validity evidence. Estudos de Psicologia, 40, e210084. https://doi.org/10.1590/1982-0275202340e210084

» https://doi.org/10.1590/1982-0275202340e210084

Pasquali, L. (2007). Validade dos testes Psicológicos: será possível reencontrar o caminho?. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 23(especial), 99-107. https://doi.org/10.1590/S0102-37722007000500019

» https://doi.org/10.1590/S0102-37722007000500019

Paiva, F. F., Barbato, D. M. L., Paiva, M. L. M. F., João, H. A., & Muniz, S. R. (2018). Orientações motivacionais de alunos do ensino médio para Física: considerações psicométricas. Revista Brasileira de Ensino de Física, 40(3), e3404. http://dx.doi.org/10.1590/1806-9126-rbef-2017-0343

» https://doi.org/10.1590/1806-9126-rbef-2017-0343

Pessoa, W. R., & Alves, J. M. (2015). Motivação para aprender química: configurações Subjetivas de estudantes do ensino médio. Interacções, 39, 589-601. https://doi.org/10.25755/int.8761

» https://doi.org/10.25755/int.8761

Pintrich, P. R., Smith, D. A. F., Garcia, T., & Mckeachie, W. J. (1993). Reliability and predictive validity of the Motivated Strategies for Learning Questionnaire (MSLQ). Educational and Psychological Measurement, 53, 801-813. https://doi.org/10.1177/0013164493053003024

» https://doi.org/10.1177/0013164493053003024

Ribeiro, T. V., & Genovese, L. G. R. (2015). O emergir da perspectiva de ensino por pesquisa de núcleos integrados no contexto da implementação de uma proposta CTSA no ensino médio. Ciência & Educação, 21(1), 1-29. http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320150010002

» https://doi.org/10.1590/1516-731320150010002

Rufini, S. E., Bzunek, J. A., & Oliveira, K. L. (2011). Estudo de validação de uma medida de avaliação da motivação para alunos do ensino fundamental. Psico - USF, 16(1), 1-9. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712011000100002

» https://doi.org/10.1590/S1413-82712011000100002

Ryan, R. M., & Deci, E. L. (2000). Intrinsic and Extrinsic Motivations: Classic Definitions and New Directions. Contemporary Educational Psychology, 25(1), 54-67. https://doi.org/10.1006/ceps.1999.1020

» https://doi.org/10.1006/ceps.1999.1020

Salvador, D. F., Rolando, L. G. R., Oliveira, D. B., & Vasconcellos, R. F. R. R. (2017). Uso do questionário MSLQ na avaliação da motivação e estratégias de aprendizagem de estudantes do ensino médio de biologia, física e matemática. Revista de Educação, Ciências e Matemática, 7(2), 56-73.

Salvador, D. F., Rolando, L. G. R., Oliveira, D. B., & Vasconcellos, R. F. R. R. (2014). Aplicando os princípios da Aprendizagem Baseada em Problemas como modelo instrucional no contexto de uma feira de ciências. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, 13(3), 292-317.

Santos, A. O., Silva, R. P., Andrade, D., & Lima, J. P. M. (2013). Dificuldades e motivações de aprendizagem em química de alunos do ensino médio investigadas em ações do (PIBID/UFS/Química). Scientia Plena, 9(7).

Sarmento, A. C. H., Muniz, C. R. R., Silva, N. R., Pereira, V. A., Santana, M. A. S., SÁ, T. S., & El-Hani, C. N. (2013). Investigando princípios de design de uma sequência didática sobre metabolismo energético. Ciência & Educação, 3, 573-598. https://doi.org/10.1590/S1516-73132013000300006

» https://doi.org/10.1590/S1516-73132013000300006

Schreiner, C., & Sjøberg, S. (2004). Sowing the Seeds of Rose Acta Didactica. Disponível em:Disponível em:https://www.duo.uio.no/bitstream/handle/10852/32303/AD0404.pdf?sequence=1&isAllowed=y Acesso em 19/06/2024

» https://www.duo.uio.no/bitstream/handle/10852/32303/AD0404.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Severo, I. R. M., & Kasseboehmer, A. C. (2017a). Motivação dos alunos: reflexões sobre o perfil motivacional e a percepção dos professores. Química Nova na Escola, 39(1,), 75-82. http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160063

» https://doi.org/10.21577/0104-8899.20160063

Severo, I. R. M., & Kasseboehmer, A. C. (2017b). Estudo do perfil motivacional de estudantes da educação básica na disciplina de química. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, 16(1), 94-116.

Silva Junior, C. A. B., & Bizerra, A. M. C. (2015). Estrutura e nomenclatura de hidrocarbonetos: é possível aprender jogando?. Holos, 31(6), 146-155. https://doi.org./10.15628/holos.2015.3616

» https://doi.org/10.15628/holos.2015.3616

Silva, D. T., & Dornfeld, C. B. (2016). Dinâmicas de grupo em aulas de biologia: uma proposta motivacional para a aprendizagem. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, 15(1), 147-166.

Silva, J. B. (2020). Gamificação na sala de aula: avaliação da motivação utilizando o questionário ARCS. Revista Prática Docente, 5(1), 374-390. https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p374-390.id632

» https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p374-390.id632

Silva, V. M., Rico, E. P., Souza, D., & Oliveira, D. L. (2015). Impacto do uso de estratégias investigativas sobre as emoções e a motivação dos alunos e as suas concepções de ciência e cientista. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, 14(1), 17-34.

Souza, A. C. M., Siqueira, A. C., Kujawa, I., & Patias, N. D. (2019). Motivação para aprender em adolescentes do Ensino Médio de uma escola pública militar. Psico, 50(1), http://dx.doi.org/10.15448/1980-8623.2019.1.25895

» https://doi.org/10.15448/1980-8623.2019.1.25895

Souza, H. Y. S, & Silva, C. K. O. (2012). Dados Orgânicos: um jogo didático no ensino de química. Holos, 28(3), 107-121. https://doi.org/10.15628/holos.2012.737

» https://doi.org/10.15628/holos.2012.737

Stelko-Pereira, A. C., Valle, J. E., & Willians, L. C. A. (2015). Escala de Engajamento Escolar: análise de características psicométricas. Avaliação Psicológica, 14(2), 207-212. https://doi.org/10.15689/ap.2015.1402.05

» https://doi.org/10.15689/ap.2015.1402.05

Talim, S. L. (2004). A Atitude no Ensino de Física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 21(3), 313-324.

Toma, R. B., Bizerra, A. M. C., Yánez, I., & Villagrá, J. A. M. (2023). Cross-cultural adaptation of the Science Motivation Questionnaire II (SQM-II) for Portuguese-speaking Brazilian secondary school students. Revista Latinoamericana de Psicología, 55, 109-119. https://doi.org/10.14349/rlp.2023.v55.13

» https://doi.org/10.14349/rlp.2023.v55.13

Zenorini, R. P. C., Santos, A. A. A., & Bueno, J. M. H. (2003). Escala de Avaliação das Metas de Realização: Estudo Preliminar de Validação. Avaliação Psicológica, 2(2), 165-173.

Downloads

Publicado

2025-01-15

Edição

Seção

ARTIGO TEÓRICO / THEORETICAL ARTICLE