METACOGNITIVE EXPERIENCES IN THE TRAINING OF FUTURE CHEMISTRY TEACHERS

EXPERIÊNCIAS METACOGNITIVAS NA FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES DE QUÍMICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/

Palavras-chave:

aprendizagem docente, estágio supervisionado, metacognição, química

Resumo

Neste estudo, investigamos as experiências metacognitivas de licenciandos em Química durante uma componente curricular de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado. Analisamos as manifestações dos licenciandos em relação ao planejamento, execução e autoscopia de microensinos, guiada por um questionário e uma entrevista. Diante dos dados coletados, identificamos termos centrais relacionados às experiências metacognitivas, presentes nas respostas dos licenciandos. Utilizamos a análise textual discursiva e o mapeamento das experiências metacognitivas na organização e análise das informações. Encontramos manifestações relacionadas às categorias: sentimentos, sujeitos, contextos, especificidades da tarefa, estimativas e juízos de memórias. Observamos que as experiências metacognitivas ativaram as habilidades metacognitivas dos licenciandos, apoiadas em seu conhecimento sobre a docência. Após a autoscopia, houve reorganização das ideias, permitindo novas inferências sobre suas experiências. Esses resultados destacam a importância da reflexão metacognitiva no desenvolvimento profissional dos licenciandos em Química.

Biografia do Autor

  • Juliana Marciotto Jacob, Universidade Estadual de Londrina

    Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática

  • Isadora Polvani Barbosa, Universidade Estadual de Londrina

    Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática

  • Fabiele Cristiane Dias Broietti, Universidade Estadual de Londrina Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática Departamento de Química

    Universidade Estadual de Londrina
    Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
    Departamento de Química

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Publicado

2025-04-29

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS