LATIN AMERICAN RESEARCH IN CHEMICAL EDUCATION: TEACHING CHALLENGES DURING THE PANDEMIC

A PESQUISA LATINO-AMERICANA EM EDUCAÇÃO QUÍMICA: DESAFIOS DOCENTES NA PANDEMIA

Autores

  • Maria do Carmo Galiazzi Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Ana Laura Salcedo de Medeiros Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Robson Simplicio de Sousa UFPR
  • Jeíza Teles UESC
  • Andrei Steveen Moreno Rodríguez Universidade Federal da Paraíba - UFPB

DOI:

https://doi.org/10.1590/

Palavras-chave:

Mapeamento, Desenvolvimento Profissional, Ensino de Química

Resumo

A partir de um mapeamento de produções científicas de pesquisadores latino-americanos em Educação Química - de língua espanhola -, que resultou em oito eixos temáticos, neste trabalho, apresenta-se a análise do eixo que reuniu produções sobre o Ensino de Química na Pandemia. A metodologia de análise dos textos foi fenomenológica-hermenêutica. Notou-se expressiva preocupação dos professores com o ensino, a aprendizagem e a avaliação durante o período pandêmico. Há textos que encaminham uma necessária discussão sobre o currículo de Química, o qual tem se propagado como um conjunto de conceitos pré-estabelecidos, com pouca atenção às condições sócio-ambientais dos estudantes. As estratégias de professores de Química merecem ser discutidas e analisadas para promover a ruptura de um currículo descontextualizado.

Biografia do Autor

  • Maria do Carmo Galiazzi, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

    Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS). Professora Titular aposentada da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande, RS, Brasil.

  • Ana Laura Salcedo de Medeiros, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

    Doutora em Educação em Ciências, professora aposentada da Universidade Federal do Rio Grande - FURG

  • Robson Simplicio de Sousa, UFPR

    Doutor em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Professor Adjunto do Departamento de Sociais e Humanas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) -Setor Palotina, Palotina, PR, Brasil

  • Jeíza Teles, UESC

    Aluna do curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual de Santa Cruz

  • Andrei Steveen Moreno Rodríguez, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

    Doutor em Educação em Ciências pelo Programa de Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, professor da Universidade Federal da Paraíba -  UFPB

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Publicado

2025-09-18

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS