EDUCATIONAL PERSPECTIVES AND SCIENCE EDUCATION: AN COSMOPOLITICAL ANALYSIS FOCUSED ON PARTICIPANT ACTIONS
PERSPECTIVAS EDUCACIONAIS E EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE COSMOPOLÍTICA CENTRADA NAS AÇÕES PARTICIPANTES
DOI:
https://doi.org/10.1590/Palavras-chave:
Perspectivas educacionais, Estudos de Ciência e Tecnologia, humanos, não-humanosResumo
A apropriação das perspectivas educacionais por educadoras e educadores em Ciências tem motivado controvérsias e discussões sobre as diferentes maneiras de se realizar esse processo. A maior parte desses movimentos têm se pautado abordagens psicológicas, sociológicas e filosóficas centradas em ações humanas, restringindo a participação de agentes não-humanos a intermediários coabitantes dos espaços educativos. Neste artigo teórico, me propus a apresentar um quadro analítico dentro do qual as ações dos objetos fossem consideradas como participantes ativas das diferentes maneiras de educar e aprender. Para isso, me baseei em textos clássicos e contemporâneos da Educação e do ensino de Ciências, relendo seu conteúdo a partir de uma perspectiva cosmopolítica dos Estudos de Ciência e Tecnologia (ECT). Como resultado, apresentei considerações em termos didático-pedagógicos e da pesquisa educacional das Ciências, os quais espero que possam se desdobrar em novas iniciativas de investigação.
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