EDUCATIONAL PERSPECTIVES AND SCIENCE EDUCATION: AN COSMOPOLITICAL ANALYSIS FOCUSED ON PARTICIPANT ACTIONS

PERSPECTIVAS EDUCACIONAIS E EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE COSMOPOLÍTICA CENTRADA NAS AÇÕES PARTICIPANTES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/

Palavras-chave:

Perspectivas educacionais, Estudos de Ciência e Tecnologia, humanos, não-humanos

Resumo

A apropriação das perspectivas educacionais por educadoras e educadores em Ciências tem motivado controvérsias e discussões sobre as diferentes maneiras de se realizar esse processo. A maior parte desses movimentos têm se pautado abordagens psicológicas, sociológicas e filosóficas centradas em ações humanas, restringindo a participação de agentes não-humanos a intermediários coabitantes dos espaços educativos. Neste artigo teórico, me propus a apresentar um quadro analítico dentro do qual as ações dos objetos fossem consideradas como participantes ativas das diferentes maneiras de educar e aprender. Para isso, me baseei em textos clássicos e contemporâneos da Educação e do ensino de Ciências, relendo seu conteúdo a partir de uma perspectiva cosmopolítica dos Estudos de Ciência e Tecnologia (ECT). Como resultado, apresentei considerações em termos didático-pedagógicos e da pesquisa educacional das Ciências, os quais espero que possam se desdobrar em novas iniciativas de investigação.

Biografia do Autor

  • Leonardo Wilezelek Soares de Melo, Universidade Estadual do Paraná

    Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina. Foi membro do Grupo de Estudos Culturais das Ciências e das Educações (GECCE). Mestre em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, câmpus Ponta Grossa. Bacharel e Licenciado em Química pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, câmpus Pato Branco. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Atualmente é professor colaborador do curso de Licenciatura em Química da Unespar. Já ministrou disciplinas como Química Inorgânica I, Políticas Educacionais, Fundamentos da Educação, Didática Geral, Metodologia do Ensino de Química, Instrumentação para o Ensino de Química, Didática para o Ensino de Química. Têm coordenado e atuado em projetos de extensão relacionados ao Ensino de Química. Atuante como Coordenador e Orientador de Estágio Supervisionado. Participante de comissões institucionais, como o Núcleo Docente Estruturante (NDE) e a Comissão de Divulgação de Cursos. Dentre as áreas de pesquisa, se destacam o Ensino de Química e a História e Filosofia da Ciência. Dentre os interesses de pesquisa, estão questões como o negacionismo científico, as teorias da conspiração e a participação material em âmbitos educacionais em Ciências.

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Publicado

2025-09-18

Edição

Seção

ARTIGO TEÓRICO / THEORETICAL ARTICLE