VISÕES DE CONTEXTUALIZAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA NA ELABORAÇÃO DE SEUS PRÓPRIOS MATERIAIS DIDÁTICOS

VISIONS OF CONTEXTUALIZATION OF CHEMISTRY TEACHERS IN THE ELABORATION OF THEIR OWN DIDACTIC MATERIALS

Authors

  • Erivanildo Lopes da Silva Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Maria Eunice Ribeiro Marcondes Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172010120107

Keywords:

Contextualização; Ensino de Química; Formação Continuada de Professores.

Abstract

Este trabalho procurou investigar, numa ação de formação continuada, os entendimentos a respeito da contextualização no ensino de Química de um grupo de professores antes, durante e após discussões e reflexões de outros enfoques de contextualização, e como estas se re fletiriam no planejamento de seus materiais instrucionais. A investigação foi realizada por meio de questionários abertos, atividades, relatos gra vados em vídeo, análise de documentos e entrevistas semi-estruturadas. Para análise, foram elaboradas quatro perspectivas de contextualização. Os resultados mostraram ampliação das concepções dos professores, que caracterizavam, inicialmente, a contextualização como simples exempli ficação e descrição de fatos e passaram a compreender ideias mais elaboradas como a abordagem de questões sociais. Contudo os dados mostraram que a maioria das unidades didáticas elaboradas não refletia elementos da ampliação dessas ideias.

This work aimed to investigate, during an action of education al development, the understanding of a group of teachers of the Chemistry teaching contextualization before, during and after discussions and reflections of different points of view of contextualization, and how they were reproduced in the planning of instructional materials. The investigation was developed by using opened questions, activities, video taped teachers' reports, analysis of documents and structured interviews. Four perspectives on the contextualization of teaching were prepared for the research. The results showed a broadening of the teachers'concep- tions, initially characterized as simple exemplifications and description of facts but later developing into well elaborated ideas of contextualization as the approach of social issues. However, the results pointed out that most of the elaborated didactic units did not reflect elements of these ideas broadening.

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Published

2010-08-12

Issue

Section

RESEARCH REPORTS