IMAGINARY TRAININGS OF TEACHERS FROM THE FIRST YEARS OF FUNDAMENTAL EDUCATION ON THE FORM OF EARTH AND GRAVITY

IMAGINARY FORMATIONS OF TEACHERS FROM THE EARLIEST YEARS OF ELEMENTARY SCHOOL ON THE FORM OF EARTH AND THE CONCEPT OF GRAVITY

Authors

DOI:

https://doi.org/10.1590/21172020210129

Keywords:

Science teaching; initial years of elementary education, continuing education;

Abstract

This study aimed to understand how teachers from the early years of elementary school interpret the planet Earth and gravity, through drawings made by them and their respective speeches. To analyze the teachers' interpretations, the notions of “imaginary formations”, “escapes of meaning”, “paraphrase” and “polysemy” of discourse analysis were used, as explained by Pêcheux and Orlandi. It was noted that this type of activity helps teachers to reflect and discuss models of planet Earth and gravity consistent with the scientific view. In addition, the research provided an opportunity for teachers of basic education to have access to research in the area of ​​teaching and learning about science.

Downloads

Download data is not yet available.

References

BARBOSA-LIMA, M. C. Conversando com Lara sobre a terra e a Terra. RELEA, Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, 10, p. 23-35, 2010. [Links]

BARROS, T. H. B. Uma trajetória da Arquivística a partir da análise do discurso: inflexões histórico-conceituais. São Paulo: Editora da Unesp, 2015. [ Links ]

CARVALHO, A. M. P. Critérios estruturantes para o ensino das ciências. CARVALHO, A. M. P. (org.), Ensino de ciências: unindo a pesquisa e a prática. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, p. 1-18, 2015. [ Links ]

CASTILHO, A. T.; PRETI, D. A linguagem falada culta na cidade de São Paulo: materiais para o seu estudo. v. ΙΙ: Diálogos entre dois informantes. São Paulo: T. A. Queiroz: FAPESP, 1986. [ Links ]

CUNHA, R. C. O. B.; PRADO, G. V. T. Formação centrada na escola, desenvolvimento pessoal e profissional de professores. Revista Educação PUC-Campinas, Campinas, n.28, p. 103-113, 2010. [ Links ]

ELICHIRIGOITY, M. T. P. Análise do discurso na área de letras. CadIl -Cadernos do Instituto de Letras, Porto Alegre, v. 1, n. 34, p. 169-199, 2017. [ Links ]

FERREIRA, F. P; LEITE, C. A forma e os movimentos da terra: percepções de professores acerca das relações entre observação cotidiana e os modelos científicos. RELEA- Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, n. 19, p. 123-146, 2015 [ Links ]

GIRALDI, L. P. B. Os níveis diferenciados de desempenho escolar: analisando estabilidade e mudanças nas concepções e expectativas de professores, familiares e alunos. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar). Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Araraquara, 2010. [Links]

GONZÁLES-REY, F. LA pesquisa e o tema da subjetividade em educação. Psicologia da Educação - Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados, São Paulo, n. 13, p. 9-15, 2001. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/psicoeduca/article/view/32815/22634. Acesso em: 03 jul. 2020. [ Links ]

LANG, F. Sobre a forma da Terra. Revista Física na Escola, v. 15 n. 2, p. 4 - 14. 2017. [ Links ]

LEITE, C.; HOSOUME, Y. Os professores de Ciências e suas formas de pensar a astronomia. RELEA, Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia-, n. 4, p. 47-68, 2007 [ Links ]

LIMA, S. C. Um estudo sobre o desenvolvimento profissional de professores dos anos iniciais do ensino fundamental, embasado na inserção de conteúdos de Física no Ensino de Ciências e na produção acadêmica da área, como elementos inovadores, sob a assessoria de uma Universidade. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência). Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências, Bauru, 2018, 213p. [ Links ]

NARDI, R.; BASTOS, GATTI, S. R. T.; CORTELA, B. S. C.; LANGHI, R.; TERRAZZAN, E. A.; MIANUTTI, J. O diálogo entre a produção acadêmica em Ensino de Ciências e os saberes e práticas docentes em diferentes níveis de ensino e espaços educativos. Bauru: UNESP, Faculdade de Ciências, 2016. 54p. (Relatório científico referente a projeto de pesquisa financiado através do Edital CNPq no 14/2013). [ Links ]

NARDI, R.; CARVALHO, A. M. P. Um estudo sobre a evolução das noções de estudantes sobre espaço, forma e força gravitacional do planeta terra. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 1, n. 2, p. 132-144, 1996. [ Links ]

ORLANDI, E. P. Interpretação. Petrópolis: Vozes. 1996. [ Links ]

ORLANDI, E. P. Identidade linguística escolar. In: SIGNORINI. I. (org.). Lingua(gem) e identidade. Campinas: Mercado de Letras. 1998. p. 203-212. [Links]

ORLANDI, E. P. O campo da análise de discurso no Brasil: mapeando conceitos, confrontando limites. In: IISEAD - Seminário de Estudos em Análise do Discurso PortoAlegre, 2005. Anais... Porto Alegre: UFRGS, 2005, p. 1-18 Disponível em: http://www.ufrgs.br/analisedodiscurso/anaisdosead/1SEAD/Conferencias/EniOrlandi.pdf. Acesso em: 03 jul. 2020. [ Links ]

ORLANDI, E. P. Discurso e texto. Campinas: Pontes. 2008. [ Links ]

ORLANDI, E. P. Análise de discurso: princípios & procedimentos. 8. ed. Campinas: Pontes . 2009. [ Links ]

ORLANDI, E. P. Análise de discurso: princípios e procedimentos. 11. ed. Campinas: Pontes. 2013. [ Links ]

PALCHA, L. S. O efeito-leitor na mediação de conhecimentos do estágio: uma análise dos discursos de Licenciandos em Ciências Biológicas. 2016. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2016. [ Links ]

PÊCHEUX, M. O discurso: estrutura ou acontecimento. Campinas: Pontes . 1990. [ Links ]

PÊCHEUX, M. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Campinas: Editora da Unicamp. 1997. [ Links ]

PINTO, S. P.; FONSECA, O. M.; VIANNA, D. M. Formação continuada de professores: estratégias para o ensino de astronomia nas séries iniciais. Cadernos Brasileiro de Ensino de Física, v. 24, n. 1, p. 71-86, 2007. [ Links ]

SANTOS, M. E. M. Era uma vez a Análise do Discurso sobre as princesas dos contos de fada em animações da Walt Disney. CadIl -Cadernos do Instituto de Letras, Porto Alegre, n. 1, p. 361-380. 2016. [ Links ]

SILVA, A. C.; ALMEIDA, M. J. P. M. Estratégias para a coleta de informações numa pesquisa com apoio teórico-metodológico na análise de discurso. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 17, n. 3, p. 883-902, 2017 [Links]

SOUZA, T. C. C. de. Discurso e imagem: perspectivas de análise do não verbal. C-legenda - Revista do Programa de Pós-graduação em Cinema e Audiovisual da Universidade Federal Fluminense, n. 1, p. 1-10, 1998. [ Links ]

VILLANI, C. E. P. As práticas discursivas argumentativas de alunos do ensino médio no laboratório didático de Física. 2002. 188f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2002. [Links]

Published

2021-02-03 — Updated on 2021-04-30

Issue

Section

RESEARCH REPORTS