FORMACIONES IMAGINARIAS DE PROFESORES DE LOS PRIMEROS AÑOS DE EDUCACIÓN FUNDAMENTAL EN FORMA DE TIERRA Y GRAVEDAD

IMAGINARY FORMATIONS OF TEACHERS FROM THE EARLIEST YEARS OF ELEMENTARY SCHOOL ON THE FORM OF EARTH AND THE CONCEPT OF GRAVITY

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/21172020210129

Palabras clave:

Ensino de Ciências; Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Formação Continuada.

Resumen

Este estudio tuvo como objetivo comprender cómo los maestros de los primeros años de la escuela primaria interpretan el planeta Tierra y la gravedad, a través de dibujos realizados por ellos y sus respectivos discursos. Para analizar las interpretaciones de los profesores, se utilizaron las nociones de "formaciones imaginarias", "escapes de significado", "paráfrasis" y "polisemia" del análisis del discurso, como explicaron Pêcheux y Orlandi. Se observó que este tipo de actividad ayuda a los maestros a reflexionar y discutir modelos del planeta Tierra y la gravedad consistentes con la visión científica. Además, la investigación brindó una oportunidad para que los maestros de educación básica tengan acceso a la investigación en el área de la enseñanza y el aprendizaje de la ciencia.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BARBOSA-LIMA, M. C. Conversando com Lara sobre a terra e a Terra. RELEA, Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, 10, p. 23-35, 2010. [Links]

BARROS, T. H. B. Uma trajetória da Arquivística a partir da análise do discurso: inflexões histórico-conceituais. São Paulo: Editora da Unesp, 2015. [ Links ]

CARVALHO, A. M. P. Critérios estruturantes para o ensino das ciências. CARVALHO, A. M. P. (org.), Ensino de ciências: unindo a pesquisa e a prática. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, p. 1-18, 2015. [ Links ]

CASTILHO, A. T.; PRETI, D. A linguagem falada culta na cidade de São Paulo: materiais para o seu estudo. v. ΙΙ: Diálogos entre dois informantes. São Paulo: T. A. Queiroz: FAPESP, 1986. [ Links ]

CUNHA, R. C. O. B.; PRADO, G. V. T. Formação centrada na escola, desenvolvimento pessoal e profissional de professores. Revista Educação PUC-Campinas, Campinas, n.28, p. 103-113, 2010. [ Links ]

ELICHIRIGOITY, M. T. P. Análise do discurso na área de letras. CadIl -Cadernos do Instituto de Letras, Porto Alegre, v. 1, n. 34, p. 169-199, 2017. [ Links ]

FERREIRA, F. P; LEITE, C. A forma e os movimentos da terra: percepções de professores acerca das relações entre observação cotidiana e os modelos científicos. RELEA- Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, n. 19, p. 123-146, 2015 [ Links ]

GIRALDI, L. P. B. Os níveis diferenciados de desempenho escolar: analisando estabilidade e mudanças nas concepções e expectativas de professores, familiares e alunos. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar). Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Araraquara, 2010. [Links]

GONZÁLES-REY, F. LA pesquisa e o tema da subjetividade em educação. Psicologia da Educação - Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados, São Paulo, n. 13, p. 9-15, 2001. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/psicoeduca/article/view/32815/22634. Acesso em: 03 jul. 2020. [ Links ]

LANG, F. Sobre a forma da Terra. Revista Física na Escola, v. 15 n. 2, p. 4 - 14. 2017. [ Links ]

LEITE, C.; HOSOUME, Y. Os professores de Ciências e suas formas de pensar a astronomia. RELEA, Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia-, n. 4, p. 47-68, 2007 [ Links ]

LIMA, S. C. Um estudo sobre o desenvolvimento profissional de professores dos anos iniciais do ensino fundamental, embasado na inserção de conteúdos de Física no Ensino de Ciências e na produção acadêmica da área, como elementos inovadores, sob a assessoria de uma Universidade. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência). Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências, Bauru, 2018, 213p. [ Links ]

NARDI, R.; BASTOS, GATTI, S. R. T.; CORTELA, B. S. C.; LANGHI, R.; TERRAZZAN, E. A.; MIANUTTI, J. O diálogo entre a produção acadêmica em Ensino de Ciências e os saberes e práticas docentes em diferentes níveis de ensino e espaços educativos. Bauru: UNESP, Faculdade de Ciências, 2016. 54p. (Relatório científico referente a projeto de pesquisa financiado através do Edital CNPq no 14/2013). [ Links ]

NARDI, R.; CARVALHO, A. M. P. Um estudo sobre a evolução das noções de estudantes sobre espaço, forma e força gravitacional do planeta terra. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 1, n. 2, p. 132-144, 1996. [ Links ]

ORLANDI, E. P. Interpretação. Petrópolis: Vozes. 1996. [ Links ]

ORLANDI, E. P. Identidade linguística escolar. In: SIGNORINI. I. (org.). Lingua(gem) e identidade. Campinas: Mercado de Letras. 1998. p. 203-212. [Links]

ORLANDI, E. P. O campo da análise de discurso no Brasil: mapeando conceitos, confrontando limites. In: IISEAD - Seminário de Estudos em Análise do Discurso PortoAlegre, 2005. Anais... Porto Alegre: UFRGS, 2005, p. 1-18 Disponível em: http://www.ufrgs.br/analisedodiscurso/anaisdosead/1SEAD/Conferencias/EniOrlandi.pdf. Acesso em: 03 jul. 2020. [ Links ]

ORLANDI, E. P. Discurso e texto. Campinas: Pontes. 2008. [ Links ]

ORLANDI, E. P. Análise de discurso: princípios & procedimentos. 8. ed. Campinas: Pontes . 2009. [ Links ]

ORLANDI, E. P. Análise de discurso: princípios e procedimentos. 11. ed. Campinas: Pontes. 2013. [ Links ]

PALCHA, L. S. O efeito-leitor na mediação de conhecimentos do estágio: uma análise dos discursos de Licenciandos em Ciências Biológicas. 2016. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2016. [ Links ]

PÊCHEUX, M. O discurso: estrutura ou acontecimento. Campinas: Pontes . 1990. [ Links ]

PÊCHEUX, M. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Campinas: Editora da Unicamp. 1997. [ Links ]

PINTO, S. P.; FONSECA, O. M.; VIANNA, D. M. Formação continuada de professores: estratégias para o ensino de astronomia nas séries iniciais. Cadernos Brasileiro de Ensino de Física, v. 24, n. 1, p. 71-86, 2007. [ Links ]

SANTOS, M. E. M. Era uma vez a Análise do Discurso sobre as princesas dos contos de fada em animações da Walt Disney. CadIl -Cadernos do Instituto de Letras, Porto Alegre, n. 1, p. 361-380. 2016. [ Links ]

SILVA, A. C.; ALMEIDA, M. J. P. M. Estratégias para a coleta de informações numa pesquisa com apoio teórico-metodológico na análise de discurso. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 17, n. 3, p. 883-902, 2017 [Links]

SOUZA, T. C. C. de. Discurso e imagem: perspectivas de análise do não verbal. C-legenda - Revista do Programa de Pós-graduação em Cinema e Audiovisual da Universidade Federal Fluminense, n. 1, p. 1-10, 1998. [ Links ]

VILLANI, C. E. P. As práticas discursivas argumentativas de alunos do ensino médio no laboratório didático de Física. 2002. 188f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2002. [Links]

Publicado

2021-02-03 — Actualizado el 2021-04-30

Número

Sección

REPORTES DE INVESTIGACIÓN