PERCEPÇÕES DE ALUNOS SOBRE A UTILIZAÇÃO DE TAREFAS DE INVESTIGAÇÃO EM AULAS DE QUÍMICA

PUPILS' PERCEPTIONS ON THE USE OF INQUIRY ACTIVITIES IN CHEMISTRY LESSONS

Authors

  • Carla Maria Matoso Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IE-ULisboa)
  • Ana Maria Martins da Silva Freire Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IE-ULisboa)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-211720130150202

Keywords:

Educação em Ciências; Tarefa de Investigação; Percepções dos Alunos.

Abstract

Neste estudo se pretende descrever as mudanças ocorridas nas percepções dos alunos quando utilizam tarefas de investigação no ensino das Reações Químicas. Participam alunos de quatro turmas do 8° ano de escolaridade. A recolha de dados se processa por aplicação de questionários, entrevistas em grupo focado e documentos escritos. Recorre-se à análise de conteúdo das transcrições das entrevistas e dos documentos escritos e ao tratamento estatístico dos dados obtidos por meio dos questionários. Os resultados obtidos evidenciam mudanças no que diz respeito ao papel do aluno, nomeadamente na troca de ideias, na participação nas tarefas e no trabalho de grupo. Essas alterações estão também relacionadas com o modo de aprender, designadamente na pesquisa de informação, planificação e realização de experiências.

This study aims at describing changes occurring in the pupils' perceptions when scientific inquiry is used on the subject Chemical Reactions. Four classes of 8th grade students participate in this study. Several instruments to collect data are used: questionnaires about the pupils' perceptions, focus group interviews and written documents. A content analysis of interview transcriptions and written documents was carried out, as well as a statistical analysis of the data obtained from the questionnaires. The results show changes in perceptions regarding the role of the pupils, particularly in the exchange of ideas, participation in the tasks and the work of the group. These changes are also related to the way the pupils learn, in particular in the search for information, planning and conducting experiments.

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Published

2013-03-08 — Updated on 2021-07-06

Issue

Section

RESEARCH REPORTS