Motherhood: conflicts between the biological and the social dimensions

MATERNIDADE: CONFLITOS ENTRE AS DIMENSÕES BIOLÓGICA E SOCIAL – O QUE DIZ A PRODUÇÃO ACADÊMICA BRASILEIRA?

Authors

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172022240163

Keywords:

biologia, ciências biológicas, ensino de biologia, maternidade, determinismo biológico

Abstract

This bibliographical review presents a set of research about motherhood concerning as a constructed social practice, the deterministic discourse of biology, and how emerges in the training of biologists and teachers. About the methodological approach, the papers were risen from CAPES Portal in searches directed by descriptors previously defined. A set of 23 papers were found and the analysis of them resulted in 3 thematic categories: 1. What is a mother?; 2. Breast-feeding; 3. What is a woman? - the biological discourse on stage. The results demonstrate the scarce discussion on specific topics. In general terms, discourses that speak directly about biological characteristics in women corroborate with the social place intended for them, over time, gave way to other sexist discourses, however, masking under scientific neutrality. Within the production of scientific knowledge, it is evident the purpose to justify stereotypes in female and male bodies ways and, consequently, inequalities.

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Author Biographies

Inês Petrucci, Universidade Estadual de Campinas

Livre Docente na área de Educação Escolar, Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP com pós doutorado na University of Brighton - U.K., é graduada em Química (bacharelado e licenciatura) pela Universidade Estadual de Campinas (1984), especialista em Química Orgânica e mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1995). Foi Editora Associada da Revista Pro-posições (A1), membro do Conselho Consultivo da Editora da Unicamp, membro do Conselho Consultivo do Museu Exploratório de Ciências da Unicamp e representante da reitoria na Câmera Deliberativa da Comvest/UNICAMP. É integrante do Departamento de Ensino e Práticas Culturais da Faculdade de Educação, desde 2001. Foi vice-diretora da Divisão de Ensino da Sociedade Brasileira de Química (gestão 2004-2006), e tesoureira na gestão 2006-2008. Foi membro do CT do PNLD 2012, do PNLD 2015, e do PNLD 2018 nomeada pelo Ministério da Educação e coordenadora de área (Química) do PNBE/MEC/2010. Foi Coordenadora de Licenciaturas da FE - UNICAMP, nos períodos de 2004-2005 e 2007-2011. Foi também coordenadora de graduação da Licenciatura Integrada em Química e Física (UNICAMP). Foi coordenadora do Programa de Formação Interdisciplinar Superior da Unicamp. Foi Diretora Associada do Museu Exploratório de Ciências da Unicamp (2013-2014). Foi vice coordenadora da linha Currículo, Avaliação e Docência do Programa de Pós Graduação em Educação da Unicamp. Coordena o Grupo de Estudos Práticas Curriculares e Narrativas Docentes e é integrante do grupo de pesquisa Ciência e Ensino, na Faculdade de Educação da Unicamp. Atua nos seguintes programas de pós graduação: Educação e Multunidades em Ensino de Ciências e Matemática, ambos da Unicamp. É coordenadora do Programa de Pós Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática (biênio 2019-2021). É pesquisadora Produtividade PQ/ CNPQ, nível 2. Tem artigos publicados em periódicos indexados da área de educação e educação em ciências, bem como livros e capítulos de livros. Seus trabalhos de pesquisa se relacionam com temáticas de formação docente, currículo, narrativas, disciplinas escolares e cotidiano escolar. Realizou estágio de pesquisa na University of Brighton, em 2015, com apoio da CAPES, Processo no. 2594/2015-03, Chamada II - 2015, Estágio Sênior. Tem três filhos nascidos em 1988, 1991 e 2002 (movimento #parentinscience) 

Laissa Paz, Universidade Estadual de Campinas

                     

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Published

2023-11-28

Issue

Section

THEORETICAL ARTICLE