The didactic-pedagogical training of Physics students undergraduates in a dual modality context
some disagreements
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-21172022240177Keywords:
Teacher training, Dual modality, Discourse AnalysisAbstract
This is a qualitative research that sought to investigate some aspects of the didactic-pedagogical training of Physics undergraduate students in the context of a hybrid teacher training course. The research corpus was developed by monitoring Physics undergraduate students throughout the supervised internship, during the planning and execution of a sequence of classes. From audiovisual recordings, the speeches produced by the undergraduates were transcribed for later analysis. The constitution and interpretation of data were based on the theoretical and methodological framework of French Discourse Analysis. The analysis of the students' discourses revealed the mobilization of didactic-pedagogical knowledge of different epistemological natures and some skills provided for by the course's pedagogical project for teachers, however, it indicated the promotion of didactic-pedagogical training in a disjointed manner, which can contribute to the training of mixed or hybrid professionals, distancing the future teacher from a critical profile.
Downloads
References
Abib, M. L. V. S. (2012). A pesquisa em ensino de física e a sala de aula: articulações necessárias na formação de professores. In N. M. D. Garcia, I. Higa, E. Zimmermann, C. C. Silva, & A. F. P. Martins (Orgs.), A pesquisa em ensino de física e a sala de aula: articulações necessárias na formação de professores(1a ed., pp. 227-238). Livraria da Física.
Araújo, O. H. A., & Martins, E. S. (2020). Estágio curricular supervisionado como práxis: algumas perguntas e possíveis respostas. Reflexão e Ação, 28(1), 191-203. https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/12902
» https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/12902
Araujo, R. S., & Vianna, D. M. (2010). A história da legislação dos cursos de Licenciatura em Física no Brasil: do colonial presencial ao digital a distância. Revista Brasileira de Ensino de Física, 32(4), 1-12. https://doi.org/10.1590/S1806-11172010000400010.
» https://doi.org/10.1590/S1806-11172010000400010
Aroeira, K. P., & Pimenta, S. G. (2018). Didática e estágio (1a. ed.). Appris.
Bastos, F., & Nardi, R. (Orgs.). (2018). Formação de professores para o ensino de ciências naturais e matemática: aproximando teoria e prática . (1a ed.). Escrituras.
Belíssimo, J. R. (2021). Um estudo longitudinal sobre o imaginário de licenciando(a)s em Física: Pensando a identidade profissional docente [Dissertação de Mestrado, Universidade Estadual Paulista]. Repositório Institucional Unesp.
Borges, M. C., Aquino, O. F., & Puentes, R. V. (2011). Formação de Professores no Brasil: História, Políticas e Perspectivas. Revista HISTEDBR Online, 11(42), 94-112. https://doi.org/10.20396/rho.v11i42.8639868.
» https://doi.org/10.20396/rho.v11i42.8639868
Brandão, H. H. N. (2017). Introdução à Análise do Discurso (3a ed.). Editora Unicamp.
Brockinton, G. (2005). A realidade escondida: a dualidade onda-partícula para estudantes do ensino médio . [Dissertação de Mestrado, Universidade de São Paulo]. Repositório da Produção USP. https://repositorio.usp.br/item/001482517
» https://repositorio.usp.br/item/001482517
Camargo, S. (2007). Discursos presentes em um processo de reestruturação curricular de um Curso de Licenciatura em Física: o legal, o real e o possível [Tese de Doutorado, Universidade Estadual Paulista]. Repositório Institucional Unesp.
Camargo, S., Nardi, R., Ghitto, R. C. T., Caluzi, J. J., Xavier, J. A., Rubo, E. A. A., & Ruggiero, L. O. (2012). A reestruturação do projeto pedagógico de um curso de licenciatura em física de uma universidade pública: contribuições de licenciandos ao processo. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, 14(3). 217-235. https://doi.org/10.1590/1983-21172012140314.
» https://doi.org/10.1590/1983-21172012140314
Cortela, B. S. C., & Nardi, R. (2004). Formadores de professores de física: uma análise de seus discursos e como podem influenciar na implantação de novos currículos. Tecné, Episteme y Didaxis, 16. 102-112. https://doi.org/10.17227/ted.num16-5548.
» https://doi.org/10.17227/ted.num16-5548
Cortela, B. S. C. (2011). Formação inicial de Professores de Física: fatores limitantes e possibilidades de avanços [Tese de Doutorado, Universidade Estadual Paulista]. Repositório Institucional Unesp.
Dias, N. V. A., Gomes, A. A., & Raboni, p. C. A. (2020). A Pesquisa na Formação de Professores de Física: as produções da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações no período 2012-2017. Ciência & Educação, 26(e20041), 1-16. https://doi.org/10.1590/1516-731320200041
» https://doi.org/10.1590/1516-731320200041
Figueira, M. J. S. (2016). Contribuição de práticas argumentativas para a democratização de debates científicos em aulas de Física [Dissertação de Mestrado, Universidade Estadual Paulista]. Repositório Institucional Unesp.
Freire, P. (2020). Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa (63a ed.). Paz e Terra.
García, C. M. (1999). Formação de professores: para uma mudança educativa (1a. ed.). Porto.
Ghedin, E., Oliveira, E. S., & Almeida, W. A. (2018). Estágio com pesquisa (1a. ed.). Cortez.
Giroux, H. (1997). Os professores como intelectuais: Rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem Artes Médicas.
Jesus, A. C. S. (2012). Ensino de Física na Educação de Jovens e Adultos: um estudo de caso na formação inicial de professores [Dissertação de Mestrado, Universidade Estadual Paulista]. Repositório Institucional Unesp.
Jesus, A. C. S., & Nardi, R. (2016). Imaginários de licenciandos em Física sobre a Educação de Jovens e Adultos e o ensino nessa modalidade. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências , 18(3), 106-130. https://doi.org/10.1590/1983-21172016180303.
» https://doi.org/10.1590/1983-21172016180303
Kussuda, S. R. (2012). A escolha profissional de licenciados em Física de uma Universidade pública [Dissertação de Mestrado, Universidade Estadual Paulista]. Repositório Institucional Unesp.
Kussuda, S. R. (2017). Um estudo sobre a evasão em um curso de licenciatura em Física: discursos de ex-alunos e professores [Tese de Doutorado, Universidade Estadual Paulista]. Repositório Institucional Unesp.
Laburú, C. E., Arruda, S. M., & Nardi, R. (2003). Pluralismo Metodológico no ensino de Ciências. Ciência & Educação, 9(2), 247-260. https://doi.org/10.1590/S1516-73132003000200007.
» https://doi.org/10.1590/S1516-73132003000200007
Lima, A. C. A. (2021). A licenciatura em Física em um contexto de dupla modalidade: alguns aspectos da formação didático-pedagógica de licenciandos em situação de estágio supervisionado [Dissertação de Mestrado, Universidade Estadual Paulista]. Repositório Institucional Unesp.
Lopes, A. C. (2012). Democracia nas Políticas de Currículo. Cadernos de Pesquisa . 42(147), 700-715. https://doi.org/10.1590/S0100-15742012000300003.
» https://doi.org/10.1590/S0100-15742012000300003
Orlandi, E. P. (2015). Análise de Discurso: Princípios & Procedimentos (12a ed.). Pontes.
Parma, F. W. (2020). Sentidos atribuídos por licenciandos de física sobre o papel da experimentação em atividades de estágio de regência [Dissertação de Mestrado, Universidade Estadual Paulista]. Repositório Institucional Unesp.
Pimenta, S. G. (2018). Saberes pedagógicos e atividade docente (8a ed.). Cortez.
Pimenta, S. G., & Lima, M. S. L. (2018). Estágio e docência (8a ed.). Cortez.
Resolução nº 1, de 18 de fevereiro de 2002.(2002a, 18 de fevereiro). Institui Diretrizes Curriculares Nacionais, para a formação de professores de Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Conselho Nacional de Educação. http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=159261-rcp001-02&category_slug=outubro-2020-pdf&Itemid=30192
Resolução nº 2, de 19 de fevereiro de 2002. (2002b, 19 de fevereiro). Institui a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura, de graduação plena, de formação de professores da educação Básica em nível superior. Conselho Nacional de Educação. http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=159251-rcp002-02&category_slug=outubro-2020-pdf&Itemid=30192
Teles, S. M., & Rossato, M. (2023). O estágio supervisionado como espaço de produção de significados sobre a profissão docente. Boletim de Conjuntura(BOCA), 15(44), 48-65. https://doi.org/10.5281/zenodo.8207112
» https://doi.org/10.5281/zenodo.8207112
Thiengo, L. C., Avelar, D. G. S., Oliveira, S. K. N., & Santos, F. L. S. (2022). A perspectiva freireana na formação de professores de Ciências Naturais: uma revisão da literatura. Revista Educação & Formação, 7(e8047), 1-16. https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/8047/8194
» https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/8047/8194
Salazar López, T. I. (2017). Um estudo sobre a mobilização de saberes docentes no contexto de estágio curricular supervisionado de uma licenciatura em Física [Tese de Doutorado, Universidade Estadual Paulista]. Repositório Institucional Unesp.
Salazar Lópes, T. I., & Nardi, R. (2020). Imaginários de futuros professores de física sobre os saberes docentes: sentidos produzidos na interface universidade-escola no estágio curricular supervisionado. Investigações em Ensino de Ciências, 25(3), 454-470. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2020v25n3p454.
» https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2020v25n3p454
Schön, D. A. (1992). Formar professores como profissionais reflexivos. In A. Nóvoa (Org.), Os professores e sua formação(pp. 77-91). Dom Quixote.
Silva Júnior, J. M., & Coelho, G. R. (2020). O ensino por investigação como abordagem para o estudo do efeito fotoelétrico com estudantes do ensino médio de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 37(1), 51-78. http://dx.doi.org/10.5007/2175-7941.2020v37n1p51.
» https://doi.org/10.5007/2175-7941.2020v37n1p51
Souza, J. A. J., Santos, E. C., Lobo, A. S., Melo, L. C., & Soares, A. C. (2013). Concepções de universidade no Brasil: uma análise a partir da missão das universidades públicas federais brasileiras e dos modelos de universidade. Gestão Universitária na América Latina, 6(4), 216-233. https://doi.org/10.5007/1983-4535.2013v6n4p216.
» https://doi.org/10.5007/1983-4535.2013v6n4p216
Universidade Estadual Paulista - Unesp. (2019). Projeto Pedagógico Curso de Física: modalidades em Licenciatura em Física e Física dos Materiais Currículo 1605 https://www.fc.unesp.br/#!/departamentos/fisica/cursos/fsica/projeto-pedagogico/
» https://www.fc.unesp.br/#!/departamentos/fisica/cursos/fsica/projeto-pedagogico/
Veiga, I. P. A. (2008). Docência como atividade profissional. In I. P. A. Veiga, & C. M. D’Ávila. (Orgs.), Profissão docente: novos sentidos, novas perspectivas (1a ed., pp. 13-22). Papirus.
Zeichner, K. M. (1993). A Formação Reflexiva de Professores: Ideias e Práticas . Educa.