INCLUSIVE EDUCATION OF PEOPLE WITH DISABILITIES: social representations of Biological Sciences preservice

EDUCAÇÃO INCLUSIVA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA: representações sociais de licenciandos em Ciências Biológicas

Authors

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172022240176

Keywords:

Formação docente, Senso comum, Inclusão escolar

Abstract

The aim of this study was to identify the Social Representations (SR) of preservice students about inclusive education for people with disabilities. The research took a mixed-methods approach. The participants were preservice students of the first year and last year of the Biological Sciences degree course at a public university in the south of Bahia. As for data collection, we used a Free Word Association questionnaire. In terms of data analysis methodology, we used the Average Order of Evocations formula and similarity analysis using the IRAMUTEQ software. The results indicate that the SR of the first year preservice are related to the idea of Inclusion, Respect, Law, Methodology, Accessibility and Training. As for the SRs of last year preservice students, they are based on the idea of Law, Disability, Inclusion, Training, Accessibility and Methodology. In addition, the analysis showed that both associate inclusive education with a right that must be respected.

Downloads

Download data is not yet available.

References

Abric, J. C. (1994). Pratiques Sociales et Représentations Paris: Presses Universitaires de France.

Abric, J. C. (2000). A abordagem estrutural das representações sociais. In A. S. P. Moreira & D. C. Oliveira(Orgs.), Estudos interdisciplinares de representação social (pp. 27-38). Goiânia: AB Editora.

Almeida, D. P. G. D., & Pacca, J. L. D. A. (2016). Representação social sobre a física moderna e contemporânea: o que dizem os professores?. Oral Session

Amaral, L. A. (2004). Resgatando o passado: deficiência como figura e vida como fundo São Paulo: Casa do Psicólogo.

Bortolai, M. M. S., Aguilar, M. B. R., & Rezende, D. D. B. (2016). Núcleo central e periferia das representações sociais de alunos do ensino médio sobre ciência. Anais

Carmo, T. D., Magalhães Júnior, C. A. D. O., Kiouranis, N. M. M., & Triani, F. D. S. (2018). Representações sociais de estudantes do ensino médio sobre problemas ambientais. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, 99, 313-330. https://www.scielo.br/j/rbeped/a/qvhWcx4MLvk8YdtK74tpycr/?format=pdf⟨=pt

» https://www.scielo.br/j/rbeped/a/qvhWcx4MLvk8YdtK74tpycr/?format=pdf⟨=pt

Costa, A. L. O. (2014). Formação continuada e representação social: Implicações para a educação inclusiva (Tese de doutorado). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Natal.

Crochick, J. (2015). Educação Inclusiva, Subjetividade, Preconceito e Direitos Humanos. Educação Inclusiva e Direitos Humanos 1ed São Paulo: Cortez Editora, 1, 1-192.

Crochík, J. L., Pedrossian, D. R. D. S., Anache, A. A., Meneses, B. M. D., & Lima, M. D. F. E. M. (2011). Análise de atitudes de professoras do ensino fundamental no que se refere à educação inclusiva. Educação e pesquisa, 37(03), 565-581.

Dias, V. B. (2018). Formação de professores e educação inclusiva: uma análise à luz da teoria crítica da sociedade (Tese de Doutorado, Universidade Estadual da Bahia, Salvador, Bahia). Centro de Documentação e Informação. http://www.cdi.uneb.br/site/ wp-content/uploads/2018/11/Tese-p%C3%B3s-defesa-com-ficha-e-folha-para-CD-1. Pdf

» http://www.cdi.uneb.br/site/ wp-content/uploads/2018/11/Tese-p%C3%B3s-defesa-com-ficha-e-folha-para-CD-1. Pdf

Dias, V. B., & Silva, L. M. (2020). Educação Inclusiva e Formação de Professores: o que revelam os currículos dos cursos de licenciatura?. Práxis Educacional, 16(43), 406-429. https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6822

» https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6822

Diniz, D. (2012). O que é deficiência Brasiliense.

Hilger, T. R., & Moreira, M. A. (2016). Uma revisão de literatura sobre trabalhos em representações sociais relacionados ao Ensino de Física. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 16(1), 167-186. https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4342/2908

» https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4342/2908

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Inep (2023). Notas Estatísticas. Censo Escolar 2022. Ministério da Educação. https://download.inep.gov.br/areas_de_atuacao/notas_estatisticas_censo_da_educacao_basica_2022.pdf

» https://download.inep.gov.br/areas_de_atuacao/notas_estatisticas_censo_da_educacao_basica_2022.pdf

Jodelet, D. (2001). As representações sociais. Rio de janeiro: Eduerj, 17-44.

Kauss, C. T. (2013). Formação de professores e Educação Inclusiva: Representações Sociais em construção (Dissertação de mestrado em Letras e Ciências Humanas). Universidade do Grande Rio “Prof. José de Souza Herdy”, Escola de Educação, Ciências, Letras, Artes e Humanidades.

Krützmann, F. L., & TOLENTINO NETO, L. C. B. D. (2019). Representações sociais de estudantes de biologia sobre as futuras atividades profissionais. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências(Belo Horizonte), 21, e10612. https://www.scielo.br/j/epec/a/S53vywcR4tnTxHdYcfjLSqd/?format=pdf⟨=pt

» https://www.scielo.br/j/epec/a/S53vywcR4tnTxHdYcfjLSqd/?format=pdf⟨=pt

Lei, nº 13.146, de 6 de julho de 2015 (2015). Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Senado Federal. http:// www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm

» http:// www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm

Machado, M. S. (2017). Representações Sociais dos Professores de Ciências: repercussões da prática pedagógica numa perspectiva inclusiva (Dissertação de mestrado). Universidade Estadual de Santa Cruz, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências. Ilhéus.

Machado, M. S., & Siqueira, M. (2020). Ensino de ciências e inclusão: Representações sociais de professoras do ensino fundamental II. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), 22, e14878. https://www.scielo.br/j/epec/a/LgBtCX3GP3yWkmvGQRPp8CK/?format=pdf⟨=pt

» https://www.scielo.br/j/epec/a/LgBtCX3GP3yWkmvGQRPp8CK/?format=pdf⟨=pt

Maciel, A. O. S. (2021). Representações Sociais de Professores sobre Avaliação: Caminhos para o Ensino de Química na Educação Básica (Dissertação de mestrado). Universidade Estadual de Santa Cruz, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências. Ilhéus.

Magalhães Júnior, C. A. D. O., & Tomanik, E. A. (2013). Representações sociais de meio ambiente: subsídios para a formação continuada de professores. Ciência & Educação (Bauru), 19, 181-199. https://www.scielo.br/j/ciedu/a/cPJFbwqkvVHdm4k49whqMct/?format=pdf⟨=pt

» https://www.scielo.br/j/ciedu/a/cPJFbwqkvVHdm4k49whqMct/?format=pdf⟨=pt

Magalhães-Júnior, C. J. A. O., & Tomanik, E. A. (2012). Representações sociais e direcionamento para a educação ambiental na Reserva Biológica das Perobas, Paraná. Investigações em Ensino de Ciências, 17(1), 227-248.

Mantoan, M. T. E. (2006). Igualdade e diferenças na escola como andar no fio da navalha. Educação, 29(1), 55-64.

Mantoan, M. T. E. (2015). Inclusão: o que é? Por quê? Como fazer. Moderna.

Ministério da Educação(2008). Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf

» http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf

Moscovici, S. (2015). Representações Sociais: investigações em psicologia social. 11ª ed.

Ortiz, A. J., & Magalhães Júnior, C. A. D. O. (2019). Ser professor de Física: Representações sociais na licenciatura. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), 21, e10462. https://www.scielo.br/j/epec/a/XjGR45T7MTtRdTKKfDbWyFH/?format=pdf⟨=pt

» https://www.scielo.br/j/epec/a/XjGR45T7MTtRdTKKfDbWyFH/?format=pdf⟨=pt

Rocha Oliveira, R. (2016). Formação de professores de biologia na perspectiva da inclusão de alunos com deficiência (Dissertação Mestrado em Educação em Ciências. 133 p.Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências. Universidade Estadual Santa Cruz, Ilhéus).

Rocha-Oliveira, R., Dias, V. B., & Siqueira, M. (2019). Formação de professores de biologia e educação inclusiva: indícios do Projeto Acadêmico Curricular. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 225-250. https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4935/9958

» https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4935/9958

Rodrigues, D. (2017). Os desafios da equidade e da inclusão na formação de professores. Revista de Educación Inclusiva, 7(2).

Sá, C. P. de. (1996a). Representações Sociais: Teoria e Pesquisa do Núcleo Central. Temas em Psicologia, 4(3), 19-33. http://pepsic.bvsalud.org/pdf/tp/v4n3/v4n3a02.pdf

» http://pepsic.bvsalud.org/pdf/tp/v4n3/v4n3a02.pdf

Silva, E. M. (2017). Entre discursos e práticas: representações sociais de professores sobre a socialização na educação infantil (Dissertação de mestrado em Educação). Universidade de Brasília.

Silva, S. da, & Dias, V. B. (2023). Ensino de Ciências e Educação Inclusiva: Concepções Docentes e sua Relação com a Prática Pedagógica. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, 24(2), 260-268.

Stella, L. F., & Massabni, V. G. (2019). Ensino de Ciências Biológicas: materiais didáticos para alunos com necessidades educativas especiais. Ciência & Educação(Bauru), 25, 353-374.

Teixeira, M. C. T. V., Balão, S. M. D. S., & Settembre, F. M. (2008). Saliência de conteúdos de representação social sobre o envelhecimento: análise comparativa entre duas técnicas associativas. Rev. enferm UERJ, 518-524.

Unesco(1994). Declaração de Salamanca e suas Linhas de Ação sobre Necessidades Educativas Especiais. http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf

» http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf

Vilela-Ribeiro, E. B., & Benite, A. M. C. (2011). Professores Formadores de Professores de Ciências: o que influencia suas concepções sobre Inclusão?. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, 4(2), 127-147. https://periodicos.ufsc.br/index.php/ alexandria/article/view/37685

» https://periodicos.ufsc.br/index.php/ alexandria/article/view/37685

Vergès, P. (1992). L’évocation de l’argent: une méthode pour la définition du noyau central de la représentation. Bulletin de Psychologie, 45, 203-209.

Yin, R. K. (2016). Pesquisa qualitativa do início ao fim Penso Editora.

Published

2024-11-06