IMPRESSÕES DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS SOBRE A PRESENÇA DAS MULHERES NA CIÊNCIA

Autores/as

  • Ricardo Roberto Plaza Teixeira Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo (CEFET/SP)
  • Paola Zarrella da Costa Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo (CEFET/SP)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172008100204%20

Palabras clave:

História da ciência; Mulher; FÍsica; Sexismo.

Resumen

O objetivo deste trabalho é analisar a presença das mulheres nas ciências naturais nos aspectos histórico, social e epistemológico e tem como objetivo esclarecer as formas como esta presença ocorre. É feita uma análise de uma pesquisa realizada com estudantes universitários de um curso de licenciatura em física sobre a relação entre as mulheres e a ciência. São analisadas, também, as estratégias e práticas pedagógicas de educação científica que melhor se adaptem ao perfil feminino para permitir que professores de ciências naturais atuem como agentes de mudanças de modo a atrair mais mulheres para este campo de conhecimento.

Referencias

AIP - AMERICAN INSTITUTE OF PHYSICS. Women in Physics and Astronomy - 2005. AIP Report Number R-441, 2005. [ Links ]

AIP - AMERICAN INSTITUTE OF PHYSICS. Women physicists speak again. AIP Report Number R-441, 2006. [ Links ]

ARISTÓTELES. A política. Rio de Janeiro: Ediouro, 1996. [ Links ]

ATTALI, J. Dicionário do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2001. [ Links ]

BARBERCHECK, M. Mixed Messages - Men and women in advertisements in science. In: Woman, science and technology. Org: WYER, Mary. New York: Routledge, 2001. [ Links ]

BLICKENSTAFF, J. C. Women and science careers: leaky pipeline or gender filter? In: Gender and education. V. 17, n. 4, p. 369, 2005. [ Links ]

CANDOTTI, E. Cientistas do Brasil - Depoimentos. São Paulo: SPBC, 1998. [ Links ]

CASAGRANDE, L. S. e CARVALHO, M. G. Educando as novas gerações: representações de gênero nos livros didáticos de matemática. Caxambu: Anais da 29a Reunião Anual da ANPED, 2006. [ Links ]

CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2000. [ Links ]

CHASSOT, A. A ciência é masculina? São Leopoldo: Editora Unisinos, 2003. [ Links ]

ESTÉBANEZ, M. E. As mulheres na ciência regional. In: ComCiência - Revista Eletrônica de Jornalismo Científico. Laboratório de Jornalismo da Unicamp e da SBPC, n. 50, dez/2003 - jan/2004. [ Links ]

HILBORN, R. C. et al. What works for women in undergraduate physics? In: Physics Today. v. 56, n. 9, p. 46, 2003. [ Links ]

IUPAP - INTERNACIONAL UNION OF PURE AND APPLIED PHYSICS. Women in Physics: The IUPAP International Conference on Women in Physics. Paris: AIP Conference Proceedings 628, 2002. [ Links ]

JUNG, C. G. Os arquétipos e o inconsciente coletivo. Petrópolis: Vozes, 1976. [ Links ]

KAKU, Michio. Visões do futuro. Rio de Janeiro: Rocco, 2001. [ Links ]

LE BON, G. Recherches anatomiques et mathématiques sur les lois des variations du volume du cerveau et sur leurs relations avec l'intelligence. In: Revue d'Anthropologie: 2a série, v. 2, 1879. [ Links ]

LEVY, P. Cibercultura. Rio de Janeiro: Editora 34, 2000. [ Links ]

LEWONTIN, R. C., ROSE, S. e KAMIN, L. J. Not in our genes. New York: Pantheon Books, 1984. [ Links ]

MORIN, E. Ciência com consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996. [ Links ]

MORO, C. C. A questão de gênero no ensino de ciências. Chapecó: Argos, 2001. [ Links ]

ROSEMBERG, F. Educação formal, mulher e gênero no Brasil contemporâneo. In: Revista de Estudos Feministas. Florianópolis: v. 9, no 2, 2001. [ Links ]

SANTOS, A. N. M., BENTO, M. A. e AURETTA, C. Mulheres na ciência. Lisboa: Gradiva, 1991. [ Links ]

SANTOS, B. S. A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. São Paulo: Cortez, 2000. [ Links ]

SANTOS, B. S. A globalização e as ciências sociais. São Paulo: Cortez, 2002. [ Links ]

SANTOS, L. W., ICHIKAWA, E. Y. e CARGANO, D. F. Ciência, tecnologia e gênero. Londrina: IAPAR, 2006. [ Links ]

SAYERS, J. Feminismo e ciência. In: ROSE, E. e APPIGNANESI, L. Para uma nova ciência. Lisboa: Gradiva, 1989. [ Links ]

SCHIENBINGER, L. O feminismo mudou a ciência? Bauru: EDUSC, 2001. [ Links ]

SPELKE, E. The science of gender and science - Pinker vs. Spelker - A debate - 16/5/2005. Disponível em: http://www.edge.org. Acessado em 03/04/2008. [ Links ]

TRECKER, J. L. Sex, science and education. In:. Woman, science and technology Org:. WYER, Mary New York: Routledge, 2001. [ Links ]

WHITTEN, B. L. et al. What works for women in undergraduate physics and what we can learn from women's colleges. In: Journal of women and minorities in science and engineering. v. 13, n. 1, p. 37, 2007. [ Links ]

Publicado

2008-12-22

Número

Sección

REPORTES DE INVESTIGACIÓN