CONTEXTUALIZANDO A ABORDAGEM DE RADIAÇÕES NO ENSINO DE QUÍMICA
CONTEXTUALIZING THE APPROACH OF RADIATION IN THE TEACHING OF CHEMISTRY
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-21172010120306Palabras clave:
Radiação; Ensino e Aprendizagem; Contextualização; Material Didático.Resumen
Este trabalho consiste em: (i) análise do conteúdo radiação em livros didáticos de Química e Física; (ii) análise das concepções prévias dos alunos sobre radiação; (iii) desenvolvimento e aplicação de um mate rial didático para suporte ao ensino e aprendizagem de radiação e (iv) aná lise do conhecimento adquirido pelos estudantes após o estudo do con teúdo. A análise dos livros didáticos de Química mostrou que radiação nuclear é o conteúdo principalmente abordado, enquanto que nos livros de Física são apresentadas principalmente ondas eletromagnéticas. Esse resultado demonstra que o conteúdo não foi ensinado de maneira eficien te. O conhecimento prévio, observado através de questionário, identificou as principais dificuldades dos alunos. Neste contexto, um material didáti co foi desenvolvido para o ensino e aprendizagem de radiação para mini mizar a ideia errada de que a radiação é prejudicial (como foi identificado em 82% das respostas dos estudantes). Através do ensino de radiações, usando esse material, e analisando os resultados deste trabalho, foi possí vel verificar que os alunos se interessam pelo assunto, reconhecendo e diferenciando vários tipos de radiação presentes no cotidiano.
This work is consisted of: (i) analysis of the content of radia tion in chemistry and physics textbooks; (ii) analysis of the students' pre vious knowledge of radiation; (iii) development and implementation of a didactic material to support the teaching and the learning of radiation; and (iv) analysis of the knowledge acquired by the students after the study of the contents. The analysis of chemistry textbooks showed that the only content is nuclear radiation, while physics textbooks presented only electromagnetic waves contents. It demonstrates that the contents are not efficiently taught. The previous knowledge was observed through ques tionnaires that identified main difficulties of the students. In this context, a didactic material was developed for teaching and learning radiation to minimize the wrong idea that radiation is harmful (as identified in the 82% of students answers). By teaching radiation, using this material, and analyzing the results of this work, it was possible to check that the stu dents are interested in the subject and recognize and differentiate several types and sources of radiation present in everyday life.
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