COMPUTADORES E LINGUAGENS NAS AULAS DE CIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-21172010120311Resumen
GIORDAN. Marcelo. . Computadores e Linguagens nas aulas de Ciências: uma perspectiva sociocultural para compreender a construção de significados. Ijuí: Ed. Unijuí, 2008. 308 p.
Esta resenha apresenta a obra Computadores e linguagens nas aulas de ciências: uma perspectiva sociocultural para compreender a construção de significados de Marcelo Giordan, um relevante trabalho que ainda hoje foi pouco divulgado pelos pesquisadores do ensino de ciências. Neste trabalho o autor busca indícios sobre questões mediadas a partir de uma construção teórico-metodológica desenvolvida por autores como Wertsch, Vigotski, Bakhtin e entre outros. Giordan utiliza a perspectiva sociocultural com intuito de analisar as elaborações de significados na sala de aula tradicional e também suas possíveis interações discursivas com o uso de ferramentas computacionais em um ambiente virtual de aprendizagem. O livro é dividido em oito capítulos em que o autor buscar apresentar projetos de extensão, desenvolvidos ao longo dos últimos dez anos junto com o seu grupo de pesquisa Educação em Ciências e Tecnologias Educativas.