ALGUMAS TENDÊNCIAS DAS PUBLICAÇÕES RELACIONADAS À ASTRONOMIA EM PERIÓDICOS BRASILEIROS DE ENSINO DE FÍSICA NAS ÚLTIMAS DÉCADAS

SOME TRENDS OF PUBLICATIONS RELATED TO ASTRONOMY IN PHYSICS EDUCATION JOURNALS IN THE LAST DECADES

Autores/as

  • Gustavo lachel Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Roberto Nardi Universidade Estadual Paulista (UNESP)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172010120214

Palabras clave:

Ensino de Astronomia; Ensino de Física; Análise de Conteúdo; Estado da Arte.

Resumen

Apresentamos neste artigo uma análise sobre as publicações relacionadas à Astronomia nas últimas décadas, presentes em dois perió dicos de ensino de Física no país: o Caderno Brasileiro de Ensino de Física e a Revista Brasileira de Ensino de Física. Pelos conteúdos dessas publicações foi possível inferir algumas tendências da área de ensino de Astronomia, tais como: a frequência de publicações de artigos dessa natureza nesses perió dicos no período analisado, a formação acadêmica dos autores que os publicaram, as temáticas relacionadas à Astronomia que aparecem nos artigos e as respectivas abordagens. Relacionamos alguns fatos ao cresci mento da pesquisa no ensino da Astronomia no país.

This paper was aimed at the analysis of the publications relat ed to Astronomy in the last decades, present in two Physics Education journals in Brazil: Caderno Brasileiro de Ensino de Física and Revista Brasileira de Ensino de Física. Through the analysis of their contents it was possible to realize some trends in the Astronomy Education, such as: the frequen cy of papers of this area in these journals; the academic background of their authors, the subjects related to Astronomy and the approaches which appear in the papers analyzed. We connected some of these facts to the growth of the Astronomy Education research in the country.

Referencias

ANDRÉ, M.; SIMÕES, R. H. S.; CARVALHO, J. M. e BRZEZINSKI, I., Estado da arte da for mação de professores no Brasil, Educação & Sociedade, ano XX, n. 68, Dez., 1999. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/es/v20n68/a15v2068.pdf>, acessado em Junho de 2009.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo, Portugal: Edições 70, 225p., 2000.

BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnologia. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quar to ciclos do ensino fundamental e Ciências Naturais. Brasília. MEC/SEMTEC. 1998.

BRETONES, P. S. e MEGID NETO, J., (2003) Tendências de teses e dissertações sobre ensino de Astronomia no Brasil, In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE ASTRONÔMICA BRASI LEIRA, XXIX, 2003, Aguas de São Pedro. Atas... Disponível em: <http://www.fae.unicamp.br/cedoc/Tendencias_teses_astronomia.doc>, Acessado em Junho de 2009.

LANGHI, R. Um estudo exploratório para a inserção da Astronomia na formação de professores dos anos ini ciais do ensino fundamental. 2004. 240 f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência). Faculdade de Ciências, UNESP, Bauru, 2004.

MARRONE JÚNIOR, J. Um perfil da pesquisa em ensino de Astronomia no Brasil a partir da análise de periódicos de ensino de Ciências. 2007. 253f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2007.

OSTERMANN, F. e MOREIRA, M. A., Uma revisão bibliográfica sobre a área de pesquisa "Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio", Investigações em Ensino de Ciênáas, v. 5, n. 1, p. 23-48, 2000. Disponível em <http://www.if.ufrgs.br/ienci>, acessado em Junho de 2009.

VASCONCELOS, C.; LOPES, B.; COSTA, N.; MARQUES, L. e CARRASQUINHO, S., Estado da arte na resolução de problemas em Educação em Ciência. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 6, n. 2, p. 235-245, 2007. Disponível em <http://www.saum.uvigo.es/reec>, acessado em Junho de 2009.

Publicado

2010-10-13 — Actualizado el 2010-10-13

Número

Sección

DOSSIÊ / FILE