Superando conflitos na construção de uma pesquisa colaborativa na escola

Autores/as

  • Patrícia de Oliveira Rosa-Silva
  • Alvaro Lorencini Júnior

Resumen

Este estudo enfoca a construção de uma parceria na formação continuada de uma professora de Ciências durante o desenvolvimento de uma pesquisa colaborativa. Analisa episódios de resistências e tensões, assim como ações e reações tanto da pesquisadora como da professora que foram capazes de ajustar e superar tais conflitos para consolidar a pesquisa. O processo de formação continuada envolveu uma
estratégia de intervenção reflexiva, denominada autoscopia, simulando uma “sala de espelhos” (SCHÖN, 2000), que levou a professora a refletir sobre a sua prática educativa. Os resultados demonstram que a pesquisa colaborativa, centrada no diálogo e no companheirismo, foi mediadora na solução dos conflitos vivenciados no processo e favoreceu a tomada de decisões na consolidação de estratégias de formação
continuada voltadas à professora.

Publicado

2009-01-26

Número

Sección

REPORTES DE INVESTIGACIÓN