O ensino da física do som baseado em investigações

Autores/as

  • Antonio Tarciso Borges
  • Bruno Augusto Rodrigues UFMG

Resumen

Neste trabalho, examinamos as experiências de aprendizagem de um grupo de 9 alunos do 1º e do 2º ano do ensino médio em um curso curto sobre a Física do Som em um ambiente de aprendizagem rico em representações e centrado em omputador. Os estudantes, divididos em três grupos, estudaram o texto do curso em seu próprio ritmo. Ao
longo do estudo os grupos resolviam exercícios de fixação e respondiam a questões abertas. Algumas questões desafiavam os grupos a planejarem atividades de investigação para
resolver problemas conceituais. Os dados analisados foram construídos a partir das gravações em vídeo das sessões dos grupos no ambiente de aprendizagem e de testes de
conhecimento específico aplicados antes e depois do curso. Os resultados indicam melhoria no desempenho no pós-teste comparado com o pré-teste e na compreensão dos tópicos
abordados no curso.

Biografía del autor/a

  • Antonio Tarciso Borges
    possui Bacharelado e Licentiatura em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1977, 1978), Mestrado em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1982) e Doutorado em Educação em Ciências - University of Reading (1996). Atualmente é professor de I e II Graus S1 da Universidade Federal de Minas Gerais e Professor do Programa de Pós-graduação em Educação da UFMG.

Publicado

2008-12-04

Número

Sección

REPORTES DE INVESTIGACIÓN