Instrumentos de avaliação do ambiente de aprendizagem da sala de aula: uma revisão da literatura

Autores

  • Daniel Abud Seabra Matos
  • Sergio Dias Cirino
  • Walter Lana Leite

Resumo

Nos últimos trinta anos, pesquisas internacionais têm se dirigido para o desenvolvimento e uso de instrumentos para avaliar o ambiente de aprendizagem da sala de aula a partir da perspectiva do aluno. Segundo Dorman (2002), a maioria das pesquisas tem sido conduzida nos Estados Unidos e na Austrália. Para Fraser (2002), as modalidades de pesquisa mais comuns são: associações entre os resultados dos alunos e o ambiente; avaliação de inovações educacionais; diferenças entre as percepções dos alunos e do professor de uma mesma sala de aula; determinantes do ambiente da sala de aula; uso de métodos de pesquisa qualitativos; e estudos transculturais. Essa revisão da literatura demonstra a riqueza de um campo de pesquisa que continua em evolução.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-01-27

Edição

Seção

ARTIGOS DE PESQUISA EMPÍRICA