EXCELÊNCIA, EVASÃO E EXPERIÊNCIAS DE INTEGRAÇÃO DOS ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM FÍSICA

EXCELLENCE, DROPOUT AND PHYSICS’ UNDERGRADUATE STUDENTS’ INTEGRATION EXPERIENCES

Autores/as

  • Paulo Lima Junior Universidade de Brasília (UNB) https://orcid.org/0000-0002-3382-8387
  • Vanessa Carvalho de Andrade Universidade de Brasília (UNB)
  • Jailton Correia Fraga Junior Universidade de Brasília (UNB) https://orcid.org/0000-0003-2439-7949
  • Júlia Amaral Silva Universidade de Brasília (UNB)
  • Felipe Martins Goulart Universidade de Brasília (UNB)
  • Israel Marinho Araújo Universidade de Brasília (UNB)

DOI:

https://doi.org/10.1590/21172020210140

Palabras clave:

Evasão; Excelência; Ensino Superior; Graduação em Física.

Resumen

No es raro vincular la evasión al fracaso. Para investigar este punto de vista, construimos un referencial teórico que, basado en lecturas de sociología de la educación, nos permite comprender la búsqueda por excelencia en los cursos de graduación. Realizamos un análisis estadístico de datos recolectados del curso de Física de la UniversidadX y la complementamos con testimonios de los estudiantes. El análisis mostró que los estudiantes socialmente vulnerables son generalmente menos acertados en el curso; sin embargo, entre los que pretenden evadir, encontramos alumnos con diversos grados de éxito. Al ser entrevistados, los estudiantes apuntan que las reprobaciones contribuyen a la falta de integración social de los colegas y que la necesidad de anticipar contenidos futuros perjudica su formación básica. En fin, aunque la evasión no guarde relación estadísticamente significativa con el éxito en el curso, la búsqueda por excelencia estructura las experiencias de los estudiantes de diversas maneras que necesitan ser comprendidas con una mirada crítica y atenta.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ARCHER, L. et al. “Science capital”: A conceptual, methodological, and empirical argument for extending bourdieusian notions of capital beyond the arts. Journal of Research in Science Teaching, v. 52, n. 7, p. 922-948, 2015. [Links]

AUSTIN, J. L. Quando dizer é fazer: palavras e ação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1990. [ Links ]

BARDIN, L. Análise do Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011. [ Links ]

BOURDIEU, P. A distinção: critica social do julgamento. Porto Alegre: ZOUK, 2007a. [ Links ]

BOURDIEU, P.. Escritos de Educação. Petrópolis: Vozes, 2007b. [ Links ]

BOURDIEU, P.. Homo academicus. Paris: Les Éditions de Minuit, 1984. [ Links ]

BOURDIEU, P. Os usos socias da ciência: Por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: UNESP, 2004. [ Links ]

BOURDIEU, P.. The logic of practice. Stanford: Stanford University Press, 1990. [ Links ]

BOURDIEU, P.; PASSERON, J.-C. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. 2ª ed. Petrópolis: Vozes, 2009. [ Links ]

COSTA, A. F. DA; LOPES, J. T. Os estudantes e os seus trajectos no ensino superior: sucesso e insucesso, factores e processos, promoção de boas práticas. Porto: CIPES, 2008. [ Links ]

CRAWLEY, M. J. Statistics: an introduction using R. Hoboken: John Wiley & Sons, 2005. [ Links ]

DARDOT, P.; LAVAL, C. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016. [ Links ]

EVANS, R. Self-Efficacy in Learning Science. In: GUNSTONE, R. (Org.). . Encyclopedia of Science Education. Dordrecht: Springer, 2015. . [ Links ]

GREENACRE, M. Correspondence analysis in practice. New York: Chapman & Hall, 2007. [ Links ]

KUSSUDA, S. R. Um estudo sobre evasão em um curso de graduação em Física: Discursos de ex-alunos e professores. 2017. 318 f. Universidade Estadual Paulista. [ Links ]

LAMARRA, N. R. Universidad y calidad en América Latina en perspectiva comparada: interrogantes y desafíos. Avaliação (Campinas), v. 17, n. 3, p. 661-688, 2012. [ Links ]

LIMA JUNIOR, P. et al. A integração dos estudantes de periferia no curso de Física: razões institucionais da evasão segundo a origem social. Ciência & Educação, v. 26, 2020. [ Links ]

LIMA JUNIOR, P. et al. Taxas longitudinais de retenção e evasão: uma metodologia para estudo da trajetória dos estudantes na educação superior. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 27, n. 102, p. 157-178, 2019. [ Links ]

LIMA JUNIOR, P.; OSTERMANN, F.; REZENDE, F. Análise dos condicionantes sociais da evasão e retenção em cursos de graduação em física à luz da sociologia de Bourdieu. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 12, n. 1, p. 37-60, 2012. [ Links ]

LIMA JUNIOR, P.; OSTERMANN, F.; REZENDE, F. Análise dos condicionantes sociais do sucesso acadêmico em cursos de graduação em física à luz da sociologia de Bourdieu. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 15, n. 1, p. 113-129, 2013. [ Links ]

LIMA JUNIOR, P.; OSTERMANN, F.; REZENDE, F. Razões para desistir: análise sociológica da evasão no curso de Física. Curitiba: Appris, 2018. [ Links ]

MASSI, L.; VILLANI, A. Um caso de contratendência: baixa evasão na licenciatura em química explicada pelas disposições e integrações. Educação e Pesquisa, v. 41, n. 4, p. 975-992, 2015. [ Links ]

MELLO, B. A. Aumento na quantidade de alunos em disciplinas básicas: Como obter vantagens dessa realidade universitária. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 37, n. 3, p. 3503-1-3503-9, 2015. [ Links ]

NUSSENZVEIG, H. M. Curso de Física Básica (vol. 1-4). São Paulo: Blucher, 2013. [ Links ]

PERRENOUD, P. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens: entre duas lógicas. Porto Alegre: Artmed, 1999. [ Links ]

ROCHA, M. L.; ROCHA, D. Produção de conhecimento, práticas mercantilistas e novos modos de subjetivação. Psicologia e Sociedade, v. 16, n. 1, p. 13-36, 2004. [ Links ]

SILVA JUNIOR, R. L. L. E et al. A evasão no ensino superior brasileiro. Cadernos de Pesquisa, v. 37, n. 132, p. 641-659, 2007. [ Links ]

STREINER, D. L. Starting at the Beginning: An Introduction to Coefficient Alpha and Internal Consistency. Journal of Personality Assessment, v. 80, n. 1, p. 99-103, 2003. [ Links ]

TABER, K. S. The Use of Cronbach’s Alpha When Developing and Reporting Research Instruments in Science Education. Research in Science Education, v. 48, n. 6, p. 1273-1296, 2018. [ Links ]

TEIXEIRA JUNIOR, P. R.; RIOS, M. P. G. Dez anos de SINAES: um mapeamento de teses e dissertações defendidas no período 2004 - 2014. Avaliação (Campinas), v. 22, n. 3, p. 793-816, 2017. [ Links ]

TINTO, V. Completing college: Rethinking institucional action. Chicago: Chicago University Press, 2012. [ Links ]

TINTO, V. Leaving college: rethinking the causes and cures of student attrition. 2. ed. Chicago: Chicago University Press , 1987. [ Links ]

WAINER, J.; MELGUIZO, T. Políticas de inclusão no ensino superior: avaliação do desempenho dos alunos baseado no Enade de 2012 a 2014. Educação e Pesquisa, n. ahead of print, p. 1-15, 2017. [ Links ]

XAVIER, A. M.; STEIL, L. J. Formação superior rizomática: flexibilidade curricular proposta pela UFABC. Educação e Pesquisa, v. 44, p. e171355, 2018 [ Links ]

Publicado

2021-02-03 — Actualizado el 2021-04-30

Número

Sección

REPORTES DE INVESTIGACIÓN