A PREPARAÇÃO PARA A DOCÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL NA VISÃO DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS NATURAIS E CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

THE PREPARATION FOR TEACHING IN ELEMENTARY SCHOOL IN THE VIEW OF UNDERGRADUATE STUDENTS IN NATURAL SCIENCES AND BIOLOGICAL SCIENCES

Autores/as

  • Pedro Amarilho Almeida Macedo Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
  • Rita de Cássia Reis Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) https://orcid.org/0000-0003-4839-9826

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172020210136

Palabras clave:

Ensino Fundamental; Ciências da Natureza; Formação de Professores.

Resumen

Neste artigo discutimos sobre a formação docente para atuar no Ensino Fundamental a partir das percepções de estudantes de dois cursos de licenciatura: um em Ciências Biológicas e outro em Ciências Naturais. A metodologia utilizada envolveu a aplicação de um questionário com itens abertos e fechados que nos permitiu elencar pontos de convergência e divergência entre os dois percursos formativos investigados. Para os licenciandos, seus cursos desenvolvem os conhecimentos necessários para atuarem como docentes e reforçam sua escolha pela profissão. Por outro lado, eles sinalizam que os cursos deveriam rever suas matrizes curriculares, no que diz respeito à abordagem dos conhecimentos disciplinares. Acreditamos que essa discussão seja válida para pensarmos em processos formativos que valorizem a docência nessa etapa da escolarização.

This article discusses teacher training to work in Elementary School based on the perceptions of students in two undergraduate courses: one in Biological Sciences and the other in Natural Sciences. The methodology used involves the application of dissertative and multiple-choices questionnaire that allows us to list points of convergence and divergence between the two training paths investigated. For undergraduates, their courses develop the basic knowledge to act as teachers and reinforce their profession choice. On the other hand, they believe that the courses should review their curriculum courses in regard to the approach to disciplinary knowledge. We believe that this discussion is valid to think about training processes that value teaching at this stage of schooling.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

AYRES, A.C.M.; SELLES, S.E. História da formação de professores: diálogos com a disciplina escolar de ciências no Ensino Fundamental. Ensaio, vol. 14, n. 02, p. 51-66, 2012. [ Links ]

BABBIE, E. Métodos de pesquisa de Survey. Belo Horizonte: ed. UFMG, 1999. [Links]

BERTI, V. P.; FERNANDEZ, C. O caráter dual do termo interdisciplinaridade na literatura, nos documentos oficiais educacionais e nos professores de química. Alexandria: Revista de educação em ciências e tecnologia, v. 8, n. 1, p. 153-180, 2015. [ Links ]

BIZZO, N. Ciências: fácil ou difícil?. São Paulo: Biruta, 2009. [ Links ]

BRASIL. Resolução CNE/CES nº 7, de 11 de março de 2002- Estabelece as Diretrizes Curriculares para os cursos de Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES07-2002.pdf. Acesso em: 25 ago. 2020. [ Links ]

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em:07 set. 2020. [ Links ]

BRASIL. Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/135951-rcp002-19/file. Acesso em 07 set. 2020. [ Links ]

CACHAPUZ, A. F. Do ensino das ciências: seis ideias que aprendi. In: CARVALHO, A. M. P.; CACHAPUZ, A. F.; GIL-PÉREZ, D. (org.) O ensino das ciências como compromisso científico e social: os caminhos percorridos. São Paulo: Cortez, p. 11-32, 2012. [ Links ]

CARVALHO, A. M. P; GIL-PEREZ, D. Formação de professores de ciências tendências e inovações. 10ª ed.São Paulo: Cortez, 2011. [ Links ]

CUNHA, A. M. O.; KRASILCHK, M. A formação continuada de professores de ciências: percepções a partir de uma experiência. 23ªReunião Anual da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação. Caxambu/MG, 24 a 28 de setembro, 2000. [ Links ]

DINIZ-PEREIRA, J. E. Formação Continuada de professores. In: OLIVEIRA, D. A.; DUARTE, A. M. C.; VIEIRA, L. M. F. Dicionário: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, CDROM, 2010. [ Links ]

DRIVER, R.; ASOKO, H.; LEACH, J.; MORITMER, E.; SCOTT, P. Construindo conhecimento científico na sala de aula. Química Nova na Escola, n. 9, p. 31-40, maio, 1999. [ Links ]

GATTI, B. A. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educação e Sociedade, vol. 31, n. 113, p. 1355-1379, out - dez, 2010. [ Links ]

GATTI, B. A.; NUNES, M.M.R, (org.). Formação de professores para o Ensino Fundamental: estudos de currículos das licenciaturas em pedagogia, língua portuguesa, matemática e ciências biológicas. São Paulo: FCC/DPE, n. 29, p. 123- 149, 2009. [ Links ]

GUNCKEL, K. L. Fulfilling Multiple Obligations: Preservice elementar teacher’s use of an instructional model while learning to plan and teach Science. Science Education, vol. 97, n. 1, pp. 139 -162, 2013. [ Links ]

FERNANDEZ, C. PCK - Conhecimento Pedagógico do Conteúdo: perspectivas e possibilidades para a formação de professores. In: VIIIEncontro Nacional de Pesquisa em Educação e Ciências. Campinas, 2011. Anais Eletrônicos. Disponível em: http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/viiienpec/resumos/R0370-1.pdf. Acesso em:08 ago. 2015. [ Links ]

LIMA, M. E. C. C.; AGUIAR JR. O. Ciências: Física e Química no Ensino Fundamental. Presença Pedagógica, v. 6, n. 31, jan./fev., p. 39-49, 2000. [Links]

LIMA, M. E. C. C.; AGUIAR JR. O. G.; BRAGA, S. A. M. Aprender Ciências: um mundo de materiais: livro do professor. Belo Horizonte: ed. UFMG , 1999. [Links]

LIMA, M. E. C.C.; BARBOZA, L. C. Ideias estruturadoras do pensamento químico: uma contribuição ao debate. Química Nova na Escola, n. 21, p. 39-43, maio, 2005. [ Links ]

LIMA, M. E. C. C.; LOUREIRO, M. B. Trilhas para ensinar ciências para crianças. 1ª edição. Belo Horizonte: Fino Traço, 2013. [Links]

LIMA, M. E. C.C.; SILVA, N. S. A. A Química no Ensino Fundamental: uma proposta em ação. In: ZANON, L. B.; MALDANER, O. A. (org.) Fundamentos e propostas de ensino de Química para a Educação Básica no Brasil. Ijuí: ed. Unijuí, p. 89-107, 2012. [Links]

LOPES, A. C. Currículo e epistemologia. Ijuí: ed. Unijuí, p. 232, 2007. [ Links ]

MALDANER, O. A.; SCHNETZLER, R. P. A necessária conjugação da pesquisa e do ensino na formação de professores e professoras. In: CHASSOT, A.; OLIVEIRA, J. R. (org.) Ciência, Ética e Cultura na Educação. São Leopoldo: ed. Unisinos, p. 195- 214, 1998. [ Links ]

MARTINS, et al. Por um novo currículo de ciências para as necessidades de nosso tempo. Presença Pedagógica, vol. 9, n. 51, mai./jun., 2003. [ Links ]

PIMENTA, S. G. Formação de professores: saberes da docência e identidade do professor. In: FAZENDA, I. (org.) Didática e Interdisciplinaridade. Campinas, SP: Papirus, p. 161 - 178, 1998. [ Links ]

RAZUCK, R. C. de S. R.; ROTTA, J. C. G. O curso de licenciatura em Ciências Naturais e a organização de seus estágios supervisionados. Ciência e Educação, vol. 20, n. 3, p. 739-750, 2014. [ Links ]

REIS, R. C.; Cursos de licenciatura em Ciências da Natureza: o conhecimento químico na formação de professores de Ciências para o Ensino Fundamental. Tese de Doutorado. Programa de Pós-graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social em Educação. Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, p. 252, 2016. [ Links ]

REIS, R. C.; LOPES, J. G.S.; Transformação Química: Analisando o conteúdo abordado nos livros didáticos do Ensino Fundamental do 6.º ao 9 ano.º. In: XVEncontro Nacional de Ensino de Química. Brasília, 2011. Anais Eletrônicos. Disponível em: http://www.xveneq2010.unb.br/xveneq.htm. Acesso em: 04 jul. 2011. [ Links ]

SOMMERMAN, A. Inter ou Transdisciplinaridade?: da fragmentação disciplinar ao novo diálogo entre os saberes. São Paulo: Paulus, 2006. [ Links ]

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 14. ed., Petrópolis, RJ: Vozes, 2012. [ Links ]

TARDIF, M.; LESSARD, C. O ofício de professor: história, perspectivas e desafios internacionais. 3ª ed., Petrópolis, RJ: Vozes, 2009. [ Links ]

Publicado

2021-02-03 — Actualizado el 2021-04-30

Número

Sección

REPORTES DE INVESTIGACIÓN