TEACHER TRAINING IN ENVIRONMENTAL EDUCATION: REFLECTIONS FROM THE INTEGRATIVE ANALYSIS OF SCIENTIFIC PUBLICATIONS IN ENGLISH LANGUAGE

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: REFLEXÕES A PARTIR DA ANÁLISE INTEGRATIVA DE PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS EM LÍNGUA INGLESA

Autores

  • Rodrigo Marques Universidade do Vale do Taquari - Univates
  • Dra Jane Mazzarino Universidade do Vale do Taquari - Univates https://orcid.org/0000-0002-6051-5116

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172021230130

Palavras-chave:

Formação de Professores, Educação Ambiental, Portal de Periódicos da Capes, Produção Acadêmica, Análise Integrativa

Resumo

O artigo problematiza o panorama da formação de professores em educação ambiental, seus desafios e suas potências. Tem-se por objetivo mapear, analisar e discutir a produção acadêmica publicada entre 1992 e 2017, referente à formação de professores em educação ambiental em língua inglesa a partir da Análise Integrativa. A metodologia caracteriza-se como quanti-qualitativa, bibliográfica e documental. Analisaram-se publicações em língua inglesa no Portal de Periódicos da Capes. Os resultados da análise integrativa apontam dificuldades e potências. Como dificuldades identificaram-se abordagens superficiais, visão disciplinar, falta de diálogo e de motivação, rigidez de pensamento e falta de contato dos professores com a natureza. As potências encontradas foram exploração de novas metodologias, uso de tecnologias sociais e de mídia, ampliação de espaços de atividade, diversificação de abordagens, autoformação, cooperação, atividades que exploram a afetividade, a criatividade e a arte.

The article discusses the panorama of teacher training in environmental education, its challenges and potential. The aim is to map, analyze and discuss the academic production published between 1992 and 2017, regarding the training of teachers in environmental education in English from the Integrative Analysis. The methodology is characterized as quantitative-qualitative, bibliographical and documentary. Publications in English on the Capes Journal Portal were analyzed. The results showed difficulties and potencies. The difficulties were superficial approaches, disciplinary vision, lack of dialogue and motivation, rigidity of thought and teachers’ lack of contact with nature. The potencies found were exploration of new methodologies, use of social and media Technologies, expansion of activity spaces, diversification of approaches, self-training, cooperation, activities that explore affection, creativity and art.

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Publicado

2021-12-30

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS