MODELIZAÇÃO: UMA POSSIBILIDADE DIDÁTICA NO ENSINO DE BIOLOGIA

MODELIZATION: A DIDACTIC POSSIBILITY OF BIOLOGY TEACHING

Autores/as

  • Leandro Duso Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Luiz Clement Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
  • Patricia Barbosa Pereira Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • José de Pinho Alves Filho Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172013150203

Palabras clave:

Modelização; Ensino de Biologia; Ensino Médio.

Resumen

A modelização possui um papel significativo para o ensino de ciências em geral. Porém, na Biologia, ainda é um tema pouco estudado. Neste artigo, identificamos o papel atribuído à modelização no ensino de ciências, particularmente no ensino de Biologia. Para tal, apresentamos a análise de uma atividade, desenvolvida em uma turma de segunda série do Ensino Médio, com o propósito de trabalhar a temática corpo humano, mediante a construção de modelos representacionais. Com essa atividade, superamos a forma tradicional de apresentação do corpo humano nos livros didáticos, proporcionando aos estudantes uma compreensão abrangente sobre o que é e como ele está estruturado. Por fim, julgamos que a modelização é uma possibilidade efetiva para o processo de ensino- apredizagem na disciplina de Biologia.

Modelization has a significant role in the teaching of science in general. However, there are few studies related to this topic. In this paper we will identify the role given to modelization in science teaching, particularly in biology teaching. To that end, we present an analysis of one activity, developed in a second grade class of high school, with the purpose to work the human body theme through the construction of representational models. With such activity we wish to overcome the traditional presentation of the human body in textbooks, providing students with a comprehensive understanding about what it is and how it is structured. Finally, we believe that modelization is an effective possibility for the teaching-learning process in biology.

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Publicado

2012-11-24 — Actualizado el 2021-07-06

Número

Sección

REPORTES DE INVESTIGACIÓN